Por que sentir gratidão faz bem à saúde?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 26 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Traz bom sono: a gratidão nos coloca em um estado mais positivo, nos concentramos menos nas preocupações do dia e, consequentemente, dormimos melhor. Alivia a angústia e melhora o humor: o estresse e os pensamentos negativos são reduzidos, ao mesmo tempo que percepções positivas sobre si e o mundo vêm à tona.

Estudos mostram que as áreas do cérebro que são ativadas quando as pessoas experimentam gratidão são as mesmas que controlam nossa capacidade de pensar sobre o resultado de nossas ações, ou seja, se planejar e, assim, conseguir desenvolver novos hábitos.

A gratidão pode ser definida como um estado emocional de agradecimento. É também a prática de reconhecer alguém ou alguma coisa por ter gerado algum benefício. Normalmente, somos gratos somente quando acontece alguma coisa, mas podemos praticar a gratidão diariamente sem necessariamente ter um motivo para isso.

Desenvolver uma “atitude de gratidãoé uma das maneiras mais simplesmente de aumentar a satisfação com o dia a dia e melhorar a qualidade de vida

  • Mais relacionamentos. ...
  • Saúde física. ...
  • Saúde mental. ...
  • Mais empatia e menos agressividade. ...
  • Fim da insônia. ...
  • Aumento da autoestima. ...
  • Força mental.

dopamina

A dopamina ativa essa região e aumenta a sensação de prazer. Por isso que pessoas que manifestam gratidão exibem níveis elevados e sempre mais altos de emoções positivas, satisfação com a vida, vitalidade e otimismo.

Gratidão é o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou algum beneficio. A gratidão envolve um sentimento de dívida para com a outra pessoa que é frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-la.

Ao gerar emoções positivas através da gratidão as pessoas experimentam melhor humor e sensação de alegria e amor, perspectivas otimistas e maior satisfação com a vida, desfazendo a tristeza e depressão de comportamentos viciados e negativos.

Pesquisas comprovaram que agradecer fortalece o vínculo interpessoal, auxilia no bem-estar, aumenta a resiliência, reduz o estresse e ajuda a prevenir a depressão.

Tu és o meu Deus; graças te darei! Ó meu Deus, eu te exaltarei! Deem graças ao Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Além de sentir gratidão, é interessante que a expresse através de gestos e palavras. Diga para as pessoas o quanto se sente grato pela presença delas em sua vida, demonstre o quanto a ajuda de alguém foi importante para você. Compartilhe a gratidão e ela irá se multiplicar em sua vida.

Considerando novamente a admoestação do Apóstolo Paulo: “Em tudo dai graças…” (1 Tessalonicenses 5:18), devemos ser gratos pelas bênçãos que desejamos, tanto quanto por aquelas que nos vêm e que estão além de nossa capacidade atual de compreender.

Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.

Deus, te agradeco pelas bencaos de minha vida, por todos os dias de saude, também pelos dias dificeis que me fizeram aprender, suas provas de que tudo pode sempre melhorar quando se tem FÉ, minha vida que hoje é inundada de bençãos! Gloria ao meu Mestre! É acordar e receber de Deus mais um dia de vida.

O dicionário define a palavra como: qualidade de quem é grato, reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc; agradecimento.

Toda vez que agradecemos e nos sentimos gratos por algo ou alguém, aumenta-se os níveis de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar, humor e prazer. Consequentemente, nos sentimos mais felizes, leves e satisfeitos, porque ativamos o sistema de recompensa do cérebro.

Endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina – Conheça definitivamente os hormônios da felicidade.

Entre eles, os 4 hormônios da felicidade mais falados são:

  • Serotonina.
  • Endorfina.
  • Oxitocina.
  • Dopamina.