Por que separado?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 1 de março de 2023
4.8 / 5 9 votos

Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

A forma por que é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a "por qual razão", "por qual motivo". Exemplos: Desejo saber por que você voltou tão tarde para casa.

Majid, “para (que)” indica intenção, finalidade ou objetivo, e “porque(ê)” e “por que(ê)” indicam motivo ou razão.

O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa. Sendo usado em interrogações diretas e indiretas, é também chamado de pronome interrogativo.

Nesse caso, o “porque” vira sinônimo da palavra "motivo". O professor exemplifica: “Qual é o porquê de tanta tristeza?". É o mesmo que perguntar “Qual é o motivo de tanta tristeza?".

Por quê: é utilizado ao final de frases interrogativas ou isolado. Pode ser substituído por “por qual motivo”, “por qual razão”.

- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. Exemplo: este é o motivo por que (por qual) estamos lutando. - Por quê: aparece sempre ao final das frases interrogativas.

Não há por que confundir
"Não há porque (!) magnificar o caso.'' "Não há por que magnificar o caso.'' É erro bastante comum usar porque, assim, junto, com o significado de razão pela qual.

Por quê”: deve ser usado em fim de período; portanto, antes de ponto-final, ponto de exclamação e de interrogação. “Porque”: pode ser substituído pelas expressões “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de que”. “Porquê”: é um substantivo e tem o mesmo significado dos termos “razão” e “motivo”.

Por que (separado e sem acento) é utilizado no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. Sendo pronome interrogativo, é sinônimo de: por qual motivo, por qual razão.

Este “por quê” com acento circunflexo é usado quando não se trata de uma resposta e ele fica ao fim da frase, seguido de um ponto (final, exclamativo, interrogativo). O mesmo vale para quando a expressão aparece sozinha em uma frase.

Então, a grosso modo, poderíamos dizer que sepaRAdo se escreve tudo junto porque tem apenas uma sílaba tônica (ou seja, não há a possibilidade de uma divisão significativa dentro da língua) e TUdo JUNto têm duas tônicas (portanto, não poderia ser escrito tudojunto).

Por favor é uma locução adverbial na língua portuguesa, e consiste numa expressão utilizada para conotar gentileza, cortesia, delicadeza e respeito. A forma correta de escrever esta expressão é por favor (separada), e não “porfavor”. Aliás, “porfavor” não existe como palavra oficial na língua portuguesa.

Porque junto e sem acento é usado em respostas e frases afirmativas. Por funcionar como uma conjunção, ele liga duas orações explicando a relação de causa entre elas. Veja os exemplos: Não viajei porque não tinha dinheiro.

No início de frase, o “porque” nunca tem acento, não importa o teor da frase. Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática?

O "por que" e "por quê" (separados) são usados para realizarem a pergunta. O detalhe é o seguinte: quando o "por que" é usado no final da pergunta (ou sozinho na pergunta) ele deve ser escrito com acento (por quê). Exemplos: Por que você caiu da cadeira?