Por que Tamar foi amaldiçoada?

Perguntado por: imarques . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Gênesis: Tamar é amaldiçoada ao dar à luz filhos de Judá; saiba por quê · Notícias da TV.

Sem chance de melhorar de vida, ela teve a ideia de engravidar de Judá para reconquistar seu lugar na família do veterano. Gênesis é uma adaptação livre do primeiro livro da Bíblia.

Tamar (Juliana Xavier) em Gênesis; jovem vai dar a volta por cima e se livrar de punição. Tamar (Juliana Xavier) escapará por um triz de ser queimada viva por adultério em Gênesis. Ela conseguirá provar sua inocência ao mostrar o selo de Israel (Petrônio Gontijo), que terá pego ao arrastar o sogro para cama.

Judá, um dos filhos de Jacó, resolveu morar distante da sua família. Casou-se com uma mulher cananéia e teve filhos. Seu primeiro filho, chamado Er, casou-se com uma jovem de nome Tamar. Mas a Bíblia conta que Er "era perverso perante o Senhor, pelo que o Senhor o fez morrer" (Gênesis 38.7).

Gênesis: Judá vive desgraças e se culpa por ter vendido José como escravo.

Vale lembrar que Amnon estuprou Tamar porque ele a forçou, a violentou, ela não teve culpa nenhuma, seu interesse era meramente saciar sua lascívia, sendo que nesse jogo desigual de poder, o sujeito feminino está suscetivelmente em demasiada desvantagem. Tamar reagiu e pediu a ele que não a violentasse, ela disse não!

A história de Tamar não termina bem. Embora Absalão eventualmente vingue sua irmã ao assassinar Amnon, Tamar vive o resto de seus dias em luto, morando na casa de Absalão. Seu papel na narrativa termina aqui, mas seu impacto continua.

O nome Tamar surgiu a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, pelo espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.

Er

Na narrativa Bíblica Tamar casou-se com Er, primeiro filho de Judá, mas Deus fez com que seu marido morresse devido ao seu próprio mal proceder, deixando Tamar viúva.

O amor erótico de Amnom transformou-se em ódio depreciativo, e ele mandou que Tamar fosse posta na rua. Rasgando sua veste listrada que a distinguira como filha virgem do rei, e com cinzas sobre a cabeça, Tamar encontrou-se com Absalão.

  • Perez
  • Zerah

Nos próximos capítulos da reta final de "Gênesis", Judá (Thiago Rodrigues) vai engravidar a própria nora, Tamar (Juliana Xavier), depois que sua mulher, Muriel (Rhaisa Batista), e os filhos morrem por decisão de Deus.

Tamar, por sua vez, sendo estrangeira e participante da família, pelo casamento, mesmo após a morte do marido, não teve a sua vida por preciosa e buscou descendência para o seu marido. Podemos afirmar de Tamar, que ela foi uma mulher sábia, pois edificou casa ao seu marido, mesmo ele sendo perverso aos olhos de Deus.

Eles tiveram três filhos, Er (primeiro marido de Tamar), Onã (segundo marido de Tamar) e Selá (a quem Judá se recusou a dar a Tamar em casamento porque seus dois primeiros filhos haviam morrido). Judá e Tamar, sua nora, tiveram dois filhos gêmeos, Perez e Zerá (Gênesis 38:27-30).

O filho mais velho de Judá e de Tamar, Perez, foi ancestral do rei Davi, quem segundo São Mateus, foi ancestral de José, o pai de Jesus Cristo, o filho de Deus.

de Judá, e foi o irmão gêmeo de Perez. O texto diz que. ele foi chamado Zerá porque quando ele enfiou a mão. antes de nascer, a parteira amarrou um fio escarlate.

Ele disse que Israel e Judá eram irmãs que tinham-se casado simbolicamente com o Senhor. Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

Mais de cem anos depois, a Babilónia conquistou o Reino de Judá, exilando a maioria dos seus habitantes e destruindo Jerusalém e o Templo (586 AC).