Por que tiraram o amianto das telhas?

Perguntado por: aprates . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

A telha de amianto apresenta um grande risco para a saúde, com alto potencial cancerígeno. Exatamente por isso, o uso do material já foi proibido em mais de 50 países.

As fibras do amianto alojam-se nos alvéolos e comprometem a capacidade respiratória. É crônica, progressiva e para ela não existe tratamento. O doente sente falta de ar e cansaço excessivo. Câncer de Pulmão - a exposição ao amianto aumenta em até dez vezes o risco da doença.

29 de novembro de 2017

No dia 29 de novembro de 2017 o Supremo Tribunal Federal proibiu o comércio e uso de amianto no Brasil. O amianto tipo crisotila, também conhecido como asbesto, é usado principalmente na fabricação de telhas e caixas d'água.

Como o amianto causa câncer
O amianto pode ser fragmentado na forma de fibras microscópicas muito flexíveis que, quando inaladas ou engolidas, dificilmente são eliminadas ou desintegradas pelo corpo humano. Essas fibras ficam presas nas delicadas membranas que circundam os pulmões e o abdômen.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (29), por 7 votos a 2, proibir, em todo o país, a produção, a comercialização e o uso do amianto tipo crisotila, usado, principalmente, para fabricação de telhas e caixas d´água.

Fragilidade do material
A cobertura é uma das partes mais importantes do imóvel, não é mesmo? Ela precisa ser segura e bastante resistente, pois está sujeita à desgastes causados pela chuva, vento, etc. Sendo assim, a telha de fibrocimento não é vantajosa devido a fragilidade do material.

Embora uma telha de amianto tenha uma durabilidade de aproximadamente 70 anos, esse tempo é mínimo se pensarmos no longo prazo. O meio ambiente não deve sofrer as conseqüências de um uso irresponsável que ocorre por 70 anos e ainda causa riscos permanentes aos humanos e animais.

Por ter propriedades físico-químicas vantajosas, como grande resistência mecânica em altas temperaturas e boa resistência aos ataques de ácido, alcalino e bactérias, além de possuir baixo custo de exploração, tal material foi considerado essencial por muito tempo.

Entre os principais materiais encontrados em edificações mais antigas que são feitos de amianto, podemos citar:

  • fitas de isolamento térmico;
  • chapas de revestimento;
  • vedações hidráulicas;
  • tecidos isolantes;
  • caixas d'água;
  • telhas;
  • tubos.

O amianto está presente, principalmente, nas indústrias da construção civil, onde é utilizado na fabricação de telhas, caixas d'água, divisórias, tubulações, vasos decorativos e outros materiais à base de cimento-amianto. A maior parte do amianto extraído é usada em materiais com aplicações na área da construção civil.

As carnes processadas estão classificadas no GRUPO 1 de carcinogênicos. Significa que já há evidência suficiente de sua ligação com o aumento do risco de câncer, e as coloca no mesmo patamar de carcinógenos conhecidos, como tabaco, amianto e fumaça de óleo diesel.

Stephan Schmidheiny

TURIM e RIO – A Corte de Apelação de Turim, na Itália, condenou nesta segunda-feira o empresário suíço Stephan Schmidheiny, dono da empresa Eternit, a 18 anos de prisão por desastre doloso.

Portanto, beber água de uma caixa d'água de amianto não é perigoso.

Exposição a forno de micro-ondas pode provocar câncer.
O forno de micro-ondas emite uma forma de radiação não ionizante classificada como possivelmente cancerígena para seres humanos, mas a estrutura do forno está preparada para que a radiação não extravase para o ambiente externo.

Banido em mais de 60 países e proibido no Brasil pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por conta dos riscos à saúde humana, o amianto continua sendo explorado em Minaçu, no norte do estado de Goiás, onde há uma das maiores jazidas do minério no mundo.

A decisão da Corte destaca a natureza cancerígena do produto e a inviabilidade de seu uso de forma segura.

As telhas de fibrocimento, que vieram para substituir as de amianto, não apresentam risco algum e ainda possuem um desempenho maior. Uma das vantagens dessa nova composição é a leveza e o baixo custo, o que faz com que seja uma opção bastante utilizada em indústrias.

As telhas de PVC são uma ótima opção para cobertura nas casas. Além de serem 100% recicláveis as telhas feitas com esse material possuem outras inúmeras vantagens. Além disso, você pode escolher um dos diferentes tons disponíveis no mercado.

Resistência e durabilidade
Com isso, seu cliente terá uma grande durabilidade da cobertura, já que a garantia da telha é de 5 anos (podendo chegar a 10 anos se optar por utilizar também as peças complementares da linha).