Por que separar tampinhas?

Perguntado por: amaia3 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Separar as tampinhas plásticas por cores é fundamental, pois aumenta o valor agregado do material na hora da venda, gerando mais recursos financeiros para as entidades assistenciais beneficiadas pelo programa.

Mesmo em tempos de isolamento social, a sociedade que contribui com as doações de tampinhas plásticas, pode guardar tudo o que recolher em suas residências, pois as entidades assistenciais necessitarão deste material para transformar em recursos financeiros após a quarentena.

As tampas plásticas causam um impacto negativo imenso no meio ambiente. O plástico pode demorar mais de 400 anos para se decompor e, além disso, muitas vezes acaba nos oceanos prejudicando o ecossistema marinho.

É necessário separar os diferentes tipos de plástico, pois alguns são incompatíveis entre si. Quando se baseiam em aspectos físicos, como a densidade, e degradação térmica, é possível segmentar os materiais.

“O objetivo é para despertar o interesse pela matemática através da ludicidade, desenvolvendo a consciência ambiental, reaproveitando tampas de garrafas PET, dando a elas um destino criativo.

As tampinhas também podem se tornar peças funcionais e que de quebra também decoram, como o abajur abaixo: Use toda sua criatividade para inventar quadros decorativos! Com as tampinhas de PET você pode criar peças decorativas diversas. As flores abaixo foram feitas usando essas pecinhas encapadas com tecido estampado.

Um quilo de tampinhas pode chegar a R$ 1,50 (o valor é flutuante) dependendo da cor, as vermelhas são as mais valiosas.

Cada 150 quilos de tampinhas equivalem a uma cadeira de rodas.

Se for descartar no lixo reciclável da coleta seletiva domiciliar, que é o lixo de casa, retire o máximo da sobra de líquido, compacte para ganhar espaço e mantenha as tampinhas nas garrafas.

Podem ser doadas tampinhas de água, refrigerante, leite, maionese, achocolatados, remédios, creme dental, shampoo, condicionador, amaciante, sabão em pó e líquido, café, catchup, detergente, requeijão, leite, potes de sorvetes, dentre outros similares.

Resistente, o plástico leva em média 400 anos para se decompor e ainda libera gases tóxicos que podem afetar o solo, a água e o ar, prejudicando alimentos, animais causando doenças nas pessoas. Já o papel, por exemplo, demora de 3 a 6 meses para se decompor.

Quando as garrafas PET chegam aos oceanos, mares e rios, elas levam cerca de 400 anos no processo de degradação, podendo causar até a perda da biodiversidade. Quando as garrafas PET chegam aos oceanos, mares e rios, elas levam cerca de 400 anos no processo de degradação, podendo causar até a perda da biodiversidade.

5 Brincadeiras com tampinhas

  1. Pescaria. Material: - tampinhas de garrafas. - peneira. ...
  2. Acerte o alvo. Material: - tampinhas de garrafas. - garrafa PET. ...
  3. Rosquear a tampa. Material: - garrafas de plástico de diversos formatos com tampa. O desafio é rosquear as tampas para abrir e fechar as garrafas. ...
  4. Associe a tampa.

O brinquedo confeccionado com recicláveis, além de ajudar a preservar o meio ambiente, contribui para o desenvolvimento da criatividade da criança do seu pensamento crítico e do aprendizado em relação ao desperdício (consequência do consumo exagerado).

O programa incentiva as pessoas a recolher todo tipo de tampa plástica e depois doa o dinheiro obtido com a venda do material a diversas entidades assistenciais (como ONGs e Apaes).

Com a separação é possível: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ...

A importância da reciclagem dos plásticos
A reciclagem de plásticos é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o plástico ou compramos plástico reciclado, estamos contribuindo para que este material deixe de se alojar em aterros sanitários ou na natureza, poluindo rios, lagos, solos e matas.

A reciclagem dos plásticos é muito importante pois pode reduzir a quantidade de lixo nos aterros sanitários e serve como matéria-prima para ser reaproveitada para se fazer novos produtos, trazendo muitos benefícios para a população: contribuindo para a limpeza da cidade, e também pode gerar mais empregos, diminui a ...

Façam 2 desenhos de cada e cole-os dentro das tampinhas, pode-se também, usar adesivos na parte de fora. - Alfabeto ou números: Escrevam o alfabeto, sílabas ou números. Colem em cima das tampinhas e aprendam brincando: a formar palavras, números, somar e soletrar.

Use os desenhos “X” e “O”, nas tampinhas de garrafa pet. Lembrando que o jogo precisa de 5 tampinhas para cada desenho, conforme mostra a imagem abaixo.