Por que surgiu a psicanálise?

Perguntado por: mtavares7 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

A psicanálise nasceu a partir da escuta deste médico que descobriu uma forma de acolher e tratar o sofrimento psíquico. Ele recebia aqueles que os outros médicos não sabiam como tratar e se dispunha a escutar o que eles diziam sobre seus sintomas, que se expressavam em cegueiras, dores, paralisias.

A origem da história da Psicanálise está relacionada à vida de seu fundador, Sigmund Freud (1856-1939). Freud utilizou elementos observados a sua volta como base para criar suas teorias sobre a mente e o comportamento humano. Freud buscou compreender e explicar a gênese da histeria, da psicose e da neurose.

O desenvolvimento da Psicanálise tem como pano de fundo a Europa pós Iluminista, onde fervilhavam os ideais da ciência pragmática e do positivismo. É neste cenário que Freud postulava suas teorias e debatia contra qualquer tipo de pensamento religioso ou dogmático-teológico.

A psicanálise traz a ideia do inconsciente como a parte mais significativa dos processos mentais, influenciando todo o modo de viver dos sujeitos. Para Freud, o inconsciente é constituído de desejos e pulsões, que reprimidos podem gerar efeitos nocivos à saúde psíquica do sujeito (neuroses).

A origem da psicanálise se dá no século XIX a partir dos estudos da psique humana pelo médico Sigmund Freud, em 1881, quando ainda trabalhava no Hospital Geral de Viena. Segundo Freud, a psicanálise seria a “profissão de pessoas leigas que curam almas”.

A Psicanálise é um campo de investigação teórica e clínica da psique humana, ou em outras palavras, é o campo de estudo preocupado em explicar o funcionamento da subjetividade humana, auxiliando no tratamento de transtornos mentais. Fundada por Sigmund Freud, destaca processos mentais inconscientes.

A formação em psicanalise pode promover uma transformação pessoal e facilitar a convivência com situações difíceis e dolorosas. O Psicanalista é o profissional que conduz esse processo de mudança no alivio de traumas, dores psicológicas da vida do indivíduo como um todo.

Sigmund Freud foi nomeado ao Prêmio Nobel 13 vezes (12 delas para o Nobel de Medicina e 1 vez para o de Literatura), mas não ganhou nenhum deles. À época, seus críticos defendiam que a psicanálise era uma prática sem fundamentos.

O inconsciente é a chave da psicanálise
Freud descobriu que muitos comportamentos conscientes são influenciados por forças inconscientes, como memórias, impulsos e desejos reprimidos.

Dentre as principais inovações de Freud está a sua descoberta do inconsciente e os avanços relação ao tratamento da neurose. Além disso, há o famoso complexo de Édipo, por Freud teorizado, e suas descobertas com relação aos sonhos.

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico e pesquisador austríaco que criou a Psicanálise, método utilizado para o tratamento de doenças mentais. Suas teorias modificaram a maneira de ver o ser humano e influenciaram a Medicina, a Educação, as Artes, tornando-o um grande ícone do século XX.

O artigo versa sobre os quatros conceitos considerados por Lacan como fundamentais da psicanálise: inconsciente, repetição, transferência e pulsão.

Freud recomenda aos psicanalistas: “conter todas as influências conscientes da sua capacidade de prestar atenção e abandonar-se inteiramente à memória inconsciente. (...) Simplesmente escutar e não se preocupar se está lembrando de alguma coisa.

“Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte.”

Então, de maneira resumida, a psicologia se baseia em dados sólidos e concretos para fundamentar seus estudos. Enquanto a psicanálise baseia seus estudos no inconsciente, estudando e investigando todas as suas particularidades.

Dentre muitos, podemos dizer que os principais benefícios da psicanálise são: aliviar o sofrimento psíquico, proporcionar uma vida mais consciente e responsável, ressignificar traumas e sentimentos, promover o amadurecimento emocional e o autoconhecimento.