Por que ter apenas um filho?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Com um único filho os pais conseguem proporcionar cursos, viagens, passeios e tudo que possa somar para seu desenvolvimento, muito mais do que para as famílias com mais filhos que tudo fica mais difícil.

O nível considerado ideal para manter o tamanho da população é de 2,1 filhos por mulher, e as taxas de fecundidade têm relação com condições de educação, renda e saúde.

Ter um segundo filho é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento não só do irmão mais velho, mas também do casal como pais. Mas, o mais importante é compreender se o momento é propício para vocês se dedicarem a este novo bebê e se a vontade de ambos é a mesma com relação a este assunto.

Muitas vezes, a segunda gravidez não requer planejamento, apenas chega de surpresa. Porém aqueles casais que estão determinados a ter mais de um filho podem começar a planejá-lo imediatamente após o primeiro com centenas de razões; embora existam certos fatores que devem levar em conta para fazer esses planos.

Porque filho único não vai pro Exército? Ou seja, não basta somente ser o filho único, é preciso que seus pais estejam em estado específico para que haja isenção no Serviço Militar. Para isso, deve-se fazer necessário em casa como companhia para os pais em estado de dependência ou necessidade.

Unigênito. Este termo é utilizado para se referir ao filho único de um casal, ou seja, quando só foi gerada uma criança, sem irmãos.

Ela sente que, caso não realiza todas as tarefas perfeitamente, algo muito ruim pode acontecer, fato que deixará o pequeno da família extremamente culpado. Isso pode causar graves conflitos internos e a chamada síndrome do irmão mais velho.

3 a 5 anos – Se forem bem guardados, alguns itens do enxoval, inclusive as roupas, podem ser usados de novo. Com certa autonomia por conta da idade, o maior sofrerá menos a falta da mãe, que poderá se dedicar mais ao bebê. 6 a 8 anos – Pode ser vantajoso para os pais, que estão mais maduros em relação à paternidade.

Bons motivos para dar um irmãozinho ao seu filho
A convivência entre irmãos é uma convivência de partilha, seja de objetos ou de atenção. Com um irmão, seu filho vai ter que aprender a dividir, o que pode ser bastante útil para lidar com outros relacionamentos.

No livro de "Gênesis" diz: criou Deus, pois o homem, a Sua imagem, a imagem de Deus o criou, homem e mulher, os criou; e Deus os abençoou e lhes disse: sede fecundos, multiplicai-vos, e enchei a terra. Deus planejou a família, deu ao homem e a mulher, a condição de gerarem filhos.

O segundo filho costuma demonstrar autonomia e personalidade mais cedo; não por suas habilidades erroneamente admitidas como natas, mas por -las desenvolvido antes do tempo por autopreservação. Pais de segunda viagem, já experientes, por outro lado tendem a enxergar o segundo filho com lentes formatadas ao primeiro.

A dificuldade para engravidar do segundo filho é bastante comum acontecer. Já vimos que a dificuldade para engravidar do segundo filho é comum entre muitos casais, mesmo que a mulher já tenha engravidado antes em algum momento da vida. Portanto, este tipo de infertilidade é ocasional e pode não ter motivo aparente.

A maioria dos europeus adultos considera que a família ideal é composta por dois filhos, nem mais nem menos. Já nos Estados Unidos mais de metade dos adultos opta por ter dois filhos e um terço três. Em Portugal, a maioria dos casais tem entre um e dois filhos, mas gostaria de ter pelo menos mais um.

O conjunto formado por má alimentação, sedentarismo, tabagismo e/ou problemas de saúde mental (como ansiedade e estresse),muitas vezes, com alterações extremas de peso (magreza excessiva ou obesidade),também aumenta a dificuldade para engravidar do segundo filho.

Além do abdômen, altera-se também as mamas, que tendem a ficar mais flácidas após a primeira gestação e há um acúmulo de gordura na região pélvica. Durante a segunda gravidez a mulher vai notar que nos primeiros semestres haverá um cansaço muito forte.

segundogénito - Dicionário Online Priberam de Português.

Vale lembrar que é recomendado que o intervalo entre ter um filho e outro seja de, ao menos, 24 meses e que abaixo de 18 meses há riscos maiores de anemia, abortamento, trabalho de parto prematuro e ruptura uterina. Mas, como cada pessoa reage de maneira diferente, sempre vale conversar com seu médico.