Por que som de chuva acalma?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Segundo alguns estudos, eles funcionam sobrepondo os ruídos do ambiente e nos blindando de quaisquer barulhos aleatórios que possam incomodar e atrapalhar o sono. Além disso, um pequeno estudo de 2012 mostrou que o som de chuva ajuda a reduzir as ondas cerebrais, aumentando o sono estável.

"Nossa análise mostrou que os sons naturais por si só podem conferir benefícios à saúde... Os ambientes acústicos naturais oferecem indicações de segurança ou de um mundo ordenado sem perigo, permitindo o controle sobre os estados mentais, a redução do comportamento relacionado ao estresse e a recuperação mental."

Onomatopeia de chuva: chuá

O seu corpo amolece, sua respiração se acalma e todas as ações que se tem após pegar no sono, não se possui o menor controle. Analisando assim, é possível notar o quanto o ato de dormir é singular. É gostoso, porém bizarro.

Som de CHUVA com Frequência de 432Hz para Dormir 1h40 - YouTube.

A solução natural para dormir melhor com barulho e luz em qualquer lugar é usar uma máscara de dormir com boa vedação, tocar ruído branco num headphone que não machuque, e apagar!

Brown noise (ou ruído marrom, em tradução literal para o português) é um som que promete ajudar no sono, concentração e relaxamento. Semelhante a um barulho leve de chuva ou de um rio em movimento, o som virou trend no TikTok, onde vídeos sobre o assunto já acumulam mais de 60 milhões de visualizações.

Todo verão aqui no Brasil, quando tem chuvas muito fortes, nós ouvimos dizer que inundações ou enchentes atingem as pessoas, suas casas e cidades. Estes fenômenos podem trazer muitos prejuízos para a sociedade e até causar perda de vidas.

O ruído marrom, por sua vez, é ainda mais baixo do que ruído rosa, mais parecido com o barulho de ventos fortes, um rio correndo ou uma arrebentação violenta. Alguns afirmam que é o mais calmante dos três.

As frequências para dormir (ou sons binaurais) são compostas, basicamente, por dois sons emitidos com frequências próximas, inferiores a 1000Hz. Com as duas frequências acontecem de forma simultânea, o cérebro consegue perceber a sutil diferença entre elas e interpreta isso como uma terceira frequência.

A melhoria do sono em si não é o único fator que melhora ao ouvir música na hora de deitar. O tempo que se leva para pegar dormir também diminui. Um grupo de mulheres com sintomas de insônia participou de um estudo no qual elas escutaram músicas por 10 noites consecutivas na hora de ir para a cama.

São onomatopeias: “pocotó” (ato de cavalgar), “smack” (som de beijo), “urgh” (alguém com nojo) e “ratimbum” (som de uma banda).

O som gerado pela chuva nada mais é do que o barulho da água batendo sobre determinadas superfícies, sendo que essa água cai com uma certa intensidade. Por exemplo, se utilizar um aparelho que joga água com uma pressão elevada e direcionar essa água sobre um telhado poderia se chegar próximo ao som de chuva.

Em uma tempestade, eles vão ao ninho ou tentam encontrar um lugar longe do vento para se "aninhar" e ficar com todas as penas bem perto de seus corpos. Devido ao modo como as penas se encaixam e o óleo ou pó nelas, é como usar uma capa de chuva e a pele não fica molhada.

É científico: quando mantemos contato físico elevamos os níveis de oxitocina, substância produzida no cérebro e que estimula sentimentos de empatia, confiança e redução da ansiedade. Portanto, quando dormimos com a criatura amada, a oxitocina é liberada, promovendo calma e sensação de proteção.

Dormir junto: um bom jeito para dormir bem
Uma pesquisa publicada na revista Frontiers in Psychiatry revela que casais conseguem sincronizar o sono. O hábito de dormir junto ajuda aumentar o estágio mais profundo do sono, que pode chegar a 10% a mais duração da fase chamada REM.

a explicação científica é que. quando estamos perto dessas pessoas. que nós nos sentimos seguros e amparados. o nosso cérebro ele libera hormônios como ocitocina.