Por que sou tão solitário?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Quando alguém se sente solitário, é tomado por uma forte ansiedade causada pela ausência de conexão com outros seres humanos, tanto no momento presente quanto nas perspectivas futuras.

É possível sentir-se isolado mesmo entre amigos ou em família. A solidão revela a necessidade dos seres humanos de sentirem-se profundamente vinculados a outras pessoas. Em outras palavras, para a saúde emocional humana, a simples presença do outro não basta. Precisamos desenvolver vínculos.

Veja a seguir, oito coisas para fazer quando você estiver solitário:

  1. Monte uma lista de coisas para fazer. ...
  2. Faça atividades físicas. ...
  3. Conheça lugares novos. ...
  4. Ajude o próximo. ...
  5. Escute músicas que ama. ...
  6. Leia livros. ...
  7. Medite. ...
  8. Fale com amigos e familiares.

Pessoas que gostam de estar só têm um nível maior de autoconhecimento porque são mais reflexivas e observadoras. Elas possuem mais consciência dos seus pontos fortes e fracos e, por isso, têm mais facilidade em conquistar seus objetivos.

A solidão associa-se a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stress, mas também em nível físico, como a hipertensão e problemas cardiovasculares”, diz a psicóloga Ana Valente.

Significa que você valoriza e respeita sua individualidade, seu próprio espaço. Todos nós precisamos curtir a nossa própria companhia, estar bem conosco, entender como a nossa essência se manifesta e tem se manifestado. E é por isso que é tão importante entender que nem sempre estar sozinho significa ser solitário.

Para a psicologia, o sentimento de solidão é uma resposta emocional quando as pessoas ficam em um isolamento complexo e desagradável. Além disso, pode apresentar, de modo geral, sentimentos de ansiedade por conta da falta de conexão ou comunicação com outras pessoas.

Entretanto, segundo psicólogos, os casos de solidão entre os adultos mais jovens estão ficando mais comuns.
...
Como quebrar esse ciclo?

  1. Procure novos ares. ...
  2. Faça academia. ...
  3. Faça voluntariado. ...
  4. Fortaleça relacionamentos existentes. ...
  5. Faça terapia. ...
  6. Pratique o autocuidado.

A solidão dói e com ela vem o sentimento de inadequação, baixa autoestima e desespero, sentimentos que acompanham a solidão e transbordam em formas de atitudes, palavras, posturas e queixumes. De fato, os seres humanos não nasceram para viverem sós.

Ficar sozinho pode ser saudável

  • Melhora a concentração e a produtividade. ...
  • Maior expressão de criatividade. ...
  • Melhora os relacionamentos. ...
  • Aumenta a empatia. ...
  • Comer fora. ...
  • Passear no parque. ...
  • Viajar.

O depressivo muitas vezes se isola porque a presença de outras pessoas ou a permanência em ambientes públicos e cheios incomodam-no intensamente. A vontade de se resguardar e ficar só deve ser respeitada pela família e pelos amigos, sem cobrança ou julgamento.

Na solidão, o indivíduo entende que a harmonia e a paz de espírito só podem ser encontradas dentro dele mesmo. Dedique um breve instante a fechar os olhos, abrir seu coração e sentir todo o amor que vem de dentro dele, no seu silêncio natural e saudável.

Ficar sozinho por muito tempo aumenta a liberação do cortisol pelo cérebro, o chamado “hormônio do estresse”. E os efeitos são semelhantes ao de estar estressado: maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, diminuição da imunidade e surgimento de sintomas de depressão e ansiedade.

João 16:33: “Tenho-vos dito essas coisas para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Se há alguém que compreende a solidão, essa pessoa é Jesus Cristo. Ele realizou Sua Expiação para que nós verdadeiramente nunca tenhamos que nos sentir sozinhos.

Como falamos antes, é cem por cento possível viver bem sozinho, ou com contato social reduzido; esse estado é chamado de solitude. Mas, se estar sozinho é algo que causa grande angústia ou desconforto, então a pessoa está sofrendo com solidão. Sintomas de ansiedade não surgem por solitude, mas por solidão.