Por que tudo me abala?

Perguntado por: ezagalo . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Muitos fatores podem levar à perda do controle das emoções. O desequilíbrio emocional pode ter uma causa específica, como a sobrecarga no trabalho, o fim de um relacionamento ou algum desentendimento familiar. É frequentemente causado por diferentes fatores acumulados, que geram estresse e levam ao descontrole.

A crise emocional é caracterizada por um desgaste psicológico que pode ser decorrente de diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecida como surto emocional, ela se instala quando o sofrimento psíquico é muito grande, ultrapassando a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

O que fazer para não se afetar psicologicamente

  1. Seja positivo. Afaste-se de pessoas negativas que só reclamam e fazem intrigas. ...
  2. Reconheça os ganhos. ...
  3. Planeje sua carreira. ...
  4. Desligue-se. ...
  5. Dê feedbacks positivos. ...
  6. Desenvolva Inteligência Emocional.

O que te preocupa tem controle sobre você.”
Esta é uma das primeiras citações de John Locke que consideramos importantes. Isso não é apenas por causa do significado. Mas esta lição ainda é relevante hoje. O que não sabíamos até muito recentemente era que alguém tentara transmitir essa ideia muitos anos antes.

“Quando a base é Deus, nada pode abalar.” | Palavras que edificam, Frases cristãs, Frase do dia.

Os distúrbios da tireoide, assim como qualquer alteração hormonal, também costumam levar a esse desânimo ou falta de energia física. Se estivermos passando por aqueles dias em que temos dificuldade de fazer as coisas e temos a certeza de que não é devido a problemas de saúde, é hora de avaliar outros aspectos.

É importante notar que a maioria das pessoas se sente às vezes irritada. É normal, por exemplo, estar mais nervoso após uma noite de sono ruim. No entanto, a irritabilidade extrema ou prolongada pode indicar problemas físicos e psicológicos subjacentes, tais como infecções, diabetes, ansiedade ou depressão.

A depressão psicótica é mais um dos tipos de depressão. Ocorre quando somam-se aos sintomas da depressão maior alguma forma de psicose, como por exemplo alucinações e delírios, como ouvir vozes ou ter sentimentos intensos de inutilidade e fracasso.

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.

Os antidepressivos com foco em serotonina, tendem a agir de forma ativa no humor e na percepção do mundo; em dopamina, costumam ser melhores para concentração e prazer; em noradrenalina, promovem melhor sensação de energia e disposição.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

A dependência emocional não tem uma 'cura' concreta, mas existem alternativas muito eficazes que podem te ajudar a diminuir de forma considerável o problema. Durante o tratamento você verá que são tarefas simples, mas que podem não ser de fácil execução, pelo menos não no primeiro momento.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Desânimo é um estado de quem se mostra desestimulado e sem motivação. Tem como sinônimos o desalento e o esmorecimento. É isso que nos mostra o dicionário ao pesquisar essa palavrinha, tão carregada de motivos e sentimentos. Sabemos que é bastante comum, e até recorrente, nos sentirmos desanimados.

O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.

Um dos grandes problemas da ansiedade é que ela nunca vem sozinha. Essa sensação impacta o controle de diversas emoções, fazendo com que a pessoa se sinta frustrada, irritada e até impotente em alguns casos. Por isso, é necessário aprender a lidar com ela antes de entrar nesse grande círculo autodestrutivo.

Maneiras de edificar e fortalecer relacionamentos

  1. Conhecer as pessoas. O presidente Ezra Taft Benson (1899–1994) ensinou: “Não é possível servir bem as pessoas que não conhecemos”. ...
  2. Passem tempo juntos. ...
  3. Seja atencioso em sua comunicação. ...
  4. Aprecie as diferenças da mesma forma que as semelhanças. ...
  5. Sirva aos outros.