Por que tem gente que não acredita no aquecimento global?

Perguntado por: fguimaraes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

O que são os Negacionistas do Clima? Os negacionistas do clima são as pessoas que não acreditam no aquecimento global decorrente da intervenção humana. Também podem ser chamados assim os indivíduos que creem no aumento da temperatura, mas contradizem o fato de que o fenômeno é provocado pelo homem.

População está alinhada com relatório de grupo da ONU mostra que o aquecimento global é "inequívoco" e que é "extremamente provável" que sua causa tenha origem humana. Na opinião de 85% dos brasileiros, o planeta está se aquecendo, e 72% concordam que as atividades humanas contribuem muito para o fenômeno.

Em geral, os defensores da tese do Aquecimento Global baseiam-se em dados do IPCC, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, órgão ligado à ONU (Organização das Nações Unidas).

Emissões industriais – Os gases lançados pelas indústrias são os maiores causadores do efeito estufa.

A principal entre as causas do aquecimento global, segundo boa parte dos especialistas, seria a intensificação do efeito estufa, um fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na superfície terrestre, mas que estaria sendo intensificado de forma a causar prejuízos.

Os sete principais países capitalistas do mundo – EUA, China, Japão, Inglaterra, França, Alemanha e Rússia – são responsáveis por mais de 80% da produção desses gases. Somente os EUA são culpados por 25% das emissões de dióxido de carbono do planeta e consomem 70% da madeira extraída da floresta amazônica.

A principal causa desse problema climático que afeta todo o planeta é a intensificação do efeito estufa, fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na Terra e que vem apresentando uma maior intensidade em razão da poluição do ar resultante das práticas humanas.

Portanto, podemos observar que o Aquecimento Global não é um fato totalmente comprovado, porém a sua inexistência não pode ser ainda colocada como uma certeza. Além disso, é preciso lembrar que a emissão de gases poluentes e o desmatamento das florestas não devem continuar.

O mundo já aqueceu quase 1,1 grau Celsius no último século e meio. Em cada cenário, disse o relatório, o mundo vai ultrapassar a marca de aquecimento de 1,5 graus Celsius na década de 2030, mais cedo do que algumas previsões anteriores diziam. Segundo os dados, o aquecimento aumentou nos últimos anos.

Se não existisse o efeito estufa a temperatura média na Terra seria em torno de –15°C e não existiria água na forma líquida, nem vida.

Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade.

Consequências do efeito estufa
Outro efeito seria o derretimento gradual das calotas polares, fenômeno que seria responsável pela elevação média no nível dos oceanos, inundando cidades litorâneas e causando prejuízos sociais e humanitários.

A estimativa de que a temperatura mundial deve aumentar 1,5º C aumentou constantemente desde 2015, quando a probabilidade era quase 0. Houve 10% de chance de aumento para os anos entre 2017 e 2021. Para o período 2022 – 2026, essa probabilidade aumentou para quase 50%.

Restaurar e reflorestar 18 milhões de hectares de florestas até 2030; Alcançar, em 2030, a participação de 45% a 50% das energias renováveis na composição da matriz energética; Recuperar 30 milhões de hectares de pastagens degradadas; Incentivar a ampliação da malha ferroviária.

Estima-se que a temperatura média global em 2022 tenha sido 1,24 ° C (2,24 ° F) acima da temperatura média de 1850-1900, um período frequentemente usado como linha de base pré-industrial para metas de temperatura global. Isso é ~ 0,03 ° C (~ 0,05 ° F) mais quente do que em 2021.

6 atitudes para ajudar a conter o aquecimento global no dia a dia

  1. 1 – Consuma menos carne. A agropecuária é a principal responsável pela emissão de gases de efeito estufa no Brasil. ...
  2. 2 – Não desperdice alimentos. ...
  3. 4 – Busque alternativa para o transporte. ...
  4. 5 – Consumo consciente. ...
  5. 6 – Cobre políticas públicas.

Isso porque as mudanças climáticas alteram a forma como correntes marítimas, correntes de vento e outros fenômenos meteorológicos funcionam ao redor do mundo, gerando eventos meteorológicos extremos - tanto de frio quanto de calor.

Se todo o manto de gelo da Antártica derretesse, poderia elevar o nível do mar em cerca de 57 metros, mais do que nove vezes mais a quantidade que poderia ser liberada pela Groenlândia. As outras geleiras e mantos de gelo do mundo contêm água mais do que suficiente para causar grandes problemas às cidades costeiras.

“A partir dessas rochas, a equipe mostrou que houve uma queda maciça no nível de vida na Terra há 2 bilhões de anos. Isso coincidiu com grandes mudanças nos níveis de oxigênio no planeta. Antes da extinção, cerca de 2 bilhões de anos atrás, havia um grande aumento na quantidade de oxigênio na atmosfera.”