Por que uma empresa pode ser multada pelo PPP?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Agir com dolo, fraude ou má-fé; Desacatar, no ato da ação fiscal, o agente da fiscalização; Obstar a ação da fiscalização; ou. Incorrer em reincidência.

EXPOSIÇÃO A FATORES DE RISCOS Informações sobre a exposição do trabalhador a fatores de riscos ambientais, por período, ainda que estejam neutralizados, atenuados ou exista proteção eficaz. Facultativamente, também poderão ser indicados os fatores de riscos ergonômicos e mecânicos.

Ambos contém as mesmas informações básicas, a diferença é que o LTCAT é divulgado no eSocial, por ser propriedade da empresa. O PPP, por sua vez, é entregue para o trabalhador.

Os motivos mais comuns que o INSS alega são: Ausência ou informações insuficientes acerca dos documentos.

Desse modo, caso ela ultrapasse o prazo legal de 30 dias para responder o pedido, estará configurado que cometeu infração.

O TRF-1ª Região autorizou a substituição do PPP por Declaração emitida por SINDICATO DA CATEGORIA, para os casos em que já ocorreu a extinção do empregador sem que o ex-empregado tivesse recebido o PPP e/ou LTCAT. Vejamos: PREVIDENCIÁRIO. PEDIDO DE UNIFORMIZAÇÃO.

O prazo para a empresa fornecer o PPP é de 30 dias contados da data da rescisão do contrato de trabalho, nos termos do art. 68, § 8º, do Decreto 3.048/99.

Contudo, não há na Instrução Normativa, a definição de um prazo para a entrega do PPP ao empregado. O único prazo estabelecido encontra-se no Decreto 3.048/99, que define que a contar da rescisão do contrato de trabalho, o prazo é de 30 dias para o fornecimento do documento ao trabalhador.

A responsabilidade pela emissão do PPP é: Da empresa empregadora, no caso de empregado; Cooperativa de trabalho ou de produção, no caso de cooperados filiados; Órgão Gestor de Mão de Obra – OGMO, no caso dos Trabalhadores Portuários Avulsos – TPA; e.

O PPP é elaborado pela empresa, com base, principalmente, no Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), expedido pelo médico do trabalho ou pelo engenheiro de segurança do trabalho.

O que é o PPP na sua aposentadoria? Ele é o documento mais importante que você deverá apresentar ao INSS se já trabalhou com agentes que fazem mal a sua saúde, como pode exemplo: ruído, vírus, bactérias, frio, calor, substâncias cancerígenas, dentre outros.

O (PPP) perfil profissiográfico previdenciário deve ser fornecido ao trabalhador no momento da sua rescisão, assinado pelo representante legal da empresa, e contendo todas as informações sobre o trabalho executado por ele, sendo esse documento essencial na análise de funções trabalhistas e condições de trabalho.

Art. 146. O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador quereúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientaise resultados de monitoração biológica, durante todo o períodoem que este exerceu suas atividades.

Independente do tempo de contribuição (15, 20 ou 25 anos) o valor será: 60% do salário de benefício + 2% para cada ano que ultrapassar os 15 anos de contribuição.

As informações consolidadas no PPP passam a ser disponibilizadas como um documento eletrônico que contém o histórico laboral do trabalhador, conforme modelo instituído pelo INSS no Anexo XVII da Instrução Normativa Pres/INSS n / 128 de 28 de março de 2022.

De forma bem prática e resumida, o PPP serve para registrar o trabalho do segurado com detalhes sobre as atividades profissionais que ele exerce. Esse documento faz uma relação entre a atividade exercida e o ambiente de trabalho, verificando, assim, como a saúde do trabalhador pode ser afetada por todos esses fatores.

30 dias

Qual o prazo que o INSS tem para analisar os benefícios? Segundo a Lei dos Processos Administrativos (Lei 9.784/1999), o INSS tem 30 dias, após o protocolo do pedido de benefício, para conceder ou negar o seu requerimento. Esse prazo também é válido para os pedidos de revisão.

Você pode usar o AR para comprovar o não fornecimento dos documentos. Caso não consiga localizar o processo de falência, retire uma certidão na junta comercial para obter informações sobre os sócios e a situação cadastral da empresa. Então, entre em contato com os sócios e solicite os documentos.