Por que sou tão ansiosa?

Perguntado por: rmarinho . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Os distúrbios de ansiedade são provocados por desordens do sistema nervoso simpático que liberam na circulação quantidades muito altas de hormônios envolvidos na reação de estresse. Quando não tratados, o risco de o indivíduo desenvolver transtorno do pânico é alto.

É possível diminuir a ansiedade em um momento de crise com simples hábitos, como escutar uma música que gosta, controlar a respiração e a expiração, trazendo a sua mente ao presente, ficando menos no celular e, consequentemente, nas redes sociais.

O importante é saber o momento certo de procurar ajuda. A doutora explica que “quando a crise de ansiedade passa afetar a vida da pessoa, ela deve procurar um médico. Por exemplo, quando isso afetar um relacionamento ou o trabalho, ficando tão ansiosa que acaba não conseguindo desenvolver suas tarefas diárias”.

Escute mais. Ouvir mais do que falar é a melhor alternativa para ajudar a pessoa em um momento de ansiedade. Tente não fazer julgamentos para não desmotivar o desabafo. Porém, respeite o tempo de cada um e evite forçar o diálogo, já que isso pode causar mais ansiedade.

Segundo um novo estudo da revista Current Biology, quem sofre de ansiedade percebe o mundo de um jeito diferente – e isso se explica por variações no cérebro. Tudo tem a ver com a plasticidade do cérebro, ou a capacidade do órgão de se reorganizar e formar novas conexões.

A ansiedade é uma emoção natural dos seres humanos, um sentimento universal e adaptativo, que ocorre frente a um estado de tensão e sensação de perigo. Os sintomas mais prevalentes da ansiedade são problemas estomacais, alteração no sono, falta de concentração e batimentos cardíacos acelerados.

"Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso. Elas temem o futuro e acham muito difícil evitar esse tipo de preocupação", descreve a pesquisadora.

Uma pessoa com ansiedade normalmente sente muita agitação (cognitiva e de comportamento), tensão muscular, sudorese, tonteiras, dificuldade respiratória, taquicardia e rubor facial. Esses sintomas são manifestados em conjunto, podem ser experienciados alguns deles ou todos.

Calafrios
Normalmente, estão ligados a um evento em que o indivíduo não se sente no controle, colocando-se então em estado de alerta. Ter calafrios constantes pode ser sinal de transtorno de ansiedade.

Estímulo: pressione com os dedos médios, anulares e indicadores e segure por alguns segundos. Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

A ansiedade noturna é desencadeada pelos altos níveis de estresse gerados ao longo do dia, seja por questões profissionais ou pessoais. À noite, depois que as obrigações se encerram, recebemos menos estímulos à distração e abrimos espaço para as preocupações.

Diferente da ansiedade, a depressão não é normal mesmo em dosagem baixa. Ela não é saudável em nenhum aspecto e só tem impactos negativos na vida do paciente. Tanto o transtorno de ansiedade quanto a depressão paralisam o indivíduo.

Segue algumas frases que não se deve falar em momentos de crise de ansiedade:

  1. Fique calmo. ...
  2. Eu também sou ansioso. ...
  3. Isso é bobagem, vai passar. ...
  4. Você consegue, enfrente esse medo. ...
  5. Beba alguma coisa para relaxar. ...
  6. Foi alguma coisa que eu fiz? ...
  7. Não pense nisso. ...
  8. Nada de ruim vai acontecer.

A diminuição da velocidade de raciocínio está entre os sintomas da depressão. Isso porque pessoas deprimidas ficam com o pensamento mais lento e demoram mais para entender algo. Em muitos casos, elas se perdem em suas próprias falas e ideias. A sensação é de que existe uma neblina mental atrapalhando seus pensamentos.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
Os prejuízos do TAG são muito grandes, pois a pessoa sente-se paralisada, sem conseguir realizar suas atividades além de enfrentar problemas para dormir (insônia), dores de cabeça, indisposição, angústia e tensão constante.

A ansiedade passa a ser patológica quando começa a prejudicar o dia a dia, causando transtornos físicos e emocionais e interferindo na qualidade de vida do indivíduo, que não consegue controlá-la.

Tipos de ansiedade: conheça 6 tipos

  1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) Esse é o tipo mais comum e frequente de ansiedade. ...
  2. Fobia social. ...
  3. Síndrome do Pânico. ...
  4. Agorafobia. ...
  5. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ...
  6. Estresse pós-traumático.