Por que separado e resposta?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. Exemplo: este é o motivo por que (por qual) estamos lutando. - Por quê: aparece sempre ao final das frases interrogativas.

Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Significado de Por que
locução adverbial Por qual razão, motivo: por que ele ainda não chegou?[Gramática] Numa pergunta, busca saber a causa, o motivo, a razão de; geralmente apresentado no início de uma frase ou da oração.

“Porque”: pode ser substituído pelas expressões “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de que”.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Por que em frase interrogativa indiretas
Por exemplo: “queria saber por que você me deixou esperando horas em frente ao cinema”. Essa frase, por mais que não tenha ponto de interrogação, continua tendo sentido de pergunta. Ou seja, o correto é utilizar “por que”.

Esses dois grupos de “porques” são usados para duas situações diferentes: perguntas e respostas. Uma forma muito simples de memorizar os dois tipos é saber que: o “por que” separado é usado em perguntas e o “porque” junto é usado em respostas.

A expressão 'o que' é escrita sempre separada. Oque, assim, tudo junto, está errado. É certo ainda escrever o quê, com acento circunflexo no e. A única diferença entre o que e o quê é que a segunda expressão é utilizada apenas no final de uma frase, mas ambas possuem o mesmo significado.

Perseverare Quia Utilis” é o que PQU significa. Esse podcast é voltado para a psiquiatria e discute temas bem variados da área. Há episódios sobre psicofármacos, entrevista psiquiátrica, ética na especialidade etc.

A locução “por quanto” é uma expressão composta pelo pronome indefinido “quanto” e pela preposição “por”. É empregada sempre para indicar uma quantidade ou um valor ou para formar uma pergunta. Por exemplo: Por quanto tempo ele ficará de férias?

Dica fácil: Se tiver dúvida, substitua a palavra por pois, visto que, já que, uma vez que. Se inverter a ordem, é possível substituir por como: Como não concordava com as mudanças, o diretor deixou o cargo. A forma “por que” é um advérbio interrogativo de causa e é usada quando pedimos por uma causa ou motivo.

Trata-se de uma afirmação fantasiada de interrogação. ex: Como tinha dinheiro, quis comprar tudo: queijos finos, vinhos importados e – por que não? – chocolates suíços. Para conferir se o uso de por que está adequado, vamos novamente substitui-lo por “por qual motivo”.

Sempre que porque for explicativo, ele será precedido de vírgula. ex¹: O Instituto Alma Rugby ensina o esporte às crianças, porque acredita nos valores da bola oval.

Resposta: A)Por que você não gosta de maçã? B)Ela não me disse o por que da irritação.