Por que Tiago, o Maior e Tiago o menor?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Tiago, filho de Alfeu, é identificado nos evangelhos como “irmão do Senhor”, termo usado para designar parentesco de primos. Governou a Igreja de Jerusalém e foi chamado de “o Menor” para não ser confundido com são Tiago, o Maior, que era irmão de são João.

Tiago Maior é considerado um dos mais íntimos seguidores de Jesus, assim como João e Pedro. O nome “maiorfoi dado apenas para diferenciá-lo do outro apóstolo também chamado Tiago, cujo pai se chamava Alfeu: São Tiago Menor.

Tiago se voltou para ele e num gesto sublime, o beijou, chamando-o de irmão e lhe desejando paz. Tiago foi decapitado, tornando-se o primeiro apóstolo de Jesus a morrer, na defesa de Sua Causa. Segundo o historiador Daniel Rops, seria o ano 41 da era cristã.

No Concílio de Jerusalém, onde se discutiu o problema da circuncisão e da lei mosaica a serem impostas ou não aos convertidos do paganismo, Tiago teve um papel importante quando deu sua opinião, aceita por todos (At 15). Ele também escreveu uma epístola. Devemos a Tiago práticos, sensíveis e prudentes ensinamentos.

Judas

A tradição cristã afirma que esse Tiago, como Judas, era um dos filhos de José e Maria e, portanto, meio-irmão de Jesus Cristo (ver Mateus 13:55; Marcos 6:3; Gálatas 1:19).

Num dos episódios de The Chosen, pergunta-se a Tiago por que Jesus não o curou de sua deficiência. Ross disse que a cena mostra “a luta de seu personagem pela propria aceitação e contra suas inseguranças”, o que o levaria a “se dar conta de que nem todo mundo precisa ser curado.”

Seguindo a ordem apresentada por Marcos, e esta talvez seja a mais lógica, uma vez que ele indica como os três primeiros aqueles que mais tarde se tornaram os mais preeminentes, temos a seguinte lista: Simão Pedro, Tiago (filho de Zebedeu), João (irmão de Tiago), André (irmão de Simão Pedro), Filipe, Bartolomeu (ou ...

quatro personagens bíblicos chamados Tiago. Um deles é irmão do Senhor Jesus Cristo, dois são apóstolos, e o quarto é pai do apóstolo Judas. Esse Tiago, irmão de Jesus, tornou-se líder da igreja em Jerusalém.

É citado no Novo Testamento entre os três mais próximos apóstolos de Jesus, junto com os irmãos Pedro e André e seu irmão mais novo João. São Tiago é também conhecido como "São Tiago Maior" para diferenciá-lo de Tiago Menor, que era de Nazaré, primo de Jesus e também apóstolo.

Mateus 4:21 (NVI) diz: “Indo adiante, viu outros dois irmãos”. Especificamente, estes eram “Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão”. Curiosamente, eles estavam “com seu pai, Zebedeu, preparando as suas redes”. Dessa forma, “o discípulo a quem Jesus amava” era um pescador.

Tiago, Irmão do Senhor.

Tiago Maior, natural de Betsaida da Galileia, é filho de Zebedeu e Salomé, irmão de S. João Evangelista. Era pescador e tornou-se apóstolo de Jesus Cristo. Depois da crucificação de Cristo, desembarcou na Galiza permanecendo sete anos na Península Ibérica.

“São Pedro se chamava Simão, e Pedro foi um nome dado por Jesus para significar a fortaleza da pedra, sobre a qual Jesus ergueu sua igreja. Um dos símbolos de Pedro é a chave que traz consigo, que representa a chave do Reino de Deus”, afirma Haas.

João: Irmão de Tiago, era o mais jovem dos discípulos, e foi o último deles a morrer, possivelmente em Éfeso, de morte natural.