Por que tubarões não ficam doentes?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Os tubarões possuem um sistema imunológico semelhante ao humano, mas os seus anticorpos - moléculas que combatem doenças - são excepcionalmente resistentes.

Por um lado, eles têm uma camada atrás da retina que tem a capacidade de retrorrefletir a luz. É conhecido como o tapetum lucidum. A outra estrutura está presente em alguns tubarões e é chamada de membrana nictitante. Sua função é proteger o olho do animal durante a caça ou os ataques que possa vir a sofrer.

Para termos de comparação, o tubarão possui um detector de luzes, enquanto o ser humano tem três, o que faz com que este último possa distinguir mais tonalidades. "Se eles carecem de uma visão colorida, significa que o contraste de cores é mais importante na identificação de objetos", diz Hart.

A ciência já sabe que existem animais que, assim como as plantas, não sentem dor. Entre eles estão esponjas, estrelas-do-mar, ouriços do mar e bolacha-do-mar. Esses, que foram os primeiros animais a surgir na Terra, possuem organismos muito simples, sem qualquer sinal de sistema nervoso.

Qual é o animal mais perigoso do Brasil? No território nacional podemos citar não só um animal mais perigoso, mas uma lista deles, muitos encontrados em centros urbanos, como a aranha-armadeira, que causa 45% dos acidentes que envolvem aracnídeos no país.

Cientistas já sabiam que tubarões não dormem ou descansam da mesma maneira que mamíferos: por exemplo, alguns tubarões precisam nadar constantemente, inclusive durante o sono, para manter a água com oxigênio fluindo em suas brânquias. Isso apontaria não para um sono, mas um “descanso”.

Pug – eles tem a cabeça muito achatada e não conseguem nadar e manter a cabeça fora da água ao mesmo tempo. – Pequinês – também não conseguem manter a cabeça fora da água para poder nadar. Bull Terrier e Buldogue Americano – esses cães também não conseguem manter a cabeça pra fora da água e nadar ao mesmo tempo.

Assim, quando as mãos são colocadas levemente de ambos os lados do focinho, perto dos olhos de um tubarão, pensa-se que as Ampolas de Lorenzini ficam excessivamente estimuladas, e o tubarão fica paralisado.

O focinho, os olhos e as guelras são pontos fracos dos tubarões por serem bem sensíveis. Por isso, se precisar lutar por sua vida durante um ataque de tubarão, não exite, bata com toda a força que puder nessas áreas.

Os tubarões não temem, necessariamente, os golfinhos. Acontece é que, os golfinhos têm várias maneiras de se defender contra os tubarões. Incluindo um mecanismo para assustar tubarões e até machucá-los à distância, uma espécie de som em frequências específicas (pulsos sonoros)..

O tubarão branco é responsável pela maioria dos ataques, cerca de 42,6 %, enquanto o tubarão tigre por 10,3 %. Conforme a ISAF (2003), de 1820 a 2002, foram registrados 400 ataques de tubarão a mergulhadores em todo o mundo, sendo o maior número de ocorrências na América do Norte e Oceania (figura 3).

Tubarões brancos, tubarões-touro, e tubarões tigre são as espécies com mais ataques a seres humanos reportados.

Na cópula, os machos mordem e desgastam a fêmea na tentativa de introduzir o clásper (seu órgão genital). No caso dos tubarões, os machos têm dois órgãos sexuais. Segundo especialistas, esse tipo de comportamento (desgaste no sexo) é comum em tubarões.

As três espécies principais, em termos de ataques contra humanos, são os grandes tubarões-brancos, o tubarão-tigre e o tubarão-touro. Mas, apesar de sua presença comum em águas costeiras, o tubarão-martelo muito, muito raramente ataca humanos.

Não são apenas os mamíferos que conseguem dormir sem se deitar! Aves como patos, galinhas, flamingos, pombos, cegonhas, canários, gaivotas, pardais e andorinhões também se mantêm em alerta enquanto descansam.

Por mais surpreendente que possa parecer, não existem animais que não dormem, mas existe uma grande variabilidade no tempo de descanso das diferentes espécies. Enquanto há animais que podem dormir mais de 20 horas por dia – tais como os coalas – outros precisam de apenas alguns minutos de sono reparador.