Por que Silva é o sobrenome mais comum?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Há quem acredite, inclusive, que a popularização do Silva no Brasil tem a ver com o fato de que ao chegarem à colônias as pessoas eram distinguidas entre os que eram da “costa” e os que viviam no interior, na selva (os Silva). De todo modo, o Silva tornou-se o sobrenome mais comum no Brasil.

Wang

O sobrenome mais popular do mundo é o "Wang", com 76,546,675 pessoas usando-o. Existem 74,793,542 "Wangs" na China, 941,3611 em Taiwan e 192,8271 no Japão.

No Brasil, óbvio, o sobrenome mais comum é Silva. De acordo com o Foreabears ele é originário de Portugal e significa selva ou floresta. Ele é usado por mais de 5 milhões de brasileiros e mais de seis milhões de pessoas no mundo. Logo, pela proporção, 1 em cada 40 brasileiros possuem o sobrenome.

O primeiro Silva a chegar no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, no ano de 1612. III. Contudo, não há nenhuma razão para se acreditar que todos os Silvas tenham a mesma origem, segundo Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, 1º Secretário da Abrasp (Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia).

O brasão da Família Silva possui um escudo vermelho com cinco folhas de prata dispostas em cruz, acompanhadas de cinco crescentes de prata em cada extremidade. As folhas representam a origem toponímica do sobrenome, fazendo alusão às florestas.

Silva

Se você perguntar a qualquer brasileiro qual o sobrenome mais comum no Brasil com certeza a resposta será Silva. O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização.

Por se tratar de um antigo território romano, a Itália herdou muitos destes sobrenomes do antigo império, com a evolução linguística Silvius passou a se pronunciar Silva. O nome significa selva e se refere às pessoas que viviam em florestas, bosques ou no meio silvestre.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

7 sobrenomes raros no Brasil, mas populares no exterior

  • Lewis. O primeiro sobrenome tem duas origens. ...
  • Bianchi. O segundo sobrenome da nossa lista é Bianchi. ...
  • LeBlanc. Como podemos perceber, o próprio sobrenome já nos indica seu significado. ...
  • Antonelli. ...
  • Beaumont. ...
  • Vilas Boas. ...
  • Santoro.

Nas ruas de Macau, no Rio Grande do Norte, Charlingtonglaevionbeecheknavare dos Anjos Mendonça ficou conhecido apenas como Chacha. Segundo ele, foi seu pai quem criou o nome, mas o significado sempre foi um mistério.

Cavalcanti

A maior família brasileira é a Cavalcanti, de origem italiana, e não a dos Silvas, diferentemente, portanto, do que a maioria das pessoas pensa.

É possível que você tenha direito à cidadania italiana, mesmo com sobrenome Silva. Tudo depende da história da sua família e dos documentos que comprovem a origem dos seus antepassados na Itália. Imagine poder desfrutar dos benefícios de ser cidadão europeu, como acesso facilitado a empregos, estudos e viagens!

A resposta, em poucas palavras, é “não”! De acordo com representantes do Consulado Português no Brasil, ter um sobrenome português não é um requisito para obtenção da cidadania. O interessado deverá iniciar uma série de procedimentos legais para a obtenção desse documento.

Silva: Significa "floresta", "selva" ou "bosque". Silva é um sobrenome português, que se originou a partir do latim silva, que significa “floresta”, “mata” ou “selva”.

Durante o Império Romano, Silva era um apelido que designava os habitantes de regiões ocupadas por florestas (selvas). Ao contrário de Costa, por exemplo, que denominava os moradores de regiões litorâneas.

O primeiro "Silva" a fixar raízes no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612. Hoje, é impossível saber quantos "Silvas" existem no Brasil já que nenhum órgão oficial tem uma estatística nacional sobre o tema. Entre os 4,6 milhões de assinantes de telefone da empresa na cidade de São Paulo, 295.622 são "Silva".

1612

Oficialmente quem deu início à família Silva no Brasil foi um alfaiate: Pedro da Silva, que chegou ao Brasil em 1612. Mas alguns historiadores contam que os portugueses que atravessavam o Atlântico ganhavam acréscimos no sobrenome original, assim que desembarcavam aqui.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.

O Family Search é um site internacional, ligado ao maior acervo genealógico do mundo. Basta você fazer o seu cadastro nele e preencher os dados pessoais, bem como o nome, a data e o local de nascimento e casamento e, também, a data de falecimento de seus familiares.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes […]

Quais são alguns dos sobrenomes mais raros? R: Existem vários sobrenomes raros que podem ser encontrados em todo o mundo. Alguns dos mais raros incluem Kowalski, Jankovic, Zawadzki, Wysocki, Dabrowski, Kalinowski, Szymanski e Kaczmarek.