Por que temos pelo no saco?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Os pelos da região servem predominantemente para proteger do atrito (de coisas cotidianas, como caminhar, por exemplo, além do momento de um ato sexual). As glândulas que você tem nessa área também produzem um suor mais oleoso, como o das axilas, e os pelos ajudam a absorver o suor produzido.

O crescimento deles está relacionado diretamente com um hormônio chamado andrógeno, que é presente em maior quantidade no gênero masculino. Ou seja, é um dos motivos da existência do pelos em maior quantidade nos homens.

Como os homens possuem mais testosterona que as mulheres, é natural então que seus pelos apareçam em maior quantidade e em regiões como peito, orelhas e rosto, lugares do corpo feminino normalmente livres de cabelos.

Antes da depilação

  1. Aparar o pelo quando está maior do que 1 cm, usando um barbeador;
  2. Fazer esfoliação da pele 2 a 3 dias antes da depilação;
  3. Tomar banho com água morna para retirar qualquer tipo de creme ou produto da pele e abrir os poros;
  4. Manter uma hidratação adequada da pele, passando creme hidratante todos os dias.

Alopecia areata, conhecida popularmente como “pelada”, é uma condição caracterizada por perda de cabelo ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou em outras partes do corpo (cílios, sobrancelhas, barba, por exemplo). Ela acomete de 1% a 2% da população, afeta ambos os sexos e todas as etnias.

Os pelos desenvolvem-se em invaginações da epiderme denominadas de folículos pilosos. No fundo desse folículo, células são produzidas, empilhando-se e queratinizando-se. Essas células originam a conhecida haste pilar, que é formada pela cutícula, córtex e medula.

O corpo masculino normalmente tem muitos pelos por conta da testosterona, o fato de retirá-los acaba proporcionando uma sensação de maior conforto, já que diminui a fricção em algumas áreas, como as axilas e o entre pernas.

A resposta é não. Pode até ser que é dos carecas que elas gostam mais (…), mas a quantidade de testosterona em carecas e cabeludos é teoricamente a mesma. Não há uma relação entre o nível de testosterona e a calvície.

É sobrancelha, buço, virilha e diversas outras partes que, vira e mexe, precisam de manutenção. A presença de pelos é completamente normal e serve como uma barreira de proteção para o corpo.

Os especialistas apontam que o fio cresce, em média, um milímetro a cada três dias, ou cerca de 1 centímetro ao mês - o que resultaria em uma média de 12 centímetros por ano. E ao contrário do que parece, cabelos lisos, cacheados e crespos crescem exatamente na mesma velocidade.

Aprendemos, também, que os pelos cumprem a função de proteger a pele da luz solar direta, do atrito e, em alguns órgãos, da entrada de bactérias e micro-organismos nocivos.

O excesso de pelos pode ser causado por: Síndrome dos ovários policísticos. Síndrome de Cushing. Hiperplasia adrenal congênita.

As mulheres não devem cortar cabelos, nem depilar pernas e axilas. Procurando a “salvação”, fiéis passam dias em jejum, privam-se de todos afazeres em busca de louvação a Deus e até enfrentam a Medicina, não permitindo a seus doentes a utilização de métodos modernos por serem considerados “pecaminosos”.

Comportamento metrossexual
Os homens metrossexuais se vestem bem, usam roupas e acessórios elegantes, fazem depilação e usam cosméticos para a pele e cabelos. Mas isso não tem a ver com sua orientação sexual. O metrossexual pode ser heterossexual, homossexual ou bissexual, não importa.

É comum ouvir que raspar os pelos faz com que nasçam mais grossos, mas nada altera sua velocidade de crescimento ou espessura, exceto causas hormonais. Sabe aquela velha história de que se rasparmos os pelos do corpo eles nascerão mais grossos? É mito.

Estas são algumas das doenças genéticas mais raras:

  • Doença de Gaucher. Genética e hereditária, essa doença causa alterações no fígado e no baço. ...
  • Angioedema hereditário. ...
  • Síndrome de Chediak-Higashi. ...
  • Doença de Pompe. ...
  • Síndrome de Hermansky-Pudlak. ...
  • Síndrome Ehlers-Danlos. ...
  • Doença de Fabry.

A alopecia areata é uma doença inflamatória, causada por fatores genéticos e autoimunes. Nela, o próprio organismo ataca os folículos pilosos, seja do couro cabeludo, seja de outras áreas do corpo do paciente, como sobrancelhas, barba, pernas e braços.

A queda dos pelos na perna também é um sinal de atenção. Se a doença não for reconhecida e tratada, pode evoluir para consequências mais graves como lesões ulceradas que provocam muita dor e até perda do membro por morte de tecidos levando à amputação do membro.

Os pêlos em maior quantidade podem ser resultado de sua ascendência. Descendentes de árabes, por exemplo, têm mais pêlos que as de japoneses. Isso é determinado pela hereditariedade e com isso não há discussão.

Os pelos na axila têm a função de diminuir o atrito local e proteger a pele e a presença dos pelos ajuda a prevenir irritações na pele. Muitas pessoas costumam relacionar a quantidade existente de pelos com o maior índice de mau cheiro.