Por que ser rejeitado dói?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Este sentimento doloroso faz parte de um processo interno para tentarmos entender as nossas limitações e a do outro. Em um primeiro momento, diante de uma rejeição, a tendência pode ser de carregar nas tintas e ver tudo escuro, sem futuro, mas, se tivermos paciência, podemos aprender com a situação.

Para aprender a lidar com a rejeição, você precisa aceitá-la. Aceitar a realidade como ela é não implica em se resignar tampouco silenciosamente concordar com quem lhe causou mal. A aceitação é uma forma de conceder permissão a si mesmo para seguir em frente, deixando a situação incômoda no passado.

O complexo de rejeição age como um bloqueio para o desenvolvimento de relações interpessoais sadias. Pode até mesmo ser um mecanismo de autossabotagem inconsciente. A lógica é mais ou menos assim: “Vou terminar/ir embora/desistir/não me apegar antes de ser rejeitado”.

A ferida da rejeição pode ser curada prestando uma atenção especial à autoestima, começando a se valorizar e a reconhecer por si mesmo, sem precisar da aprovação dos demais. Para isso: Um passo fundamental é aceitar a ferida como parte de si mesmo para poder liberar todos os sentimentos presos a ela.

O homem rejeitado tende a se tornar agressivo quando ocorre uma rejeição. Trata-se de um mecanismo de defesa frente a uma situação nada agradável que resultou no término de um casamento ou namoro. A agressividade é revelada frente a novos momentos que exigem contrapontos, uma disputa de egos, para mostrar autoridade.

O que fazer quando alguém te ignora

  1. Identifique como você sente. Como você se sente em relação ao tratamento indiferente? ...
  2. Converse com a pessoa honestamente. ...
  3. Reflita sobre o que você pode fazer sobre essa relação. ...
  4. Não traga a indiferença para o lado pessoal. ...
  5. Gerencie as suas expectativas.

7 dicas para lidar com o desprezo

  1. Valorize a si mesmo. ...
  2. Não se responsabilize pela opinião do outro. ...
  3. Cerque-se de quem lhe quer bem. ...
  4. Invista em sua inteligência emocional. ...
  5. Manifeste o seu descontentamento. ...
  6. Afaste-se de quem é indiferente a você ...
  7. Procure ajuda especializada.

Como lidar com o sentimento de desprezo?

  1. Valorize-se. Faça o seguinte questionamento: é possível ser amado e valorizado por outra pessoa, sem aprender a amar e valorizar a si próprio? ...
  2. Não tente controlar o que não depende de você ...
  3. Mude o foco. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

A ferida da injustiça surge a partir de um ambiente no qual os cuidadores primários são frios e autoritários. Na infância, quando existe uma demanda além da capacidade real da criança, ela pode ter sentimentos de impotência e inutilidade que depois pode carregar ao longo dos anos.

Como lidar com a rejeição amorosa?

  1. Aceite o que não depende de você Entender que você não tem controle sobre os sentimentos do outro é o primeiro passo para começar a superar um amor não correspondido. ...
  2. Valorize-se. ...
  3. Confie em você ...
  4. Permita-se viver um novo amor. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

A dificuldade em lidar com a rejeição atrapalha na construção de relações estáveis. Tem a ver com o sentimento de exclusão, de inadequação, de menos valor, de não se sentir bem-vindo em uma determinada situação e por isso ser colocado de fora.

Podemos considerar as feridas emocionais como sensações, pensamentos e memórias dolorosas advindas das necessidades emocionais não atendidas ao longo do desenvolvimento, podendo ser a falta de afeto, aceitação, autonomia, limites realistas, expressão genuína das emoções ou ainda espontaneidade.

Um dos sentimentos que mais machucam o coração do homem é o desprezo. Uma agressão física ou moral é uma situação horrível, mas o desprezo é pior. É frio, silencioso, machuca e vai até o espírito das pessoas. Como esse sentimento tem destruído vidas!

Os homens têm o ego mais frágil do que parece
Às vezes, coisas que não percebemos ferem os sentimentos e o orgulho deles. Isso acontece, principalmente quando o assunto é ligado à masculinidade. Esse é o tabu do universo masculino!

Orgulho ferido = ferida emocional
A pessoa é tão orgulhosa, mas tão orgulhosa, que qualquer situação que fira seu orgulho torna-se uma questão de morte. Saber desapegar desse sentimento tão voltado no "EU" nos ajuda a minimizar a importância de críticas, ofensas, desavenças e intrigas na nossa vida.

Quando acha que alguém o está ignorando, fale com ele. Tente falar de maneira contundente, mas sem ficar na defensiva; por exemplo: "Sinto que está me ignorando. Compreendi certo?" Fazê-lo permite que você passe uma mensagem, mas sempre sem deixar a outra pessoa na defensiva. Identifique o comportamento manipulador.

Ignorar o outro como uma forma de castigo somente destrói as relações. Como muitas táticas, no fundo defensivas e frutos da insegurança, esta revela uma administração ruim da comunicação. O silêncio é saudável quando há muita excitação e se faz necessário fazer uma pausa antes de agravar o que está acontecendo.

Quando a pessoa te ignora: explicação da psicologia
A insistência, nesse tipo de situação, apenas vai gerar um efeito contrário ao que você deseja obter. Se alguém te ignora e você insiste em chamar a atenção dessa pessoa, é provável que essa pessoa não goste da ideia.

Através do desprezo você aumenta o seu valor, através do desprezo você aumenta seu valor. Detox é contato zero. O desejo costuma criar vontades paradoxais, quanto mais você quer uma coisa, mais essa coisa se esquiva de você; quanto mais interesse você demonstra mais você afasta o objeto do seu desejo.

Amor não dói, o que dói é desprezo! Então desapega do que não presta e se automedica de amor próprio, porque este sim te cura de qualquer praga que não te merece!