Por que tem tanto plástico no mundo?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Portanto, há uma grande geração de resíduos. Embalagens de alimentos, defensivos agrícolas e de materiais da saúde normalmente são descartáveis após a primeira utilização, pelo alto risco de contaminação. Como resultado geramos uma quantidade enorme de resíduos plásticos e não temos como reaproveita-los.

Os produtos descartáveis oferecem mais praticidade tanto no uso quanto na sua organização. Eles não necessitam de muito espaço para serem armazenados. Além do mais, existem suportes próprios para eles que podem ser colocados nas paredes sem ocupar tanto espaço.

Os oceanos estão passando por uma crise sem precedentes devido à mudança climática, sobrepesca, poluição (aqui é onde entra o plástico) e destruição dos habitats marinhos. São problemas originados pela ação do ser humano, no entanto a boa notícia é que a solução também está em suas mãos.

Como seria um mundo sem plástico?

  1. Aumento da Vida Rural. ...
  2. Menor Variedade de Comida. ...
  3. Produtos mais caros. ...
  4. Computadores de Pinho. ...
  5. Garagens Pequenas Demais. ...
  6. Adeus aos Descartáveis.

Açúcar, algas, seda, cortiça, celulose, batatas, milho, trigo ou maçãs são algumas das matérias-primas que já substituem ou podem vir a substituir os plásticos convencionais, sobretudo os de uso descartável com origem em petroquímicos.

Caso você precise de mais evidências de que os homens estão fazendo um belo trabalho de destruição do planeta, considere o seguinte: se continuarmos desse jeito, vai haver mais plástico que peixes nos oceanos.

Compre mais alimentos a granel e menos produtos embalados. Substitua os tupperware de plástico por recipientes de vidro ou aço. Ao estender a roupa, utilize prendedores de madeira e não de plástico. Evite o uso de cosméticos com microplásticos e aposte na roupa biodegradável.

Sua principal característica se dá por utilizar materiais resistentes, flexíveis, de grande duração e, principalmente, por serem comestíveis. Infelizmente, a desvantagem é o grande custo de produção, tornando-as inviáveis para maioria das empresas.

Dicas para diminuir o uso de descartáveis na empresa

  1. Leve sempre o seu copo reutilizável. O Brasil produz mais de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano. ...
  2. Toalhinhas de pano. ...
  3. Impressão apenas do essencial. ...
  4. Repense a compra de produtos com embalagens. ...
  5. Incentive ações de conscientização.

Conheça as Principais Vantagens de Utilizar Descartáveis. Você já parou para pensar nas Vantagens de Utilizar Descartáveis? Podemos dizer que Praticidade é termo que define Descartáveis, afinal, elimina a bagunça, garante segurança alimentar, não interfere no sabor dos seus pratos, entre muitas outras vantagens.

4 formas de colaborar com o fim da poluição nos oceanos

  1. Evite materiais descartáveis sempre que possível. ...
  2. Busque o descarte adequado para os materiais descartáveis. ...
  3. Conscientize e mobilize sua rede de contatos. ...
  4. Consuma de marcas comprometidas com a proteção da vida marinha.

São liberados no meio ambiente por meio de águas residuais de indústrias e residências. Cosméticos e de produtos de higiene pessoal utilizados como abrasivos têm pellets em sua composição. Além disso, os pellets compõem microesferas presentes em tecidos sintéticos. Pellets podem causar poluição dos oceanos.

Dicas para ajudar salvar os oceanos

  1. 1) Diminua o consumo de garrafas plásticas. ...
  2. 2) Bitucas de cigarro somente no lixo. ...
  3. 3) Consuma peixes e frutos do mar de maneira consciente. ...
  4. 4) Diminua o carbono. ...
  5. 5) Passe longe dos descartáveis feitos de plástico. ...
  6. Salvar os oceanos: com dicas simples, é possível fazer a diferença.

Antes de sua invenção, os únicos materiais que podiam ser moldados eram o vidro e a argila ou barro, produzidos de forma artesanal e em baixa escala, dificultando o acesso aos produtos que os usavam como matéria-prima.

No organismo humano, as substâncias causam diversos danos à saúde, como intoxicações, doenças respiratórias e cardíacas, prejuízos aos sistemas nervoso e endócrino e, até mesmo, tumores cancerígenos.

Contribui para a redução de emissões de CO2
O plástico é um material que contribui com a redução das emissões de gás carbônico (CO2) na atmosfera por sua leveza, durabilidade e outras propriedades que permitem o seu uso em diferentes segmentos industriais.

OS 7 TIPOS DE PLÁSTICOS

  1. 1 – PET. Os plásticos que pertencem ao grupo número um são feitos de Tereftalato de Polietileno ou PET.
  2. 2 - PEAD. ...
  3. 3 - PVC. ...
  4. 4 - PEBD. ...
  5. 5 - PP. ...
  6. 6 - PS. ...
  7. 7 - OUTRO PLÁSTICO.

A numeração separa o material em seis diferentes tipos de plásticos (PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS) e ainda há uma sétima opção (outros), normalmente empregada para os produtos de plástico fabricados com uma combinação de diversas resinas e materiais. Confira a figura abaixo: PET ou PETE (Tereftalato de polietileno)

Continuar lendo Qual o plástico do RG?