Por que sinto tanto medo de tudo?

Perguntado por: amachado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

Uma das causas mais comuns para o medo constante é o transtorno de ansiedade. Esse distúrbio afeta cerca de 9,3% da população brasileira de acordo com a Organização Mundial da Saúde — OMS. Novamente, esse é um sentimento inerente ao ser humano, mas que, em determinados casos, acaba extrapolando o limite saudável.

É uma reação natural de proteção. Mas, muitas vezes temos medo de situações corriqueiras do nosso dia a dia. Traumas ou experiências ruins podem desencadear uma resposta de medo exagerada e difícil de controlar.

“O medo ativa um estado na nossa mente que é um estado de alerta em que nós passamos a prestar mais atenção nas coisas que estão à nossa volta, nos permitindo ter respostas rápidas. Ele também, dependendo da intensidade, vai ativar reações no nosso corpo.

5 dicas para evitar que o medo domine você

  1. 1) Matenha o foco. Para conseguir avançar, o primeiro passo é retroceder. ...
  2. 2) Faça anotações. Pensar, refletir, compreender. ...
  3. 3) Visualize as mudanças. Para que você consiga mudar, o primeiro passo é querer fazê-lo. ...
  4. 4) Seja seu próprio coaching. ...
  5. 5) Respire e relaxe.

Em Salmo 34:4, está escrito: “Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”. Não podemos nos deixar dominar pelo medo. Então, hoje te convido a orar lançando fora todo medo que tem te paralisado, lembre que Deus é maior do que tudo isso que tanto lhe aflige e Ele cuidará de você.

Não tenhamos medo, pois o Senhor está do nosso lado aconteça o que acontecer, venha o que vier! Que venham ventos e tempestades da esquerda ou da direita, mas precisamos nos manter firmes, ancorados, alicerçados no Senhor, porque é Ele quem cuida de nós!

Sentir medo é natural e humano e não há formas de eliminá-lo. Isso por que ele tem como função nos alertar e proteger do perigo. Ele também pode ser definido como a sensação mais instintiva do ser humano. No entanto, o medo, ao longo do tempo pode se transformar em fobias e até doença.

O transtorno do pânico (TP) é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos.

“O medo se torna uma fobia quando é desproporcional em relação ao estímulo e interfere na vida profissional, social e acadêmica, impedindo a pessoa de realizar suas atividades. Para ser uma fobia específica, o medo precisa estar relacionado a animais, objetos ou situações.

Entre as formas de superar o medo, bem como a ansiedade e estresse que o acompanham, estão:

  1. Conheça o seu medo. Quer receber mais conteúdos como esse? ...
  2. Use a sua imaginação de maneira positiva. ...
  3. Pratique meditação. ...
  4. Evite evitar o medo. ...
  5. Promova a positividade em sua vida. ...
  6. Faça terapia.

Qualquer sensação de ameaça pode gerar o medo, seja ela física, psicológica ou moral. Algumas vezes, as pessoas dão outros nomes para essa sensação, como: apreensão, preocupação, ansiedade ou angústia. No entanto, todas essas outras emoções são motivadas pelo medo do que possa acontecer.

Medos de estar perdendo alguma coisa, de não ser bom o suficiente, medo do fracasso, pânico de ficar sozinho ou de não ser aceito também perseguem pessoas ansiosas. Campeões de autocrítica, são os primeiros a não se sentir capazes o suficiente para concluir uma determinada atividade.

Versículos da Bíblia sobre Ansiedade:
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

Os sintomas físicos podem incluir palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar ou sufocamento, parestesias, tontura, náuseas, dor ou aperto no peito. Entre os sintomas cognitivos, são comuns sensação de morte iminente, medo de ter um ataque cardíaco, de perder o controle ou enlouquecer2.

Como vencer o medo?

  1. Entenda seu medo. O primeiro passo é entender o que é esse medo que você está sentindo, afinal, você não pode enfrentar algo que você desconhece. ...
  2. Não evite o medo. ...
  3. Converse sobre o seu medo com amigos. ...
  4. Faça terapia.

Medos reais e medos emocionais
Esses medos são agentes protetores, e não geram insegurança, pois não são capazes de interferir no sentimento de capacidade individual e são reais e concretos no risco oferecido. São esses medos que nos fazem pensar antes de agir, de tomar uma decisão ou de fazer uma escolha.

Algumas pessoas consideram-se ansiosas por sentirem medo de algo que existe na realidade, logo, a mente e o corpo delas "se alteram" simultaneamente, fazendo com que não tenham o controle de seus pensamentos, e muitas das vezes acabam o impulsionando ao ato de fuga da situação.

Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais. Caso você se encaixe no que descrevemos, não se acostume ou ache que vai passar sozinho.

As pessoas ansiosas costumam sentir dores articulares e cervicais, com uma tensão muscular bem forte. Elas também sofrem muito com gastrite, indigestão, irritações estomacais, diarreias e outros problemas no trato digestivo. Vale lembrar também que o ansioso constantemente tem taquicardia, suor excessivo e tremedeiras.

Pai tirai do meu coração todo o medo, pois eu creio Senhor, que com Tua presença eu serei suficientemente forte para enfrentar estes medos e para superá-los e assim então Te louvarei e exaltarei o Teu nome. Liberta-me Senhor, transforma-me Senhor, encoraja-me Senhor. Tua presença me basta Pai.