Por que temos íris?

Perguntado por: vperalta . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

A íris é aquela parte responsável por controlar a entrada de luz nos olhos, auxiliando na abertura e fechamento da pupila. Além disso, ela pode receber colorações que transitam entre tons verdes, azuis, castanhos e pretos.

A íris do olho é onde a cor dos olhos é definida e funciona também como uma espécie de diafragma de uma câmera fotográfica. Assim, ela controla o tamanho da nossa pupila de acordo com a intensidade da luz que estamos opostos. Dessa forma, dentro da íris, existe um músculo capaz de contrair ou relaxar a nossa pupila.

Conheça esta rara condição. A Policoria é uma condição caracterizada pela presença de duas ou mais pupilas na mesma íris de uma pessoa seja de apenas um olho ou em ambos. Policoria vem de uma alteração genética extremamente rara e cada uma dessas pupilas funcionam de maneira independente.

Os olhos, aliás, podem ser a janela para o corpo inteiro. Para isso, basta uma análise aprofundada da íris, a parte colorida dos olhos. Com o estudo dessa pequena parte do corpo – prática chamada de “irisdiagnose”, ou “iridologia” –, é possível detectar doenças, traumas, inflamações e até tumores em qualquer órgão.

Constituída de um tecido transparente, a Córnea recobre a parte da frente do olho e tem a função de focalizar a luz, visto que funciona como uma lente sobre a íris e pupila. Uma de suas funções é a de proteger o olho contra traumas e contaminações.

Porque olhos verdes são os mais raros do mundo
Olhos verdes são tão raros que apenas 2% da população mundial possuem essa característica. No entanto, de acordo com pesquisadores, em alguns lugares do mundo, os olhos castanhos são mais incomuns do que os verdes.

Atrás da íris fica o corpo ciliar. Essa estrutura tem responsabilidade na formação do humor aquoso, que é um dos fluídos intra oculares. Também, tem a função de manter a pressão ocular apropriada e o formato esférico. A contração dessa parte gera uma alteração na formação do cristalino, o que modifica o foco da visão.

Uso de lentes de contato coloridas
Esta é a técnica mais conhecida e mais utilizada para alterar a cor da íris dos olhos e consiste no uso de lentes de contato artificias que ficam sobre o olho, alterando a cor que está por baixo.

Para controlar a quantidade de luz a íris se contrai ou relaxa, aumentando ou diminuindo o tamanho da pupila. Por exemplo, quando está escuro, a íris relaxa e a pupila se dilata, o oposto acontece durante o dia.

A íris trata-se de uma membrana circular de aproximadamente 12 mm de diâmetro. No contexto do globo, sua posição está entre a córnea e o cristalino, dilatando ou contraindo sua abertura central de acordo com a intensidade da luminosidade, controlando a passagem de luz.

A íris (aquela parte colorida do olho) também possui dois músculos: o músculo dilatador torna a íris menor e, consequentemente, a pupila fica maior para permitir que mais luz entre no olho. Já o músculo esfíncter deixa a íris maior e a pupila menor, permitindo que menos luz entre no olho.

É a abertura central da íris.

Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino, e é focada sobre a retina.

No último capítulo, ela irá à fazenda do ex-empregado do haras de Alma (Marieta Severo). Ele pedirá demissão para se refugiar em uma propriedade sua nos próximos capítulos. A morena chegará em seu carro, puxando uma carroceria de transporte de cavalo.