Por que sou tão desatento?

Perguntado por: uveiga . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Muitas vezes, a pessoa está sem foco na atividade que desenvolve e isso ocasiona não somente a falta de atenção, mas também uma possível desorganização na vida - aconselha. Segundo ele, é importante ter objetivos claros e foco para atingir metas. Essa atitude pode ajudar tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Chega de procrastinar! Siga essas dicas para se tornar mais objetivo e menos distraído

  1. Divida o tempo e as tarefas. ...
  2. Busque parcerias. ...
  3. Faça coisas que ame. ...
  4. Não tente ser perfeito. ...
  5. Elimine as distrações. ...
  6. Ser focado e produtivo é difícil para todo mundo.

Psicólogo: A distração aparece porque algum assunto interno ou externo está chamando mais a atenção e pode se tornar incontrolável voltar o foco para onde pretendia inicialmente.

A dificuldade de atenção passageira pode ser causada por algumas disfunções do nosso organismo. "Aspectos emocionais e doenças, como anemia, depressão e ansiedade. podem estar associadas ao problema", explica Paulo.

As causas mais comuns para a falta de foco são as noites mal dormidas, a depressão e o uso incorreto do tempo. Quando a pessoa não consegue ter boas horas de sono, ela estará mais exposta ao mau humor e à irritação, o que pode fazer com que ela perca seus principais focos e sua produtividade.

A pessoa adulta com TDAH pode apresentar grande agitação, física e também mental. O adulto com TDAH apresenta uma frequente alteração de humor. Segundo a Associação Brasileira de deficit de Atenção, adultos com TDAH apresentam com frequência problemas com uso de álcool, drogas, ansiedade e depressão.

Geralmente também é desastrada, desatenta e se distraí por qualquer coisa. Não é raro que esse perfil de criança apresente dificuldade de aprendizagem e de relacionamento, que receba rótulo de rebelde, preguiçosa ou “cabeça de vento”…

Alguns cursos de faculdades adequados para pessoas com TDAH incluem Administração, Design, Comunicação, Tecnologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Educação, Artes Visuais, Marketing, Engenharia e Ciências da Saúde. Por isso, conheça uma lista das melhores profissões para quem tem TDAH. 1. Trabalhos agitados.

Como vimos, a dificuldade de concentração pode ter diferentes causas, como depressão, Síndrome de Burnout, estresse, entre outros. Caso perceba algum sintoma relacionado ao problema, lembre-se de marcar uma consulta com um profissional especializado para que ele possa indicar o melhor tratamento para você!

Os problemas da ansiedade envolve nervosismo e medo, enquanto os sintomas do TDAH estão principalmente relacionamos a concentração e foco. O paciente com ansiedade tem dificuldade de se concentrar em situações que deixam ansioso como: Medo. Apreensão.

Pode ser que se trate de um caso de Transtorno de Déficit de Atenção (TDA). Diferente do TDAH, o TDA se caracteriza exclusivamente pela desatenção e problemas relacionados à memória, atenção, desorganização e concentração. Ou seja, não há a presença dos sintomas associados à hiperatividade.

Como eliminar hábitos de distração treinando seu cérebro

  1. Organize e prepare seu cérebro. Antes de qualquer tarefa, primeiro relaxe sua mente. ...
  2. Siga apenas um foco. Reserve um tempo para identificar qual é seu foco naquele momento. ...
  3. Economize energia. ...
  4. Vá treinando seu cérebro. ...
  5. Saiba ouvir com atenção.

O Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) é uma síndrome, onde a característica principal é a desatenção e a dificuldade em se concentrar. Essa condição costuma aparecer ainda na infância, dificultando a vida social da criança.

A incapacidade básica de prestar atenção, típica do TDAH, costuma gerar uma gama de comportamentos “mal vistos” dentro de um relacionamento como parecer não ouvir o outro, não perceber os sentimentos do outro, não lembrar datas ou acontecimentos importantes do casal, não dividir as tarefas da casa e não se lembrar de ...