Por que trick or treat?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

E a tradição de “trick-or-treat”? A brincadeira de “doces ou travessuras” vem de um costume europeu em que no dia de Finados , os cristãos saiam em busca de “soul cakes” (bolos de alma) para dedicar aos falecidos. A cada bolo ganhado, a pessoa fazia uma oração para parente finado do doador.

Com a Independência dos Estados Unidos, em 4 de julho de 1776, havia um desejo de romper laços, dando um caráter mais próprio ao já estabelecido Halloween. Foi assim que a comida e o dinheiro pedidos pelos pequenos virou “doces ou travessuras”.

Os “doces ou travessuras” espalharam-se pelos EUA após a Segunda Guerra Mundial, uma atividade impulsionada pela suburbanização do país que permitiu às crianças andarem em segurança de porta em porta a pedir doces aos seus vizinhos. Em 2020, esta tradição foi um pouco diferente devido à pandemia de coronavírus.

Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da estória de Jack, homem que gostava muito de beber e que se encontrou com o diabo no dia em que bebeu em demasia. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que, de tanto beber, morreu.

A mais tradicional expressão de todas, trick or treat faz referência a “doces ou travessuras”. Está geralmente ligada àquela pergunta que as crianças fazem quando batem à porta para pedir os famosos “jelly beans”, ou seja, as gominhas, doces variados e guloseimas.

tratar (algo/alguém) v.

O que é TRICK? TRICK nessa expressão refere-se ao ato de fazer uma brincadeira com alguém.

Fatos. A palavra Halloween é uma versão abreviada das frases All Hallows 'Eve ou All Hallows' Evening, que significa “Véspera de Todos os Santos”, ou “Noite de Todos os Santos”, na tradução para o português. O Halloween vem de um antigo festival pagão celebrado pelos celtas há mais de 2.000 anos, chamado Samhain.

Alguns veem os gatos pretos como representantes de má sorte e os consideram assustadores. Outros acreditam que os felinos dessa cor também são símbolos do Halloween. Lendas contam que, antigamente, as bruxas se passavam por gatos pretos para passear pelas ruas sem serem notadas.

A brincadeira de "doces ou travessuras" não teve início na Irlanda, mas num costume europeu do século 9, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todos os Santos, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que era feitos de pequenos quadrados de pão com groselhas.

Os historiadores apontam que a provável origem do Halloween tenha sido um festival praticado pelos celtas chamado Samhain. Esse festival era uma das comemorações mais importantes do calendário celta e era realizado como um marco do fim verão. Era também uma passagem de ano para esse povo.

Morcego: simbolizam a clarividência, pois conseguem enxergar além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Sapo: está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.

Eles não comem abóbora por gratidão, por acreditar na lenda que Iansã, ao ser perseguida, se salvou ao se esconder em uma plantação de abóbora.

Mas o famoso Halloween, que é uma data importante na maioria dos países anglófonos *, tem uma culinária bem específica de um legume que a gente ama: a abóbora. * que fala inglês como primeira língua.

Abóbora de caboclo é um nome da comida ritual votiva, pertinente a vários tipos de caboclos, sempre vista em suas festas e oferendas no candomblé de caboclo.

Superstição e os gatos pretos
Os gatos pretos são considerados um símbolo do Halloween.

Entenda como ele surgiu no mundo celta, tomou forma no período medieval e virou um negócio multibilionário. Já explicamos aqui na SUPER que o Halloween moderno é uma mistureba das celebrações e costumes de diversas culturas. Só para resumir, ele teve origem em um antigo festival celta chamado Samhain.

O Halloween no Brasil foi introduzido em meados do século XX e popularizou-se nas últimas décadas, principalmente por conta da internet. Aqui são realizadas, principalmente, festas para adultos fantasiarem-se, embora em algumas escolas sejam realizadas festividades do tipo para crianças.

nome massacre; slaughter.

Desaparecida é o feminino de desaparecido. O mesmo que: perdida, sumida.