Por que tomar vacina contra Covid-19 é tão importante?

Perguntado por: dcamacho2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

A vacinação é a forma mais eficaz de frear a contaminação e o surgimento de novas variantes do coronavírus. Apenas a imunização em massa protege todas as pessoas da comunidade e diminui o risco de contágio.

A vacina é um medicamento de prevenção às doenças. Ou seja, ela deve ser aplicada em pacientes saudáveis, para evitar contaminação de vírus e bactérias. Com isso, ter a vacinação em dia é uma forma de prevenir diversas doenças, garantindo mais qualidade de vida e saúde.

As vacinas são importantes para prevenir doenças e salvar vidas. Dessa forma, é necessário manter campanhas para que a sociedade tenha em mente sobre o quanto o cartão de vacinação atualizado é importante para prevenir o retorno de doenças erradicas.

As vacinas são umas das formas mais eficazes de prevenir doenças graves. Ao serem introduzidas no organismo em versões inativas ou enfraquecidas do vírus ou bactéria, estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos contra estes tipos de invasores, cria memória imunológica e mantém a pessoa protegida.

As vacinas funcionam estimulando uma resposta do sistema imunitário a um vírus ou bactéria. Isto cria uma «memória» no sistema imunitário. Esta memória imunitária permite ao corpo «lembrar-se» de um vírus ou bactéria específicos, para que possa proteger-se contra este vírus ou bactéria e prevenir a doença que provoca.

Neste momento, a OMS considerará vacinas que tenham uma taxa de eficácia de 70% ou mais na prevenção da doença sintomática COVID-19 - ou seja, entre todas as pessoas vacinadas, 70% ou mais não desenvolverão sintomas da doença COVID-19 se forem infectadas.

Estímulo do sistema imunológico
Uma vacina é capaz de simular uma invasão de um determinado vírus ou bactéria. Assim, ao receber o imunizante, o corpo do indivíduo reconhece o suposto invasor e produz anticorpos, que são proteínas produzidas naturalmente pelo sistema imunológico para combater doenças.

O Ministério da Saúde explica que, quando a população deixa de ser vacinada, possibilita a circulação de agentes infecciosos, favorecendo o aparecimento de doenças. Isso não compromete apenas quem deixou de tomar vacinas, mas também quem não pode ser imunizado. Ou seja: é algo que coloca a saúde de todo mundo em risco.

Para conscientizar sobre a importância da vacinação, algumas dicas podem ajudar:

  1. Esteja atualizado. Antes de tudo, é preciso sempre buscar informações sobre os imunizantes. ...
  2. Explique o que são as vacinas. ...
  3. Questione o paciente. ...
  4. Mostre fontes confiáveis de informação. ...
  5. Desmistifique burocracias. ...
  6. Engaje.

Esse foco na prevenção foi um dos principais motivos para a redução da mortalidade infantil no país. Em crianças menores de cinco anos, a vacinação foi responsável pela acentuada queda nos casos e incidências das doenças imunopreveníveis, como as meningites por meningococo, difteria, tétano neonatal, entre outras.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

A vacina é considerada uma forma de imunização ativa. Isso se dá pelo fato de ela estimular nosso organismo a produzir anticorpos.

A Pfizer divulgou um comunicado em que afirma, com base nos resultados dos estudos de fase três, que a eficácia de sua vacina é de pelo menos seis meses após a vacinação com a segunda dose.

Os adultos devem ficar atentos à atualização da caderneta em relação a quatro tipos diferentes de vacinas contra a hepatite B, febre amarela, difteria, tétano, sarampo, rubéola e caxumba.