Por que tem pessoas que não suam?

Perguntado por: otrindade . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Mas existe um grupo de pessoas que sofre justamente com o contrário: são incapazes de transpirar. Se para você a ideia parece um sonho, é melhor pensar duas vezes. Chamada displasia ectodérmica anidrótica, esta condição é uma doença genética e caracteriza-se pela ausência das glândulas sudoríparas.

Os chamados alimentos termogênicos, como o café, o chá verde, o alho e a cebola, aceleram o metabolismo e aumentam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. O resultado é maior transpiração. O mesmo acontece com proteínas e carboidratos em excesso. Não é só isso.

Suar durante o treino é normal. Afinal, o suor é um mecanismo de termorregulação do corpo, e a transpiração e a sua evaporação são formas que o organismo encontra para se resfriar quando há uma produção de calor, como a proporcionada pelos treinos.

Quem bebe muita água não tende a suar mais, mas o contrário ocorre, pois para se preservar o organismo libera menos líquido. Já as pessoas mais gordinhas podem transpirar mais. Entre as técnicas para evitar o suor excessivo, estão o uso de antitranspirantes, toxina botulínica (que tem efeito temporário) e cirurgia.

O peso corporal também influencia: por funcionar como um isolante térmico, a gordura em excesso acaba por dificultar a perda de calor. Além disso, outro fator que tem relação com a quantidade de suor é a umidade do ar. Em dias mais úmidos, o suor não evapora e a formação de água na superfície da pele é maior.

Quando os batimentos cardíacos estão relativamente baixos, entre 80 e 100 batimentos por minuto, a temperatura não varia nem um grau. Uma caminhada pode substituir uma atividade aeróbia mais puxada e evitar a transpiração excessiva.

Além disso, o suor não queima calorias. Suar o suficiente pode fazer com que você perca peso de água, mas essa perda é temporária e é recuperada após se reidratar bebendo água ou comendo.

A sudorese é um mecanismo de regulação da temperatura corporal, normal e de extrema importância. No entanto, suar de maneira excessiva pode ser sinal de algum desequilíbrio nas funções do seu organismo, além de ser um importante fator de incômodo.

Além da menopausa e da andropausa, que são as causas mais comuns, existem outros distúrbios relacionados com essa sensação. Entre os principais, podemos citar alterações na tireoide, ansiedade, diabetes e até hipertensão.

Acredite: eles são silenciosos, mas vão fazer você suar o top!

  1. Prancha com elevação de pernas. Na posição de prancha, apoie os cotovelos no solo, afastados na largura dos ombros. ...
  2. Abdominal supra abraçando o joelho. ...
  3. Flexão. ...
  4. Agachamento na ponta dos pés. ...
  5. Afundo com pé de trás no banco. ...
  6. Agachamento sumô

Quando consumida em excesso, a água pode gerar um quadro de hiponatermia, condição que também pode relacionar-se com suor excessivo, queimaduras graves, desidratação prolongada, certos problemas do fígado e dos rins, outras doenças e condições médicas.

A transpiração refrigera nossa pele ao evaporar. Se você secar a pele a todo instante, não vai aproveitar essa função do suor e ainda induzirá o organismo a produzir cada vez mais e mais suor. Isso fará com que o organismo comece a desidratar, pela perda excessiva de água pela transpiração.

O vinagre, por exemplo, pode ser misturado na lavagem para ajudar a retirar o mau cheiro. Basta adicionar um copo de vinagre a cada litro de água e deixe as roupas de molho por mais ou menos 30 minutos. Depois desse tempo, é só retirar e lavar normalmente.

Como parar de transpirar nas axilas de forma excessiva

  1. Escolha a roupa adequada. ...
  2. Seque-se bem após o banho. ...
  3. Mantenha-se hidratado. ...
  4. Depile suas axilas. ...
  5. Evite alimentos que estimulam o suor.

Às vezes, o que causa mau cheiro nas axilas é o uso impróprio do desodorante ou antitranspirante. Um erro muito comum é passar desodorante com as axilas ainda molhadas do banho, o que atrapalha a absorção pela pele e o produto não age de forma eficaz. Sempre aplique seu desodorante ou antitranspirante nas axilas secas.

Uma dica para transpirar menos é usar roupas de cores claras e tecidos leves, como o algodão e o linho, que ajudam a pele respirar e o suor a evaporar com mais facilidade. Use sandálias ou chinelos para facilitar a transpiração pelos pés, tendo em vista que liberamos cerca de meio litro de suor por dia pelos pés.

“A gordura prende o calor dentro do organismo. Quem é magro tem mais dificuldade em manter os órgãos vitais aquecidos”, afirma. “Da mesma maneira, no verão, quem é mais gordinho sofre mais, porque não consegue perder calor”, explica.

As pessoas costumam fazer a relação do suor com a perda de gordura porque, quando praticamos muitas atividades físicas e suamos. Porém, é preciso ressaltar que uma pessoa que está suando não está necessariamente emagrecendo. Emagrecemos somente quando acontece a queima de gordura.

Mas saiba que também é verdade que pessoas obesas normalmente transpiram mais do que pessoas magras. E isso também decorre do fato de ser mais difícil controlar a temperatura, e diminuir o calor corporal, com um grosso e espesso panículo adiposo impedindo as trocas de calor do meio interno com o meio externo.

O suor na atividade física
Por exemplo, se o indivíduo realizar exercício em um local quente e não transpirar, provavelmente ele tem algum déficit no mecanismo de regulação de temperatura. Nesse caso, é importante procurar um médico para avaliar o caso.

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS E DIAGNÓSTICO: Diante de exercícios ou de exposição a um ambiente quente, os pacientes podem apresentar hipertermia, fraqueza, lassidão, rubor facial, náusea, vômito, dor de cabeça, tontura ou palpitações. Dor em pontada e urticária colinérgica são frequentemente observadas.