Por que tirar a espuma do feijão?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Eles são irritativos para o nosso sistema digestivo, causando sintomas gastrointestinais ou dificultando a absorção do alimento. E eles são eliminados, em grande parte, no remolho”, ressalta.

Ao deixar o grão de molho, uma boa parte dos compostos que causam flatulência acabam ficando na água. Por isso, ao trocá-la você evita que isso aconteça. Lembre-se, no entanto, de que ao jogar a água fora, uma pequena parte de outros nutrientes do feijão, como algumas proteínas solúveis e minerais, podem ser perdidas.

De acordo com a nutricionista Carol Maretto: “O remolho é importante para eliminar os fatores antinutricionais. Ou seja, diminuir os gases, facilitar o cozimento e a digestão pelo organismo e aproveitar cada nutriente que será absorvido.” O ideal é deixar o feijão e as demais leguminosas pelo menos 12 horas na água.

O feijão, entre outros grãos e leguminosas, possui uma substância tóxica chamada lectina. Essa classe de proteínas se acumula principalmente na casca do grão e tem uma importante função evolutiva de proteção.

O feijão e outras leguminosas, como grão-de-bico, soja e lentinha, podem causar gases por conterem altas quantidade de rafinose, estaquiose e verbascose, oligossacarídeos que não são digeridos pelo organismo, podendo gerar também inchaço, desconforto abdominal, e cólicas.

No caso das leguminosas, como o feijão, a soja e o grão-de-bico, por exemplo, o fitato (ácido fítico) é um antinutriente dificultador para absorção de cálcio, ferro, magnésio e zinco.

É normal sair espuma da panela de pressão? Se a espuma estiver saindo pela válvula de segurança, que é geralmente um pino vermelho emborrachado, na lateral da tampa, isso significa que a válvula de escape – ou pino – está entupido ou não está funcionando corretamente.

Mesmo se você não comer o feijão em um determinado dia, lembre-se de ferve-lo! Essa é a melhor dica para evitar que o alimento perca as suas características iniciais ou, no pior dos casos, que ele azede. Então não deixe de ferver o feijão durante os 5 dias que você o armazenar na geladeira, ok?

“Isso melhora a absorção dos nutrientes do feijão, além de facilitar a digestão, evitando os indesejáveis gases”, afirma. A mesma dica pode ser utilizada para o preparo de outros grãos, como lentilhas, grão-de-bico, soja, milho, etc.

Por que é bom deixar o feijão de molho no vinagre? Deixar o feijão de molho no vinagre aumenta a absorção de vitaminas e minerais presentes no alimento. Isso porque o feijão tem fitatos na composição, substâncias antinutricionais que dificultam a absorção de nutrientes pelo organismo.

Além de reduzir o tempo de cozimento, deixar o feijão de molho faz bem para a saúde. Esse processo livra o alimento dos chamados antinutrientes, que ficam dissolvidos na água. Por isso é muito importante descartar essa água antes de cozinhar o feijão.

Por isso, basta colocar os grãos de feijão já limpos em uma panela com o dobro de água no fogo alto. Quando a água ferver, desligue o fogo e tampe a panela para hidratar os grãos mais uma hora. Depois desse tempo, é só escorrer e cozinhar normalmente!

A especialista ainda explica que o tempo ideal de remolho é de 24 horas, porém 8 horas já são suficientes para retirar grande parte dos agentes. “Ao longo do tempo será formada na superfície da água uma espuminha, que são os antinutrientes desgrudando dos grãos”.

Como deixar o feijão de molho por 1 hora
Antes de mais nada, é importante reforçar que o tempo ideal para deixar o feijão de molho, segundo estudos, é de 8 a 12 horas.

Embora saudável, o feijão pode conter toxinas que afetam pessoas que não têm a enzima G6PD. Para elas, comer feijão pode causar uma doença chamada favismo, um quadro que pode levar ao desenvolvimento de anemia devido à destruição dos glóbulos vermelhos (confira aqui estudos a respeito: 5, 6, 7).

O guia alimentar do Ministério da Saúde recomenda a ingestão de arroz e feijão todos os dias, já que o consumo diário desses alimentos também ajuda a prevenir doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e o mau funcionamento do intestino.

Escolha bem o tipo de feijão / leguminosa
As leguminosas que produzem mais flatulência são: o feijão comum/carioca/preto/pinto (Phaseolus vulgaris), feijão branco (Phaseolus vulgaris), favas (Phaseolus lunatus) e os grão de soja integrais.