Por que um clássico é um clássico?

Perguntado por: icavalcanti . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

Um livro clássico é um livro considerado exemplar, ou seja, uma obra a servir de inspiração para outras futuras obras literárias. Ao mesmo tempo em que ela reflete os valores de seu tempo, ultrapassa a época em que foi escrita; e por isso, é sempre atual em sua universalidade.

O termo clássico tem uma etimologia curiosa: provém do latim classicus, trombeta, usada “para convocar o povo para as assembléias”, na Grécia Clássica, a cultura helênica nos séculos V-IV a.C.

2 resposta(s)
A permanência de uma tradição que remete aos costumes. No caso do futebol, aos costumes populares, com as torcidas mais rivais e com jogos que são muito comuns desde o desenvolvimento do futebol no país. Nas artes, clássico submete ao período da Antiguidade Clássica, destacando valores greco-romanos.

Que é tradicional: 2 ancestrais, antigos, velhos, tradicionais. Que é simples: 3 austeros, despretensiosos, despojados, sóbrios, discretos.

Clássicos entre seleções nacionais

  • França vs. Inglaterra (França-Inglaterra)
  • Portugal vs. Espanha (Espanha-Portugal)
  • Brasil vs. Argentina (Argentina-Brasil)

Conhecendo as 7 artes clássicas
Pintura. Música. Literatura. Dança.

substantivo masculino [Esporte] Partida esportiva muito importante, especialmente falando de clássicos de futebol entre equipes arquirrivais: Flamengo e Fluminense se enfrentam no dérbi mais importante do campeonato.

Estilo Clássico
As peças clássicas incluem cortes retos, alfaiataria e tecidos como algodão, linho e cetim. A predominância de itens como camisas sociais, blusas minimalistas, calças e saias em alfaiataria, blazer e sobretudo tem lugar de destaque no guarda-roupa da mulher clássica.

O período Clássico corresponde aos séculos V e IV a.C., e foi marcado pelo apogeu da democracia em Atenas, o desenvolvimento da filosofia e das artes, mas também por diversas guerras que contribuíram para a decadência grega.

O Período Clássico foi uma das fases da história da Grécia Antiga. Caracterizou-se pela hegemonia grega sobre o mundo antigo e pelo embate de forças entre Atenas e Esparta. O Período Clássico foi o apogeu das cidades-estados gregas, como Atenas, onde eram construídos grandes teatros para as apresentações culturais.

Um autor clássico (universal ou particular) produziu obras que são uma fonte inspiradora inesgotada devido à sua profundidade e à originalidade, fundando uma nova forma de ver o mundo ou a sociedade, abrindo novas perspectivas e horizontes metodológicos e teóricos, como já dissemos.

Odisseia

1. Odisseia, século 8 a.C. – Homero. Odisseia talvez seja o maior clássico da literatura ocidental. Trata-se de um poema épico escrito na Grécia Antiga supostamente por Homero, que transcreveu os versos da tradição oral.

De maneira geral, as obras consideradas como clássicos da literatura brasileira apresentam aos leitores histórias inesquecíveis que, inclusive, parecem melhorar após cada nova leitura.

1º – Barcelona x Real Madrid – El Clásico.

Os jogos despertaram o interesse da comunidade da região, tanto que, em 1962, já existiam 15 clubes, entre eles o rival Hallam FC, com quem o Sheffield FC disputa o mais antigo clássico do futebol mundial. Hoje, a equipe é amadora e disputa uma das ligas equivalentes à oitava divisão no futebol inglês.