Por que treinar bíceps?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O treino de bíceps é um dos principais músculos presentes nos membros superiores. Além de aumentar o volume muscular, deixando-o com a aparência de mais forte, ele contribui para a realização dos movimentos do dia a dia.

O exercício “rosca direta” é outra boa opção para os bíceps, pois trabalha força, resistência, além de estimular o aumento da massa e do volume muscular. Para alcançar esses objetivos, deve-se usar pesos como halteres, barra ou garrafa pet com areia dentro, por exemplo.

Diminui as gorduras localizadas, que incomodam algumas mulheres; Previne problemas futuros de mobilidade; Deixa os braços mais funcionais para tarefas do dia a dia; Aumenta a força e potencializa os exercícios de perna.

Para aumentar a força, recomenda-se 4 séries de 4 repetições. Já para o ganho de massa muscular, o mais comum são 4 séries de 10 repetições. Ou seja, os números pares até 12 são, sim, os mais recomendados para ganho de força e hipertrofia.

O tríceps fica na parte de trás do braço e tem o dobro do tamanho do bíceps, com mais fibras musculares por cm².

Treinar bíceps todos os dias ou quase isso pode reduzir seus ganhos musculares. O ideal é que você faça dois ou, no máximo, três treinos desse grupo na semana. Mas vale ressaltar que a recuperação varia de acordo com sua dieta e fatores individuais, e são esses fatores que devem pautar a frequência do seu treino.

Sendo assim, em um mesmo dia, o atleta deve treinar os bíceps, ombros e costas. Em um segundo dia, o abdômen, tríceps e lombar e, no terceiro dia, a parte inferior - realizada sempre no mesmo dia, treinando todos os músculos da perna.

Como você viu até aqui, treinar até a falha pode acabar comprometendo a qualidade dos movimentos, aumentando as chances de ocorrerem lesões graves.

O bíceps é o musculo que fica na parte frontal dos braços. Aquela "bolinha" que aparece quando fazemos a famosa pose do "muque". No entanto, ele não é nem de perto a maior musculatura dos braços. Esse papel é ocupado pelo tríceps, que fica na região posterior do corpo e é responsável por dar mais volume aos braços.

Essas pesquisas concluíram que 6 a 10 semanas é um período muito bom para já garantir a hipertrofia.

Faça exame de bioimpedância
A técnica mede a massa magra, a gordura total, a água corporal e outras informações referentes ao estado nutricional do atleta, sendo um importante fator para acompanhar o crescimento muscular. Ou seja, fornece dados para ajustar o treinamento em casa ou na academia.

Equilíbrio muscular
Portanto, incluir treinos de tríceps em sua rotina pode ajudar a melhorar a força, o tamanho e a aparência dos braços, além de proporcionar benefícios funcionais para o corpo como um todo.

Treinar os braços evita problemas futuros de mobilidade. 4 - Braços mais fortes trazem benefícios não só estéticos, mas também funcionais em relação às tarefas do dia a dia. Sem força, fica difícil levantar uma caixa, pegar objetos pesados e até segurar os filhos pequenos.

Benefícios de treino de ombro completo
Melhora a amplitude do movimento muscular; Auxilia no ganho de massa magra de outras regiões do corpo; Desenvolve resistência para a execução de exercícios mais complexos; Evita o aparecimento de lesões e dores na região.

É o que revelam cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), após acompanharem homens saudáveis e jovens na academia. Na prática e no seu organismo, não faz diferença apostar em mais peso ou em um número maior de repetições nas séries.

Para quem quer criar resistência física, o ideal seria menos carga e mais repetições. Nesse caso, é necessário realizar modificações na carga e nas repetições com o tempo para aumentar o fôlego e os batimentos cardíacos.

Séries de alta repetição geram mais fadiga e atrasam a recuperação. Para quem deseja ganhar massa muscular, a principal razão pela qual não devemos treinar com séries de mais de 20 repetições é que elas produzem mais fadiga e, portanto, prolongam o tempo de recuperação — tanto entre as séries quanto entre as sessões.

Diz a lenda que quando o perímetro do braço contraído é igual ou maior que 34cm o braço está forte. Na verdade, depende. A medida de perímetro não tem em conta a gordura, ela é uma medida que junta todos os tecidos (músculos, ossos, gordura, etc). Sendo assim, um bíceps de 34cm pode ser um braço musculoso ou “gordo”.

Assim, se você estiver procurando selecionar um exercício ao qual se busque uma alta ativação muscular do bíceps braquial, a rosca direta na remada baixa pode ser uma opção interessante.

Todos os treinos começam com bíceps, mas se você precisa dar foco em triceps, apenas inverta essa ordem e comece com os tríceps.