Por que tem que entrar descalço no terreiro de Umbanda?

Perguntado por: mteixeira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O calçado interfere na dissipação dessas energias, atuando como um isolante. Com os pés descalços o médium trabalha em segurança, e estando sem nenhum material isolante entre o corpo e o chão, as energias irão se dissipar no solo, garantindo segurança ao médium.

Está associada não tanto à estabilidade quanto ao movimento. Pés descalços, por tradição, indicam humildade e símbolo de lamentação”. A ligação dos pés à terra é vista não só como lamuria, mas sinal de reverência e adoração.

No bate-papo, Ana explicou que o ritual de cantar descalça surgiu na primeira vez que elas gravaram um material audiovisual. “A gente estava com muita vergonha, acanhada, a Vi tirou o sapato e eu falei: 'Vou tirar também para ficar mais à vontade'. E a gente nunca mais calçou.”

Na visão de nossos antepassados, os calçados representavam o íntimo do seu dono, e isso poderia afugentar desde maus espíritos até maus olhados. Sawnn sublinha que os sapatos sempre foram, ao longo da história, vistos de forma especial.

O principal risco de andar descalço em casa está na ocorrência de lesões. Você pode se machucar ao pisar em algum objeto, por exemplo. Além disso, há mais chances de cair e/ou escorregar caso você não esteja com um calçado seguro e antiderrapante.

Porém, à mulher não é reservado todo espaço na organização religiosa, apesar de ela ser a grande mãe, dona do terreiro, mesmo assim é interditada, devido à sua fisiologia, isto é, à menstruação.

Estar com o corpo sujo em um ritual é considerado falta grave, como ele sublinha: Na religião da gente, se você fizer sexo, você não pode participar do ritual, [...] a pessoa está de corpo sujo! De alma suja.

Ele age com o seu espírito humilde, sua bondade e alegria no seu modo de ser: boêmio, da vida noturna, da malandragem, apaixonado por bares, jogos e disputas. Por seu jeito de ser, muitos olham para a sua figura com desdém, como se seu comportamento fosse uma ameaça para a sociedade.

A Terra carrega uma carga negativa e quando fazemos uma conexão física com ela, através do aterramento, descarregamos esse excesso de energia, o que por sua vez é dito ter um efeito curativo em nível celular. A forma mais simples de aterramento envolve andar descalço na grama, na terra ou na areia.

Especialistas afirmam que andar descalço ou tomar friagem está muito mais ligado aos processos de rinite alérgica. Esses sim podem piorar com as mudanças de temperatura.

Os pés na bíblia tem muito significado, quando Deus chamou Moisés lhe pediu para tirar as sandálias, (Ex 3:5), e o mesmo aconteceu com Josué (Js 5:15), indicando que Deus queria que eles pudessem sentir na pele, a santidade do lugar! Estar descalço também tem um significado cultural, os escravos andavam descalços.

Conhecida por cantar descalça, Joss Stone tem spa dos pés em camarim.

O ato de cantar na igreja é considerado uma forma de oração. Concentre-se na comunhão. O canto é citado na Bíblia como sendo uma forma de louvar a Deus: “Cantando e louvando de coração ao Senhor”, Efésios 5:19. O que faz o canto poderoso é o sentimento positivo que ele traz.

Contudo, deixar o chinelo virado para baixo sujava o calçado que, consequentemente, acarretava a mesma situação para os pés. Para evitar esse problema, criaram a história de que deixar o chinelo virado pode causar a morte da mãe para ensinar as crianças a maneira certa de guardar os calçados.

O nó do cadarço desata-se devido ao mesmo tipo de movimento”, explica Gregg. “As forças que causam isso não são de uma pessoa puxando a extremidade livre, mas da inércia da perna balançando para frente e para trás enquanto o nó é afrouxado pelo sapato se chocar repetidamente com o chão”.

A simpatia do chinelo virado e cruzado é para que você que se sente cansada e desanimada sem motivos aparentes. Provavelmente, você está sofrendo com a inveja ou mau olhado. Mas não se preocupe que essa simpatia é infalível para fechar o corpo e te livrar de toda vibração ruim.

Existem diversas teorias e ideias sobre o que gera cólica ou não. Muitas vezes ouvimos certas histórias que passam de geração para geração, e assim acabamos acreditando nelas. Andar com os pés descalços não provoca cólica - da mesma maneira que aquela história de ficar com os cabelos molhados.