Por que só a educação liberta?

Perguntado por: scosta . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Segundo o filósofo grego Epicteto só a educação liberta,ou seja,só a educação e o saber podem retirar a fenda dos olhos da ignorância e apresentar aos detentos os seus direitos e deveres perante a sociedade.

10 frases de filósofos e pensadores sobre educação
“O ser humano é aquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant, filósofo alemão. “Educai as crianças e não será preciso punir os homens.” Pitágoras, filósofo e matemático grego. “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.” Aristóteles, filósofo grego.

A educação é o meio que conduz o homem na conquista de sua subjetividade para que possa comandar o destino de suas ações. Em termos educacionais, a proposta de Freire é uma proposta anti-autoritária apesar de pedagogia dirigente, onde professores e alunos ensinam e aprendem juntos.

A educação libertadora busca desenvolver a consciência crítica de que já são portadores os educandos. Parte da convicção de que há uma riqueza de ideias, de dons e de carismas na alma e no cotidiano dos interlocutores.

de Paulo Freire
“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor.” “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor.”

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

A liberdade é o ponto central de sua concepção educativa desde sua obra. A finalidade da educação é libertar-se da realidade opressiva e da injustiça; tarefa permanente e infindável. Para Paulo Freire a realidade opressiva não é "privilégio" dos países do Terceiro Mundo.

Por que a educação é importante? A educação é essencial para a formação do cidadão e transformação da sociedade. Ela é a responsável pela multiplicação do conhecimento e pelo desenvolvimento de habilidades úteis para a atuação do indivíduo em sua comunidade.

Conforme ensina Freire, o estímulo à participação dos estudantes na escola é extremamente importante para a assimilação do que é ser cidadão e cidadã, e para sentir-se sujeito do processo educacional. A escola cidadã deve partir da necessidade dos alunos e das alunas defendendo sempre a educação dialógica.

1 – “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”. — Pedagogia do Oprimido, 1987. 2 – “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. — Pedagogia do Oprimido, 1987.

Epicteto

Segundo o filósofo grego Epicteto só a educação liberta,ou seja,só a educação e o saber podem retirar a fenda dos olhos da ignorância e apresentar aos detentos os seus direitos e deveres perante a sociedade.

A liberdade para Paulo Freire é a consciência da situação real vivida pelo educando. Freire (2011a) enfatiza que os que se lançam na marcha da liberdade não se acomodam, não se ajustam à sociedade, mas a transforma e nessa transformação, educam-se.

Em Educação como Prática da Liberdade, apontou que a palavra podia deixar de ser o veículo das ideologias alienantes para tornar-se o instrumento de uma transformação do homem e da sociedade. Para ele, este era o papel da escola: o de ensinar o aluno a ler o mundo e nele intervir positivamente.

O método de Paulo Freire, referência da Pedagogia Libertadora, tem por princípio a certeza de que a educação é um ato político, de construção do conhecimento e de criação de outra sociedade – mais ética, mais justa, mais humana, mais solidária.