Por que um paciente desidratado não deve ingerir somente água pura?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Esta diurese excessiva e reativa tende a causar mais sede e, se for combatida com a ingestão de mais água pura, levará a mais diurese. Assim, a pessoa, embora tenha tomado muita água, estará mais desidratada.

Em geral, o tempo máximo que você pode sobreviver sem comida, água ou sono é: Comida: De 1 a 2 meses. Água : De 3 a 7 dias. Sono: No Máximo 11 dias.

Confira cinco dicas que vão lhe ajudar a ficar com a hidratação em dia.

  1. Beba água. Não espere sentir sede para beber água. ...
  2. Consuma alimentos ricos em água. ...
  3. Diminua o consumo de sal. ...
  4. Evite bebidas alcóolicas. ...
  5. Aposte em bebidas não alcóolicas.

Consuma frutas, verduras e legumes ricos em água
Através da alimentação você pode contribuir também para a hidratação do seu organismo. Segundo nutricionistas, frutas e vegetais podem carregar 90% de água em sua composição, por exemplo, alguns alimentos como salada de alface, tomate e rabanete.

Uma forma de contribuir para que seu corpo permaneça hidratado é consumir frutas e legumes que contenham água na composição. “Nenhum alimento substituiu o benefício que a água pura traz para o corpo, mas esses alimentos complementam a hidratação, sendo fontes de água, vitaminas e minerais.

É importante, nesse período, aumentar o número de refeições e diminuir a quantidade, dando preferência aos alimentos in natura, legumes e frutas, sucos, água de coco, água potável, sorvete à base de frutas, evitando frituras e gorduras, além de observar a higiene.

(Enfermeiro/Médico/Técnico de Enfermagem)
Orientações gerais para paciente e acompanhante: • Reconhecer os sinais de desidratação; • Preparar e administrar a Solução de Reidratação Oral; • Praticar medidas de higiene pessoal e domiciliar (lavagem adequada das mãos, tratamento da água e higienização dos alimentos).

Deixar a pele do idoso sempre bem hidratada, usar creme hidratante após o banho, pois a pele muito fina e ressecada predispõe a lesões. Observar a presença de vermelhidões, tomando cuidado especial com estas regiões, protegendo-as com travesseiros/almofadas.

Para amenizar lesão por pressão, é indicado o Sumred Regenèr® Gel, um hidratante dermatologicamente testado e hipoalergênico. Multifuncional, melhora a microcirculação e a oxigenação e restabelece o pH ideal da pele.

Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.

O corpo começa a perder gordura e massa muscular. Depois de duas semanas, atitudes simples como ficar em pé se tornam difíceis. A pessoa começa a ter sintomas como tontura, fraqueza, perda de coordenação, diminuição de taxa de batimentos cardíacos e sensação de frio.

Por enquanto, não há um indicador exato de quão rápido a desidratação mataria uma pessoa, mas a estimativa é que um ser humano pode sobreviver de dois dias a uma semana sem líquidos.

Para se manter hidratado, limpar o organismo e evitar complicações de saúde, não basta beber água apenas quando temos sede e compensar tomando grandes quantidades, pois isso pode sobrecarregar o corpo. "A água deve ser ingerida, principalmente no verão, de 2 em 2 horas, no mínimo 2 litros por dia.

Por exemplo, o leite é mais hidratante do que a água pura pois contém açúcar, lactose, algumas proteínas e algumas gorduras, o que ajuda a retardar o esvaziamento do líquido no estômago e a manter a hidratação por um longo período de tempo.