Por que temos dois olhos e não apenas um?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Os dois olhos dão-nos uma coisa que um só olho não nos dá: a visão em estéreo. Os nossos olhos estão separados por cerca de 6 cm. Assim, cada olho vê um objecto de um ângulo ligeiramente diferente. Podes testar isso se segurares um objecto, um despertador, por exemplo, a cerca de 20 cm da face.

Ter os olhos mais separados pode ser uma grande vantagem para a visão das aves, não é mesmo? Afinal, teoricamente, dessa forma elas podem enxergar mais coisas ao mesmo tempo.

A pessoa inteligente ouve mais e fala menos, por isso temos dois ouvidos e apenas uma boca. Apesar de estarmos na era da palavra falada, do diálogo e da comunicação, as pessoas não sabem escutar. Não são boas ouvintes porque nossa capacidade efetiva de ouvir é pouco desenvolvida.

Cegueira unilateral: também designada monocular, é a capacidade que uma pessoa tem de olhar através de apenas um olho, apresentando, com isso, noção de profundidade limitada.

As pessoas monoculares têm dificuldades com noções de distância, profundidade e espaço, o que prejudica a coordenação motora e, consequentemente, o equilíbrio. A deficiência pode ser ocasionada por algum tipo de acidente ou por doenças, como glaucoma, toxoplasmose e tumores.

O professou explicou como funciona o sistema de visão. Uma vez a imagem captada no globo ocular, ela é transmitida para o cérebro, na parte inferior do órgão. Os olhos são a parte mais complexa da visão humana.

A característica de apresentar olhos de cores diferentes é conhecida cientificamente como heterocromia, sendo comum em alguns animais, mas rara em humanos, atingindo cerca de 1% da população mundial.

A heterocromia é uma condição em que um indivíduo tem olhos de cores diferentes, resultante do excesso ou falta de melanina, pigmento responsável pela cor dos olhos. É provável que ao longo da vida se tenha cruzado com familiares, amigos, ou conhecidos, com uma cor de olhos muito bonita e até fora do vulgar.

Atualmente, o olho de Hórus também é utilizado como símbolo contra a inveja e o mau-olhado, além de proteção, e por isso é bastante usado sua imagem para fazer tatuagens, em diversas partes do corpo. É bastante comum ver o olho de Hórus na forma de pingentes.

A glândula pineal é conhecida como “terceiro olho” devido à sua localização – na parte central do cérebro, entre as sobrancelhas – e também pela sua sensibilidade à luz.

Ao fechar os olhos, nosso corpo começa a liberar lágrimas para lubrificar nossos olhos e mantê-los protegidos de ameaças externas como poeira, por exemplo. Se não fechássemos os olhos para dormir, essa ação seria prejudicada e, provavelmente, sentiríamos ardência e queimação nos olhos.

Você consegue mexer as orelhas sem tocar nelas? Se sim, é porque você possui um gene que determina a existência de 3 músculos ao redor da orelha: o anterior, o posterior e o superior. Apesar dessa habilidade ser inútil hoje, há milhares de anos era importante para que os humanos direcionassem sua audição na caça.

Hoje isso é inútil, mas, há milhares de anos, era importante poder direcionar as orelhas e afiar o ouvido. Diz-se que os humanos perderam essa habilidade porque, sem predadores à vista e sem a necessidade de caçar, não precisamos deste recurso. No entanto, isso ainda é feito por muitos animais.

O piscar excessivo dos olhos pode ser causado por problemas nas pálpebras ou na superfície anterior do olho, tiques habituais, erro de refração (necessidade de óculos), desvio do olho (estrabismo), fadiga, falta de sono ou uso prolongado de telas.

Bom, na realidade não existe um grau maior para óculos de grau. O que existe é uma classificação que define os tipos de grau, que são: Baixo grau: 0 a 3 graus. Grau moderado: de 3 a 6 graus.