Por que ser um chefe escoteiro?

Perguntado por: rsantana . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Ser chefe escoteiro é mostrar para os jovens, na pratica, como agir em determinadas situações, mostrar que o que os chefes ensinam durante as atividades será usado na vida real. É servir de exemplo concreto para os jovens e para a sociedade.

Quanto ganha um chefe escoteiro? Em valores financeiros nada. Um chefe escoteiro é um voluntário e colaborador, isto é além de trabalhar sem salário, muitas vezes empenha recursos próprios para realização dos seus objetivos ou dos objetivos dos jovens.

Contribui em todas as tarefas educativas, cuidando da aplicação do Método Escoteiro e o desenvolvimento de atividades adequadas para os jovens, sendo responsável em apoiar a gestão da seção.

O que não muda é a essência do Escotismo. O termo chefe é para definir uma hierarquia dentro do movimento, onde os adultos voluntários são chamados carinhosamente de chefes, mas que atualmente o termo atualizado é considerado Escotista. ...

Os Escoteiros do Brasil têm como missão contribuir para a educação de jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, para ajudar a construir um mundo melhor onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.

Os benefícios do escotismo relacionam-se com a aquisição de conhecimentos sobre técnicas de sobrevivência em ambientes com poucos recursos e com o aprendizado sobre como agir com relação às adversidades que a pessoa enfrentará pela vida.

No Brasil, geralmente ocorre a seguinte divisão: Lobinho (7 a 10 anos), Escoteiro (11 a 14 anos), Sênior (15 a 17 anos) e Pioneiro (18 a 21 anos).

Qual é o salário de Vigilante Escoteiro em Brasil? A média salarial de Vigilante Escoteiro é de R$ 2.008 por mês nessa localidade (Brasil).

No Movimento Escoteiro os jovens de 15 a 17 anos recebem o nome de sênior e as jovens recebem o nome de guia. A tropa pode ser formada só por rapazes, neste caso será chamada Tropa Sênior, ou formada somente por moças, intitulada de Tropa Guia, ou por ambos os sexos, chamada então de Tropa Sênior Mista.

Existem cinco ramos de especialidades e as mesmas são necessárias para diversas conquistas escoteiras, entre elas os distintivos especiais: Cruzeiro do Sul, Cordões, Lis de Ouro e Escoteiro da Pátria.

Além de ser um exemplo, é do monitor a responsabilidade de manter a patrulha unida, guiada pelos valores da Promessa e Lei Escoteira.

Ramo Lobinho
O marco simbólico desse Ramo está associado à obra “O Livro da Jângal”, de Rudyard Kipling, especialmente às aventuras de Mowgli, o Menino Lobo. O lema dos lobinhos é “Melhor Possível”.

Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e a minha Pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer à Lei Escoteira.”

- Responsável pelo kit de Primeiros Socorros da patrulha, - Preocupar-se com que todos conheçam os procedimentos básicos de Primeiros Socorros. - Mantém a limpeza no campo; - Recolhe os lixos; - Limpa as fossas e latrinas. OUTRO EX: HISTORIADOR, FOTÓGRAFO, ANIMADOR, BIBLIOTECÁRIO, JORNALISTA, SOCIAL MEDIA, ETC.

Na Associação dos Escoteiros de Portugal coexistem muitas orientações religiosas, muito embora a maioria dos seus membros professe a religião Católica.

O Ramo Lobinho reúne crianças entre 6,5 e 10 anos, realizando atividades com ênfase educativa na socialização. No Movimento Escoteiro, os lobinhos fazem amigos, se divertem muito e começam a aprender a importância do trabalho em equipe. Acesse e saiba mais: http://www.escoteiros.org.br/ramo-lob...

O chefe pode ser chamado de Akelá e seus assistentes podem ser chamados de Baloo, Baguera, Kaa, Chill e outros nomes de animais representados no "Livro da Jângal".

Os valores propostos pelo Escotismo estão ligados à honestidade, honra, lealdade, amizade, tolerância, solidariedade, cortesia, preservação do meio ambiente, economia, alegria, cuidados com o corpo e com o espírito, entre outros.

A Lei Escoteira
São conceitos inerentes à Lei Escoteira: honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e auto-confiança.

O Guardião das Águas

No Paraná, está estabelecido o maior grupo escoteiro do País. O Guardião das Águas, de Piraquara, criado em 2004, tem atualmente 587 membros, a maioria residente no município. Segundo Silvana Andretti, mestre pioneira do grupo, há uma fila de espera de mais de 400 pessoas interessadas em ingressar na entidade.