Por que suar não emagrece?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

O suor causa a perda de gordura? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o suor NÃO emagrece. Isso porque, como citamos anteriormente, ele nada mais é do que a perda de água do nosso organismo (normalmente decorrente de desidratação).

Suar não emagrece. A única correlação direta entre suor e emagrecimento se dá através do fato de que, quando fazemos exercício físico, acabamos por suar. Mas isso não se dá, necessariamente, porque estamos perdendo peso. Isso se dá porque, quando fazemos exercício físico, nosso corpo fica mais aquecido.

O que se perde na transpiração
O suor é constituído principalmente por água e por pequenas quantidades de minerais como sódio, potássio, cálcio, magnésio, entre outros. Durante a prática de exercício intenso pode perder-se entre dois e quatro litros de água numa hora.

Sinal #1 De Que Você Está Queimando Gordura — Você Está Fazendo Muito Xixi. Sinal #2 De Que Você Está Queimando Gordura — Sua Fome Compulsiva Desaparece. Sinal #3 De Que Você Está Queimando Gordura — Sua Pressão Arterial Volta Ao Normal.

De maneira resumida, em um mês, você pode perder, em média, de 3 a 4 quilos se seguir um plano bastante rígido. Assim, um quilo de gordura corporal é equivalente a 3.500 calorias. Portanto, o cálculo funciona assim: para perder dois quilos por semana (7 mil calorias), você deve perder 1.000 calorias por dia.

A gordura é um isolante térmico natural, portanto pessoas acima do peso retém mais o calor e acabam transpirando mais. As pessoas que estão acima do peso ideal possuem também mais células corporais, deixando o metabolismo mais acelerado e, consequentemente, elevando a temperatura do corpo e a produção de sudorese.

Se você quer perder gordura abdominal, terá que se movimentar e isso significa fazer uma atividade aeróbica, como correr, andar de bicicleta, nadar ou caminhar. É a única maneira de acelerar o metabolismo. Também experimente o pilates e a ioga.

Quando você queima mais calorias do que consome, o corpo se volta para o seu armazenamento de gordura para obter energia. A gordura, então, deixa o corpo como água através do suor ou da urina, ou através dos pulmões, como monóxido de carbono.

Suar durante o treino é normal. Afinal, o suor é um mecanismo de termorregulação do corpo, e a transpiração e a sua evaporação são formas que o organismo encontra para se resfriar quando há uma produção de calor, como a proporcionada pelos treinos.

Para que serve o suor? A sudorese auxilia no processo de termorregulação, que nada mais é do que o controle da temperatura corporal, assim como na hidratação da pele e no equilíbrio de fluídos e eletrólitos. O suor é formado principalmente por água, eletrólitos, sais minerais e aminoácidos.

Evitar comer cebola, alho e comida muito condimentada ou picantes, pois podem aumentar a intensidade do odor corporal; Utilizar roupa de algodão e trocá-la diariamente; Depilar as axilas ou manter os pelos curtos; Usar desodorante antitranspirante diariamente.

Os chamados alimentos termogênicos, como o café, o chá verde, o alho e a cebola, aceleram o metabolismo e aumentam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. O resultado é maior transpiração. O mesmo acontece com proteínas e carboidratos em excesso. Não é só isso.

Além da região abdominal, braços e tórax são outras partes em que a este tipo de gordura se concentra. Por outro lado, partes do corpo como quadris, nádegas e coxas são foco de gordura não metabolicamente ativa, ou seja, são áreas em que o emagrecimento é mais difícil de ocorrer.

Durante a noite, o nosso corpo perde de 450 g a 900 g. A maior parte desse peso é de água.

Olá, o que ocorre é que muitas vezes você perdeu gordura e ganhou massa muscular ou está mais hidratado. Por isso, o peso permanece igual ou as vezes até aumenta. A gordura apresenta mais volume, assim, visualmente, quando perde ela aparenta mais magro. Continue firme que logo atingirá o resultado que espera.

Um plano feito pela professora de educação física Adriana Piacsek, da assessoria esportiva TPM, mostra que é possível, sim, emagrecer 1kg por semana caminhando só meia horinha por dia! Você pode perder cerca de 1.000 calorias em uma semana alternando três dias de caminhada com dois dias do seguinte plano: 10 min.

Os treinos chamados de Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) são mais eficazes para aumentar a queima de gordura do que os aeróbicos.

Pesquisadores da revista inglesa Current Biology revelaram que o metabolismo queima 10% mais calorias entre as 17h e às 19h, mesmo em repouso.

Abacaxi. Com 52 calorias a cada 100 gramas, o abacaxi ajuda a emagrecer porque tem efeito diurético, ajudando a eliminar a retenção de líquido e as toxinas do nosso organismo. Ademais, essa fruta também contém muitas fibras, que prolongam a saciedade e estimulam o bom funcionamento do intestino.