Por que trabalhar sentimentos e emoções na Educação Infantil?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 13 votos

Trabalhar sentimentos na Educação Infantil significa levar as crianças por um caminho de autoconhecimento, para que possam perceber e verbalizar a maneira como se sentem. “O autoconhecimento promove o autodomínio, que promove o auto respeito, sendo este a condição para o sujeito respeitar o outro também.

As crianças nem sempre têm o vocabulário das emoções. Ninguém ensina isso para elas. A ciência já explica que, simplesmente, nomear as emoções inicia um processo de autoconhecimento e entendimento sobre o que a pessoa está sentindo.

Respeitar e expressar sentimentos e emoções, atuando com progressiva autonomia emocional; – Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros; – Conhecer e respeitar regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro.

Qual é a importância de reconhecer as emoções? O reconhecimento das emoções nos ajuda a desenvolver uma competência socioemocional fundamental para o convívio em sociedade: a inteligência emocional. Com ela, nos tornamos mais equilibrados e aptos a superar os obstáculos que aparecem em nosso caminho.

Os sentimentos não desaparecem quando você os ignora
Você já tem os sentimentos negativos e ainda trabalha para reprimi-los: isso pode sobrecarregar o cérebro e o corpo, tornando-o mais suscetível a adoecer. Enfrentar, nem que seja escrevendo sobre eles, tem um impacto positivo no sistema imunológico.

Tema: Sentimentos e Emoções Campo de experiências da BNCC: O eu, o outro e o nós Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos…

Brincadeiras para trabalhar as emoções

  1. Pote das emoções. Entre as brincadeiras que exploram habilidades socioemocionais, o pote das emoções faz muito sucesso! ...
  2. Termômetro das emoções. ...
  3. Mímica. ...
  4. Desenhos. ...
  5. Fantoches e bonecos. ...
  6. Espelho da emoção. ...
  7. Copo das emoções.

O desenvolvimento da educação socioemocional afeta todas as áreas da vida, inclusive o rendimento escolar. A partir do momento em que percebem melhor as suas emoções, os estudantes são mais seguros de si e desenvolvem as habilidades sociais de maneira geral.

As emoções têm um papel bastante relevante na tomada de decisão. São elas que permitem que os gestores se tornem mais abertos a diferentes interpretações dos dados coletados, por exemplo, ou depositem aspectos da sua experiência e feeling nas escolhas.

Como trabalhar as emoções na educação infantil?

  1. Conte histórias. Contar histórias para as crianças é a melhor forma de conversar sobre temas difíceis de modo lúdico e leve. ...
  2. Faça brincadeiras. ...
  3. Converse sobre as emoções. ...
  4. Estimule a empatia. ...
  5. Trabalhe as frustrações. ...
  6. Respeite as emoções.

Identificando e nomeando emoções

  1. Ofereça modelos através de ilustrações ou fotografias.
  2. Brinque de simular emoções. Utilize um espelho.
  3. Utilize livros ou vídeos para contar histórias.
  4. Articule as emoções com os combinados em sala de aula.
  5. Valide e encoraja a expressão de sentimentos.
  6. Aproveite situações do dia a dia.

As habilidades socioemocionais permitem que um profissional seja capaz de lidar com todos os tipos de situações que surgem na sua rotina de trabalho. Como exemplo, podemos citar os momentos de conflitos, a necessidade de atingir metas, superar desafios, entre outras.

A partir das competências socioemocionais, o indivíduo adquire atitudes e habilidades necessárias para respeitar diferenças e agir positivamente para o bem comum. Isso considera entender e gerenciar emoções, administrar as situações do cotidiano, estabelecer bons relacionamentos e tomar decisões de maneira responsável.

Com essas habilidades, os alunos terão melhores condições de se relacionar com seus colegas de forma inteligente e equilibrada, desenvolver projetos e iniciativas que contribuirão para o desenvolvimento da comunidade, ter maior consciência de si, além de firmar relações mais saudáveis com seus pares.

A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo. Emoção é reação enquanto que sentimento é construção.

Os estados emocionais negativos aumentam a produção de adrenalina, levando o organismo a agir de forma mais acelerada e defensiva. É possível, então, ter ações impulsivas e que provocam danos ao próprio indivíduo e em pessoas próximas. Agressividade, medo e tristeza se destacam.

Vale a pena conhecer as brincadeiras para trabalhar emoção e deixar esse momento do aprendizado mais tranquilo.

  1. 1 - Olhando para o espelho. A primeira atividade é bem simples e não exige grandes investimentos. ...
  2. 2 - Mímica. ...
  3. 3 - Pintura e música. ...
  4. 4 - Tirar selfies.

A educação de valores é parte essencial na formação de uma pessoa e tem impactos por toda a vida. Ao estimular nas crianças a valorização de boas atitudes, é possível ajudá-las a desenvolver valores éticos e morais desde cedo, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e saudável.

Esse brinquedo feito em casa tem como objetivo estimular a coordenação motora fina, ao mesmo tempo em que faz com que a criança experimente diferentes sons, texturas e novas formas de olhar.

Primeiramente, é preciso ensinar as crianças a reconhecer suas emoções. Inicialmente trabalhando as mais básicas, como a alegria, a curiosidade, a segurança, a admiração, a surpresa, o medo, a culpa, a raiva, a tristeza, o nojo.

A contação de histórias é um ótimo meio de estimular a afetividade na Educação Infantil. Desde os primeiros meses de vida, quando começam a frequentar a creche, as histórias podem ser uma atividade válida. Elas têm um papel incrível no desenvolvimento cognitivos e na construção de relação entre educadores e alunos.