Por que TikTok e viciante?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

O conteúdo do TikTok se baseia em vídeos curtos, e é justamente isso que prende tanto a atenção do usuário. Quando o algoritmo entrega um vídeo e recebe a indicação de que a experiência foi positiva, por meio de likes ou compartilhamento, a tendência é que o resto do conteúdo que chega até o usuário seja parecido.

Pesquisadores norte-americanos analisaram como o TikTok afeta a saúde mental de seus usuários e concluíram que a rede social pode servir tanto como um refúgio quanto como um obstáculo para quem está lidando com problemas mentais.

Uso excessivo do TikTok pode ter impacto negativo na saúde mental de adolescentes, diz pesquisa. Um estudo publicado pelo Centro de Combate ao Ódio Digital mostrou que o uso excessivo do aplicativo TikTok pode ter um impacto negativo para saúde mental de crianças e adolescentes.

TikTok

Um internauta ou integrante da geração Z, certamente, saberão algo sobre a rede social mais aclamada dos últimos tempos: TikTok. O TikTok, também conhecido como Douyin na China, é um aplicativo de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos.

As pessoas gostam do TikTok porque o “Para Você” mostra exatamente os assuntos que têm mais interesse para cada um, e isso não é feito de forma linear. Então o aplicativo vai se adequando ao gosto e necessidade de cada usuário”, afirma Ronaldo Marques.

Esse processo prejudica a atenção, foco, concentração, memória, aprendizado e diversas outras funções do cérebro, criando e reforçando um ciclo vicioso de uso das redes sociais.

Fabiano de Abreu Agrela, aprovada pela revista científica Brazilian Journal of Development, as redes sociais geram vício de recompensas no cérebro. Como consequência, causa desequilíbrios hormonais que reduzem a capacidade de concentração e podem desencadear ansiedade e depressão.

Conforme explicado pelo especialista, as redes sociais geram “vício de recompensas” no cérebro, tais que causam desequilíbrios hormonais que reduzem a capacidade de foco e podem desencadear doenças psicológicas, como ansiedade e depressão.

Essa simplicidade é um dos principais pontos positivos que tornam o Tik Tok acessível para a maioria das pessoas. Outra grande vantagem é a possibilidade de poder baixar quase todos os vídeos, diferentemente do que acontece no Instagram ou no Facebook.

A facilidade, a linguagem mais simples e a possibilidade de qualquer um criar um conteúdo no TikTok faz com que as pessoas se sintam acolhidas e próximas umas das outras, tornando as produções viciantes e atraentes.

O vídeo de Santos contando o índice obtido no teste DASS-21 (Depression Anxiety Stress Scales-21), em inglês) já teve 15,5 mil visualizações, 65,4 mil curtidas e mais de 2.000 comentários. O questionário é um dos mais utilizados e foi criado em 1995 por psicólogos da Universidade de New South Wales.

Outra vantagem é a vasta biblioteca de música e sons que pode ser utilizada para criar conteúdos únicos e cativantes. No entanto, o TikTok tem as suas desvantagens, incluindo preocupações com dados e questões de privacidade.

Não permitimos nudez, pornografia ou conteúdo sexualmente explícito na nossa plataforma. Também proibimos conteúdos que retratem ou apoiem atos sexuais não consensuais, o compartilhamento não consensual de imagens íntimas e o aliciamento sexual por adultos.

Então, é seguro usar o TikTok? Não há uma resposta objetiva. Muitos dos comentários da mídia em relação às preocupações quanto ao TikTok concentram-se em problemas relacionados à segurança nacional, mas a maioria dos usuários provavelmente não possui conteúdo nacionalmente sensível nos seus telefones.

O TikTok cresceu graças ao seu apelo para a viralização. Os usuários fazem desafios, reproduzem coreografias, imitam pessoas famosas, fazem sátiras que instigam o usuário a querer participar da brincadeira — o que atrai muito o público jovem.