Por que só usamos 20 do cérebro?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Embora a capacidade intelectual do indivíduo possa aumentar ao longo do tempo, a crença de que grande parte do cérebro é inutilizado e, essencialmente, só se faz uso de 10% do seu potencial efetivo não tem base científica e é desmentida pela comunidade científica.

Nove de cada dez células do cérebro são do tipo neuróglias ou células gliais, que são células de apoio, que provêm assistência física e nutricional. Os outros 10% das células são os neurônios, que se encarregam de "pensar".

Com seus 86 bilhões de neurônios, o cérebro humano custa cerca de 500 kCal por dia – um quarto das 2 mil kCal totais de energia que o corpo todo precisa.

Então, se você quer aumentar sua capacidade cerebral, siga as dicas abaixo e se prepare para exercitar a mente:

  1. Exercício aumenta o cérebro. ...
  2. Memória em movimento. ...
  3. Coma os alimentos certos para abastecer o cérebro. ...
  4. 4. ' ...
  5. Encontre novas formas de desafiar a si mesmo. ...
  6. Ouça música. ...
  7. Estude para uma prova na cama. ...
  8. Acorde bem.

Com o cérebro funcionando em capacidade máxima, digeriríamos sensações, sentimentos, pensamentos e informações em uma velocidade muito maior. Mas mesmo com esse potencial de processamento de atividades e tudo mais, nenhuma pessoa seria boa em absolutamente tudo.

Confira, a seguir, cinco maneiras de estimular o cérebro e desenvolver a inteligência.

  1. 1 Avance o máximo possível nos estudos. ...
  2. 2 Escolha uma atividade profissional desafiadora. ...
  3. 3 Explore novos assuntos. ...
  4. 4 Estude e pratique música. ...
  5. 5 Prefira o lazer inteligente.

Os golfinhos figuram em segundo lugar nesta lista – só perdem para os humanos. Têm um índice médio de 1,17% ao passo que o do homem é de 2,10%. Os chimpanzés, que vêm em terceiro, ficam com 0,70%. Mais: considerado isoladamente, o cérebro dos golfinhos é mais pesado que o dos outros dois.

O cérebro dos golfinhos supera o cérebro humano em muitos aspectos. A complexidade do córtex cerebral dos golfinhos é enorme. O número de neurônios é 50% maior que o do homem.

Em 1985, esta cientista escreveu que o cérebro de Einstein tinha mais glias (células diferentes dos neurónios, mas ainda assim incluídas no sistema nervoso central, responsáveis pela sua nutrição) que os cérebros normais.

"Neurônios não tem um período de vida fixo. Eles podem sobreviver para sempre. É o corpo que os contém que morre. Se você os colocar em um corpo que vive muito, eles irão sobreviver tanto quanto o novo ambiente permitir", diz Magrassi.

O álcool faz mal a muitos órgãos, sobretudo ao fígado, mas não mata neurónios.

1.400 novos por dia
Com seu estudo, publicado pela revista Cell, constatou-se que “os neurônios se regeneram também durante a idade adulta e isso pode contribuir para o bom funcionamento do cérebro”. Mas eles vão além.

Além disso, conforme ressalta o Science Alert, seu genoma é bastante simples, e seu corpo transparente contém apenas cerca de 10 mil neurônios, o que torna mais fácil rastrear mensagens neurais.

Preparamos algumas dicas para te ajudar a turbinar o desempenho cerebral.

  1. Associar a uma imagem.
  2. Evite fazer muitas tarefas ao mesmo tempo.
  3. Escolha bem o que você come.
  4. Pratique atividades físicas.
  5. Tenha um sono de qualidade.
  6. Descanse bem.
  7. Busque atividades que desenvolvam a memória.
  8. Faça mapas mentais.

Isso acontece porque o cérebro se sintoniza de acordo com o desenvolvimento e o ambiente do indivíduo. Apenas as partes realmente necessárias da rede neural são mantidas quando envelhecemos, mas é um cérebro com bom estoque inicial de neurônios que torna isso possível.

O lobo frontal do cérebro é o principal responsável pela inteligência. Um estudo realizado pelo neurocientista, PhD e biólogo Dr. Fabiano de Abreu Agrela, revelou que é necessário desenvolver essa região e colocar a inteligência como determinante para melhorar a saúde mental.

Acreditava-se, até algumas décadas atrás, que o desenvolvimento do cérebro era concluído no fim da infância. No entanto, sabe-se hoje, que o processo de desenvolvimento do cérebro humano vai até os 25 anos aproximadamente.

Segundo testes de QI, a pontuação de Musk está em torno de 155.

Média baixa: de 85 a 99 pontos; Abaixo da média: de 70 a 84 pontos; Baixo: de 55 a 69 pontos; Muito baixo: menos de 55 pontos.

De acordo com vários estudos, especialistas em comportamento animal acreditam que a inteligência de um gato adulto é comparável à de uma criança humana de 2 anos. Nesse sentido, diversos testes laboratoriais têm demonstrado que os gatos possuem reconhecimento de “permanência do objeto”.

Eles têm três corações e nove cérebros. São capazes de alterar o próprio código genético – e imitar coisas que sequer viram. Conheça melhor o animal mais “alienígena” da Terra. Polvos não enxergam cor.