Por que sou ou porque sou?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quando usar porque? Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Nesse caso, o “porque” vira sinônimo da palavra "motivo". O professor exemplifica: “Qual é o porquê de tanta tristeza?". É o mesmo que perguntar “Qual é o motivo de tanta tristeza?".

Esse tipo de porque, escrito junto e sem acento, indica uma justificativa, explicação ou a causa de alguma situação. Geralmente é utilizado em respostas e explicações.

A forma por que é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a "por qual razão", "por qual motivo". Exemplos: Desejo saber por que você voltou tão tarde para casa.

As perguntas indiretas são aquelas que vêm sem o ponto de interrogação. Nessas sentenças, o questionamento está subentendido. Nesses casos, devemos utilizar a expressão por que. ex: Gostaria de saber por que você não veio ontem.

Porque: é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa que faz a união de duas orações. Sinônimos: visto que, uma vez que, pois.

A sequência correta de preenchimento das lacunas é: “porque” (pois), “porquês” (substantivo), “por que” (por qual razão) e “por quê” (por qual razão, em final de frase, antes de sinal de interrogação).

Porque”: pode ser substituído pelas expressões “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de que”.

Significado de Por que
locução adverbial Por qual razão, motivo: por que ele ainda não chegou?[Gramática] Numa pergunta, busca saber a causa, o motivo, a razão de; geralmente apresentado no início de uma frase ou da oração.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Sendo a consulente falante de português europeu, deverá escrever porque, visto tratar-se de um advérbio interrogativo. A frase deverá ficar: «Porque não?»

A grafia correta da expressão é de repente, escrita de forma separada. O termo derrepente não existe na língua portuguesa, portanto, não deve ser usado. A expressão trata-se de uma locução adverbial, sendo formada pela preposição de e pelo substantivo masculino repente.

Por que (separado sem acento) Usa-se para fazer perguntas. Porque (junto sem acento) usa-se para responder perguntas. Por quê (separado com acento) Usa-se em final de frases. Porquê (junto com acento) Usa-se quando o "porquê" tem função de substantivo na frase.

Continuar lendo Sou teu Ou sou seu?