Por que soro hidrata mais que água?

Perguntado por: dmoura . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Porque o sal e o açúcar possuem elementos que fixam a água no organismo, evitando que ele se desidrate. A célula absorve a água através do sistema de transporte ativo, ou seja, a água tende a passar de um meio menos concentrado para um mais concentrado. De acordo com o pediatra Celso Eduardo F.

O principal fator é que a concentração de sal do soro fisiológico é de 0,9%, quase a mesma presente nos líquidos do nosso organismo, já a água contém agentes contaminantes que podem irritar a mucosa nasal, o que não ocorre no soro fisiológico.

Nos casos em que a falta de água no corpo é causada por vômitos ou diarreia, é recomendado observar cuidadosamente a quantidade de líquido expelido no momento de crise. Dessa maneira, é possível compensar tomando a medida equivalente em soro caseiro.

Essa alimentação, dada por meio da veia, contém substâncias que o organismo precisa, como glicose, proteína, vitaminas, sais, carboidratos etc. Já o soro glicosado (com glicose) não é suficiente para manter a vida. Ele prolonga a sobrevivência, mas a desnutrição continua.

O soro fisiológico é a solução hospitalar mais famosa. Também conhecido como cloreto de sódio a 0,9%, é muito usado para introduções na veia quando há diminuição de líquidos ou de sal no organismo. Além disso, pode ser utilizado para limpeza dos olhos e do nariz, em nebulizações e em feridas, como queimaduras.

Beber soro fisiológico não faz mal, desde que não seja em demasiado.

Desidratação
Nesses casos, o soro fisiológico ajuda a repor eletrólitos e água perdidos e manter o volume de líquidos adequado para o funcionamento do corpo.

Água mineral
É a mais indicada para acabar com o quadro. Além de repor o líquido, ela complementa o nível de sais minerais necessários para o corpo.

Hidralyte é destinado para reposição das perdas acumuladas de água e eletrólitos (reidratação) e manutenção da hidratação, após a fase de reidratação, como em quadros de doença diarreica aguda, de qualquer origem, por exemplo. HIDRALYTE® 45 Solução Oral pronta para beber.

Soro fisiológico é uma solução isotônica em relação aos líquidos corporais que contem 0,9%, em massa, de NaCl em água destilada. Cada 100mL da solução aquosa contém 0,9 gramas do sal (0,354 gramas de Na+ e 0,546 gramas de Cl-, com pH = 6,0).

O soro caseiro pode ser útil em casos de diarreia aguda, para evitar a desidratação, pois ajuda na reposição de água e eletrólitos. O que acontece é o seguinte: existe um transportador de glicose, o SGLT1, presente nos enterócitos (células intestinais).

Segundo o otorrinolaringologista Thiago Pontes, a higiene nasal deve ser feita com soro fisiológico. "Muita gente acredita que pode lavar o nariz com água da torneira, mas não é indicado, uma vez que substâncias como o cloro podem prejudicar a fisiologia nasossinusal."

Pode sim, sem problemas. Sempre lembrando que o ideal é dar água fervida e filtrada, em pequenas quantidades, várias vezes, conforme a aceitação da criança.

O Soro para Desidratação Pedialyte Zinco 45 Maçã é indicado para o tratamento de reposição de perdas de águas e eletrólitos. O medicamento mantém a hidratação, mesmo após diarréias agudas e vômitos. Pode ser usado em bebês, crianças e adultos.

O açúcar utilizado no tratamento é suficiente para repor as perdas, portanto, não leva a obesidade. Se utilizado em casos em que não há necessidade, pode ser estocado no organismo, contribuindo para ganhos de peso.