Por que sonhamos e temos pesadelos?

Perguntado por: ohilario3 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

O especialista explica que nosso cérebro tenta nos proteger de alguns sentimentos considerados perigosos, deixando-os “presos” no inconsciente. Enquanto dormimos, a “porta” que divide a parte consciente da inconsciente se abre e, é a partir desse encontro que os sonhos e pesadelos são formados.

Ter pesadelos de vez em quando é normal, podendo estar associado a estresse ou ansiedade, algum trauma, má higiene do sono ou medicamentos, no entanto, se se tornarem muito frequentes ao ponto de causarem angústia, má qualidade do sono, medo de ir dormir ou mesmo problemas ao longo do dia, podem ser considerados um ...

A diferença essencial entre eles é a reação: enquanto um pesadelo é tão intenso que acorda uma pessoa, o sonho ruim não faz isso. Em outras palavras: se te acordar, é um pesadelo. Se não, é um sonho ruim.

Faça algo para se distrair.
Pode ser ler um livro, assistir à televisão ou conversar com os amigos, por exemplo. O importante é se distrair e fazer algo que deixe você feliz. Se os temas do sonho continuam a incomodá-lo, lembre-se que sonhos não são reais e não há motivo para ter medo.

A Paralisia do Sono: quando seus pesadelos se tornam “realidade”. Você está dormindo em sua cama… de repente, acorda, mas, para sua surpresa, não consegue se mexer… “o que está acontecendo?” você pensa, enquanto olha para seu corpo, imóvel na escuridão do seu quarto. Enquanto isso acontece, você nota algo diferente.

Uma hipótese é que uma falta de sincronia entre mudanças na atividade cerebral e a atonia muscular na fase REM do sono seja o mecanismo responsável pela paralisia temporária. Mas, acredita-se que se trata de um fenômeno multifatorial.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

A isso chamamos Sonhos Lúcidos e é um pouco do que vamos ver a seguir. Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho.

Quando se tem um pesadelo, as sensações do sono profundo podem alcançar a realidade: é comum acordar suado, com a boca seca e até com o coração acelerado. Isso não chega a ser uma novidade. O que pouca gente imagina é que esse tipo de sonho pode resultar num ataque cardíaco.

Também não se deve tentar acordar a pessoa em crise, pois ela não está consciente e pode ter reações violentas. O tratamento é sempre voltado ao que provoca a crise, como sono e estresse. Casos mais graves são tratados com medicamentos. Dispositivo não suportado.

Ao sonhar com queda em um abismo, da escada montanha, ou qualquer outro lugar, você provavelmente vai acordar assustado. Isso significa o caminho entre a consciência e o inconsciente aconteceu rápido demais e precisa entrar no eixo. O sonho também indica estado de relaxamento profundo das musculaturas do corpo.

Ter pesadelo não é necessariamente um problema. Mas se é frequente e carregado de forte componente emocional, causando sofrimento, indica um transtorno”, afirma o neurologista Luciano Ribeiro, do Instituto do Sono, em São Paulo.

Durante a oração antes de dormir, foque nos agradecimentos pelo dia que passou e em colocar nas mãos de Deus o futuro que virá com o dia seguinte. Afastar-se dos medos do amanhã e saber confiar no que Ele nos reservou ajuda a acalmar a mente e relaxar.

Salmo 91: descanse no abrigo do Altíssimo. pode dizer ao Senhor: "Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio".

Divino Deus e Eterno Pai, a Ti Senhor, apresentamos a tristeza, a dor, o desespero, a preocupação e a insatisfação. Procuro-Te nesta madrugada para te suplicar: Meu Senhor, tende piedade das lutas que tenho enfrentado. Me acalma com a providência Divina, e me faz descansar com segurança e confiança em Ti.

Nem todas as manhãs nós acordamos lembrando do que sonhamos e isso é completamente normal. Mas de vez em quando a gente consegue até recordar os detalhes e contar para outras pessoas. Existem até mesmo pessoas que têm mais capacidade de lembrar dos sonhos do que outras.

É possível, sim, que haja certa constipação de sonhos, ou seja, pessoas que sonham realmente pouco. Em geral, isso estará atrelado a algumas situações específicas, como idade muito avançada, algum tipo de transtorno mental ou trauma que tenha afetado as regiões do cérebro envolvidas organicamente na produção onírica.

E é graças ao sono que o espírito se liberta do corpo e pode vivenciar outras experiências no plano espiritual, de acordo com a doutrina espírita. Segundo o decodificador do espiritismo Allan Kardec, no sono mais profundo ocorre o que se chama de 'emancipação da alma'.

Vale destacar que a paralisia do sono não é algo perigoso e que coloca sua vida em risco, pois, durante um episódio todos os seus órgãos continuam funcionando normalmente. Por isso, fique tranquilo e tente ao máximo não se desesperar.