Por que ter só um filho?

Perguntado por: anogueira8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Com um único filho os pais conseguem proporcionar cursos, viagens, passeios e tudo que possa somar para seu desenvolvimento, muito mais do que para as famílias com mais filhos que tudo fica mais difícil.

Sendo assim, a decisão de se ter mais um filho depende exclusivamente da análise de sua vida atual e das expectativas que vocês como casal possuem para o futuro. Ter um segundo filho é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento não só do irmão mais velho, mas também do casal como pais.

As vantagens de ser filho único
Elas se desenvolvem intelectualmente, desenvolvem a fala e o pensamento mais rápido do que as outras crianças. Como convivem basicamente com adultos nos seus primeiros anos, adotam o comportamento dos pais. Quase sempre são crianças mais metódicas e responsáveis.

Porém o ideal é aguardar de três a cinco anos para engravidar novamente, o que reduz o risco de problemas como anemia (baixo peso do bebê), abortamento espontâneo e parto prematuro.

Uma pesquisa recente feita pelo Instituto de Tecnologia deMassachusetts, nos Estados Unidos, apontou algo que pode complicar a vida dequem tem irmãos: o estudo concluiu que filhos do meio podem ser considerados oselementos mais problemáticos da família.

Segundo um estudo de 2006 ter apenas um filho é o número ideal, já que de acordo com a pesquisa ter um segundo ou terceiro filho não contribuem para o aumento da felicidade. Outro, mais recente, aponta que o ideal está nos dois e que mais pode contrariar o índice de felicidade dos pais.

A fêmea produz, em média, de 150 a 300 ovos ao longo da vida. A temperatura elevada é um fator importante para a proliferação dos piolhos. Quanto maior a temperatura, mais acelerado é o desenvolvimento do piolho dentro do ovo.

Quais pontos devo considerar antes de tomar a decisão? O nascimento do segundo filho exigirá que toda a família se adapte à novidade. A rotina deve ser alterada para que os pais consigam dividir a atenção entre as duas crianças. As finanças também precisam de planejamento, para que o casal não passe por apertos.

Primeiro filho, mais demora
É comum, segundo Gondek, que as primeiras gestações levem mais tempo para dar início ao parto. “Se a mulher teve outros filhos, geralmente o parto desencadeia antes das 39 semanas. Quando é o primeiro tem uma tendência a demorar um pouco mais, chegando às 40 semanas.”

Historicamente, há relatos de que o filho único recebe excessiva atenção, amadurece precocemente e, pela ausência de irmãos, torna-se egoísta, exigente, dependente e temperamental comparativamente às crianças com irmãos.

Mesmo quem já engravidou sem problemas, pode ter dificuldade para engravidar do segundo filho — a chamada infertilidade secundária. Isso depende de uma série de fatores. Além do avanço da idade, muitas vezes, as condições clínicas do casal também podem ter mudado.

Entenda a importância de ter um irmão
É com os irmãos que a criança tem mais chances de aprender a se socializar e enfrentar o mundo, enquanto os pais ficam com a tarefa de transmitir valores. Ou seja: no cotidiano, eles prestam atenção no que o outro está fazendo, na experiência vivida, no exemplo a ser seguido.

Escolher ter um segundo filho é dar um grande amigo ao seu primeiro filho. A convivência com o irmão ajudará a ensiná-lo o valor da amizade e da confiança, além de servir como distração para os dois, dando mais tempo e espaço para que a mãe organize suas coisas e faça outras atividades em sua rotina.

Não é trabalho em dobro: Ter dois filhos não é ter trabalho em dobro. O segundo filho, na verdade, dá bem menos trabalho que o primeiro deu, isso porque, você já tem experiência, já sabe como agir, já pegou o jeito da coisa. Eles se farão companhia: Eles brincarão juntos e te darão folga muitas vezes.

Dores no corpo
Dores e cansaço costumam ser mais frequentes na segunda gravidez. Com o primeiro filho em fase de desenvolvimento, a mulher não só tem de se acostumar com as transformações típicas do período como precisa dar conta de todas as tarefas que envolvem os cuidados com uma criança pequena.

A explicação médica para isso é que, quando na primeira gravidez, os vasos sanguíneos passam por dilatação e não voltam 100% ao que eram. Assim, na segunda gravidez, a tendência é que a dilatação dos vasos ocorra mais rapidamente, gerando varizes. A idade da mãe também pode ser um fator alterante nesse caso.

6 a 8 anos – Pode ser vantajoso para os pais, que estão mais maduros em relação à paternidade. Os irmãos perdem um pouco o companheirismo devido à idade, pois nem todos os interesses são iguais. Mais de 8 anos – O filho temporão tem características comuns ao filho único.

Segunda infância ou idade pré-escolar
A fase também é conhecida fase como terrible two (dois anos “terrível”, na tradução literal), na qual as crianças começam a testar seus limites.

Por que os filhos maltratam os pais? Os motivos podem ser muitos. Um deles pode ser entendido pela má educação dos pais. Por exemplo: o pai que faz as vontades dos filhos, e depois se recusa a lhes dar tudo o que querem, pode ser vítima de maus-tratos.

Medo de perder a liberdade, dificuldades econômicas ou preocupação com o meio ambiente são algumas das razões apontadas para não ter filhos. Entre os sem filhos também há aqueles que não apenas lutam para que sua escolha vital seja respeitada, mas tentam convencer que sua decisão é a moralmente correta.