Por que sushi e cru?

Perguntado por: ucarvalho . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

No período Edo (séculos XVII a XIX), o arroz passa a ser temperado com o vinagre e o peixe, devido à fartura de pescados e frutos do mar na baía de Tóquio, passa a ser consumido cru e fresco. Surgiu assim o hayazushi.

Os hot rolls são rolinhos empanados e fritos e devem ser servidos quentes. Daí o nome hot (quente) roll (rolinho). Desse tipo de sushi é derivado o hot filadéfia, também com cream cheese, muito apreciado nos restaurantes brasileiros. Entretanto, existem diversas possibilidades de recheio.

A anisaquíase é uma infecção causada por um parasita do gênero Anisakis sp., que é encontrado principalmente em frutos do mar, como crustáceos, lula e peixes contaminados. Por esse motivo, este tipo de infecção é mais comum em culturas nas quais existe o hábito de ingerir comida crua, como sushi, por exemplo.

No caso dos peixes, eles são consumidos crus por uma questão cultural e de sabor. O hábito de comer peixe cru está associado a uma questão cultural importada de países de origem asiática.

Contaminação dos seres humanos pelo Anisakis
Como já mencionado, o homem contamina-se com o parasito Anisakis quando ingere carne crua ou malpassada de peixes contaminados. Salmão, arenque, cavala e lula costumam transmitir espécies de Anisakis enquanto Alabote e anchova transmitem espécies de Pseudoterranova.

No caso de carne e peixe crus, duas bactérias se destacam: a Salmonella e a Listeria monocytogenes. A Salmonella está no topo da lista das bactérias causadoras de surtos de doenças alimentares no País. Já sobre a Listeria pouco se sabe, pois o Brasil não contabiliza e nem notifica infecções causadas por ela.

Os peixes crus e os seus benefícios
São fontes de proteínas, vitaminas e minerais eles são fundamentais para proporcionar bem-estar para o nosso organismo: Salmão: Fonte ômega 3, o ácido graxo é responsável por atuar na prevenção das doenças cardiovasculares, tornando o coração forte e saudável.

Nutricionalmente, o sushi pode ser vantajoso, desde que consumido com moderação, por ser: Rico em hidratos de carbono de absorção lenta; Ter um elevado teor de gordura insaturada e fonte de ácidos gordos ómega 3; Rico em iodo, ferro, potássio e fósforo e em vitaminas A e do complexo B.

Em comparação com outros países, os ovos no Japão são considerados muito menos contaminados por salmonela, uma das causas de intoxicação alimentar e, portanto, os ovos crus podem ser consumidos sem preocupação. A maneira mais popular de comer ovos crus é o "Tamagokakegohan" (TKG).

Salmão no sushi foi ideia da Noruega que mudou tradição japonesa - 29/09/2021 - UOL Nossa.

A explicação mais recorrente é que no Japão as mulheres eram proibidas de exercer a atividade por terem as mãos mais quentes - o que poderia interferir no sabor e preparo do peixe cru.

Hot roll. Queridinho por muitos, o hot roll é um sushi empanado e frito, tendo sido inventado há alguns anos nos Estados Unidos. O recheio leva tradicionalmente cream cheese, vegetais ou frutos do mar, além de opções com molho tarê e elementos agridoce.

Felizmente, a culinária oriental é bastante rica e existem várias opções de comida japonesa disponíveis que contam com alimentos cozidos e fritos.
...
Opções de comida japonesa para quem quer fugir do peixe cru

  1. Tempurá ...
  2. Gyoza. ...
  3. Yakisoba. ...
  4. Yakimeshi. ...
  5. Sukiyaki. ...
  6. Kushikatsu.

O que é anisaquíase? Conhecida popularmente como verme do sushi, trata-se de uma infecção causada por um parasita do gênero Anisakis sp.. Assim, a fama relacionada ao prato oriental é que esse parasita é encontrado principalmente em peixes e frutos do mar, como crustáceos e lula.

“Sabe-se que o salmão, por exemplo, pode ter alguns parasitas, mas há espécies mais “limpas” como o ruivo, ou até alguns peixes criados em aquacultura, que podem ser utilizadas com maior segurança”, exemplifica Maria João Santos.

Não é indicado comê-los mais de duas vezes por semana". Por outro lado, a profissional afirma que maki sushis normalmente são feitos de peixes com menos mercúrio, o que significa que pode comer mais. Isso inclui salmão, siri e camarão. Se está grávida ou a amamentar, a recomendação é evitar qualquer sushi cru.

Foi um cozinheiro japonês chamado Hanaya Yohei (1799-1858) o criador do niguiri zushi, bolinho de arroz prensado e coberto por uma lâmina de peixe que deu forma ao sushi como o conhecemos agora.

Apesar de ser considerado uma carne bem nutritiva, órgãos como a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) não recomendam a ingestão de salmão mais de duas vezes por semana devido a diversos tipos de contaminantes presentes no peixe (se for salmão proveniente de aquicultura, esse número passa a uma vez por ...

Continuar lendo Qual sushi não é cru?