Por que um lago pode ser considerado um ecossistema?

Perguntado por: lalegria . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Um pequeno jardim, um aquário e um lago, por exemplo, também formam ecossistemas, uma vez que, nesses locais, há organismos vivos interagindo com o ambiente em que vivem. Podemos dividir o ecossistema em dois componentes básicos: os bióticos e os abióticos.

Ecossistema é o nome dado a um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente.

Um ecossistema é um complexo dinâmico de plantas, animais e comunidades de microrganismos (componente biótico) e o ambiente não vivo ou abiótico (água, ar, solo) interagindo como uma unidade funcional. Os seres humanos são parte integrante dos ecossistemas. Ecossistemas variam enormemente de tamanho e são dinâmicos.

Em linhas gerais, os ecossistemas aquáticos são aqueles que contemplam os ambientes de água. Referem-se desde a pequenos corpos d'água até oceanos. Da mesma forma que acontece com os ecossistemas terrestres, também possuem variados tipos de relações ecológicas, além de interação entre os fatores bióticos e abióticos.

Portanto, independente do tamanho, é considerado ecossistema qualquer ambiente onde há a interação entre o meio físico e os seres vivos. Uma característica fundamental de um ecossistema é a relação estável entre o espaço físico, o fluxo de energia e os fatores bióticos e abióticos.

Refere-se à camada da Terra habitada pelos seres vivos e onde os mesmos interagem. Os ecossistemas também podem ser mais simples. Por exemplo, uma poça de água é um ecossistema, pois nela existem diversos microrganismos vivos que interagem entre si e com fatores do ambiente.

Um ecossistema caracteriza-se por vários níveis hierárquicos (comunidades, populações, indivíduos), diversidade, capacidade de auto-regulação, balanço energético e quase total independência (exceto pela necessidade de luz solar).

Existem dois tipos de ecossistemas: os aquáticos e os terrestres.

Para que se possa delimitar um “sistema ecológico” ou ecossistema é fundamental que levar em consideração quatro componentes principais: fatores abióticos, que são os componentes básicos do ecossistema; os seres autótrofos, geralmente as plantas verdes, capazes de produzir seu próprio alimento através da síntese de ...

Em um ecossistema, fatores bióticos e abióticos interagem perfeitamente, promovendo o mais perfeito equilíbrio. Se por algum motivo houver interferência em qualquer um dos componentes do ecossistema, todos os outros componentes serão afetados, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente naquele ambiente.

Ecossistema: refere-se ao conjunto formado pelos componentes abióticos (sem vida) e bióticos (seres vivos) de uma região. Esses dois componentes interagem entre si e garantem que ocorra o fluxo de energia e a reciclagem da matéria.

Todos os ecossistemas possuem componentes bióticos e componentes abióticos. Os componentes bióticos são todos os seres vivos que vivem em um determinado local, enquanto os componentes abióticos são todos os fatores físicos, químicos e geológicos do ambiente, como água, luz, solo, umidade, temperatura, nutrientes etc.

Exemplos. Os principais tipos de ecossistemas terrestres são as florestas, desertos, pradarias e savanas.

Classificação. Como dito, os mais importantes ecossistemas aquáticos são o marinho e o de água doce. Há também zonas costeiras, bentônicos e pelágicos.