Por que treinar boxe?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Alexandre elenca os principais ganhos garantidos pela prática do boxe:

  • Ativa diversos grupos musculares. ...
  • O boxe gera alto gasto calórico e auxilia na perda de peso. ...
  • Melhora o desempenho cardiorrespiratório e o condicionamento físico geral. ...
  • O boxe reduz o estresse. ...
  • Aumenta a autoestima. ...
  • O boxe aumenta a resistência e a força.

Auxilia no emagrecimento
"Por ser um esporte completo e trabalhar aptidões físicas, o boxe ainda contribui para um alto gasto calórico, ajudando na manutenção e perda do peso", explica Gustavo Barquilha, preparador físico. Em 40 minutos de aula, é possível perder de 400 a 800 calorias.

Boxe. Um dos preferidos nas academias, o boxe além de ser uma atividade destinada tanto para homens, está entre os que mais queima calorias durante sua prática.

O que vai diferenciar as duas atividades é a variedade de movimentos e liberdade muita estimuladas no boxe, o que não acontece na musculação, já que está é apenas a repetição dos mesmo exercícios em todos os treinos. Portanto, se você quer um treino mais dinâmico, você pode preferir o boxe.

Em geral, para aprender o básico do boxe (os golpes e sua coordenação em movimento com os passos planos) se demora entre 2 a 4 meses treinando 3 horas semanais.

O boxe é, na realidade, um esporte de combate e de contato, no qual os punhos são usados para a defesa e para o ataque. É daí que vem o nome pugilismo para o boxe, que significa “bater com os punhos”. Essa expressão deriva do inglês, e o termo pugilismo foi muito utilizado na Inglaterra até os anos 1850.

Considerando que o Boxe utiliza só as mãos, existem apenas cinco golpes possíveis: jab, direto, cruzado, gancho e uppercut.

Quem busca resultados rápidos deve treinar boxe pelo menos 2 vezes por semana. Para obter bons resultados no boxe, seja do ponto de vista da técnica ou do condicionamento, é preciso praticar o esporte pelo menos 2 vezes por semana.

É importante saber que o boxe trabalha o corpo da cabeça aos pés. Ao bater, trabalha-se o peitoral e o tríceps e protegendo o rosto com os punhos, você exercita o músculo deltóide , que fica acima do ombro, cobrindo o resto da estrutura e mantendo a funcionalidade do ombro.

R$ 83

O preço em média de um aula de boxe é de R$ 83. Ele pode variar de acordo com alguns fatores, são eles : as competências adquiridas pelo professor de boxe.

Muay Thai, Krav Maga e Kickboxing são algumas lutas que podem ser praticadas, que definem os músculos e que melhoram a resistência e a força física. Todas estas artes marciais trabalham muito as pernas, glúteos e abdômen, sendo por isso ideais para tonificar o corpo e eliminar gordura.

“No entanto, o muay thai garante mais definição muscular por todo o corpo, do que o boxe, que trabalha mais os movimentos dos braços”, conta. Brunno ainda esclarece que a perda de calorias por treino é bem menor do que diz a maiorias dos treinadores.

A resposta se resume às diferenças técnicas e ao tipo de habilidades que você deseja desenvolver. O Muay Thai é geralmente considerado melhor para autodefesa porque ensina como lutar usando as quatro membros. Ao contrário do boxe, o Muay Thai ensina como usar chutes para manter distância, com cotovelos e joelhadas.

As habilidades básicas de boxe

  • Boa postura de boxe.
  • As regras de ouro do jogo de pés no boxe.
  • Socos.
  • Conclusão das técnicas de boxe.

Qual o esporte que deixa o corpo feminino mais bonito? Alguns exemplos são: ginástica localizada, aulas para glúteos e pernas, aulas de abdominal etc. Aulas de Muay Thai, Boxe, Jiu Jitsu também têm feito sucesso entre muitas mulheres e, de acordo com Roberta, são uma boa indicação.

As lutas podem ser feitas por qualquer pessoa, independente da modalidade. As lutas são consideradas um esporte acessível e democrático. Por isso, a prática delas pode ser feita por qualquer pessoa que esteja apta após avaliação médica, independente da idade, gênero ou condicionamento físico.

Pode-se praticar boxe olímpico (amador) dos 13 aos 39 anos. No entanto, para continuar até os 39 anos, você deve ter obtido sua primeira licença antes dos 34 anos.

Posso praticar boxe todos os dias? Sim! Não é aconselhável treinar sparring (simulação de combate) todos os dias, por exemplo. Os treinos devem ser alternados entre pesados e leves ao longo da semana e o limite de cada aluno deve ser respeitado para, assim, evitar lesões e garantir longevidade na prática.