Por que sentia e fria não são acentuadas?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

As palavras "sentia" e "fria" NÃO são acentuadas porque só se acentua a vogal "i" do hiato quando esta vem sozinha na sílaba ou seguida de "s". Não ocorre isso nessas palavras.

A conjunção coordenativa adversativa MAS é um monossílabo átono; portanto, não é graficamente acentuado.

Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados. Exemplos: boia, estreia, heroico, ideia, jiboia, paranoia, plateia, etc.

Novas regras de acentuação após o Acordo Ortográfico

  1. Ditongos abertos -oi e -ei em palavras paroxítonas. ...
  2. Vogais -i e -u precedidas de ditongo em paroxítonas. ...
  3. Vogal tônica fechada -o de -oo em paroxítonas. ...
  4. Hiato de paroxítona cuja terminação é -em. ...
  5. Paroxítonas homógrafas. ...
  6. Palavras com trema.

A palavra higiene, contudo, contrariamente à palavra higiênico, é uma palavra paroxítona. Sendo formada por um hiato, tem a vogal e como sílaba tônica: hi-gi-E-ne. As palavras paroxítonas, na sua maioria, não são acentuadas graficamente.

Quando a palavra é monossílaba, o acento não é necessário: nem, vem, sem, tem, cem, quem, bem, trem, tens, vens, bens. 3. Usa-se o acento agudo nas palavras oxítonas com os ditongos abertos éis, éu(s) ou ói(s): anéis, corcéis, fiéis, papéis; céu, chapéus, ilhéus, véu; constrói, corrói, destrói, herói, sóis.

A forma correta de escrita da palavra é tranquilo. A palavra tranqüilo está errada porque está em desuso, tendo sido modificada pelo mais recente acordo ortográfico. Devemos utilizar o adjetivo tranquilo sempre que quisermos referir uma situação ou uma pessoa calma, sem perturbações, sem dúvidas, sem receios.

A palavra pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico não tem um uso corrente. É uma palavra usada apenas em livros técnicos, específicos de uma determinada área de conhecimento.

Como se escreve geleia? Com a nova ortografia, o acento agudo em palavras paroxítonas com ditongo aberto éu, ói, éi simplesmente caiu! Nesses termos, batemos o martelo: geleia não tem acento, e fim de papo!

Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.

Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, as palavras terminadas em /U/ que tem como sílaba tônica a última. não recebem acentos e tem o som de “u” quando pronunciada. Podemos observar esse detalhe nas palavras, urubu, tatu e Aracaju a sílaba mais forte é a última, e todas elas terminam em 'u'.

as letras i e u continuam a ser acentuadas se formarem hiato mas estiverem sozinhas na sílaba ou seguidas de s. Exemplos: baú, baús, saída. No caso das palavras oxítonas, nas mesmas condições descritas no item anterior, o acento permanece. Exemplos: tuiuiú, Piauí.

Como se escreve juiz? Vamos direto ao assunto: juiz não tem acento e o motivo é simples: nenhuma palavra terminada com a letra Z leva acento ortográfico. Além disso, as letras “ui” formam hiato e quando acompanhadas de Z não são acentuadas.

Veja um detalhe interessante: a palavra “herói” é acentuada por ser oxítona, mas a palavra “heroico” perdeu o acento por ser paroxítona terminada em “o”.

As palavras oxítonas que terminam em -a(s), -e(s), -o(s), -em, -ens, ou em ditongos abertos, como -éi(s), -éu(s) e -ói(s) devem receber acento.

A acentuação gráfica no português é determinada, de forma geral, pela tonicidade das sílabas. Isso significa que o acento é colocado na sílaba “mais forte” da palavra. Desta maneira, essa acentuação indicará a pronúncia e a sílaba tônica da palavra.

A acentuação é um tema inerente aos postulados gramaticais que, indiscutivelmente, concebe-se como um fator relevante, em se tratando da linguagem escrita. Trata-se do fenômeno relacionado com a intensidade em que as sílabas se apresentam quando pronunciadas, podendo ser em maior ou menor grau.

O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo. Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes "éi" e "ói”) nas palavras paroxítonas, dando nova grafia a palavras como colmeia e jiboia.

Entretanto, conserva-se o acento agudo nas palavras oxítonas e nas monossílabas tônicas terminadas em “éi”, “éu” e “ói”. Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis.

1ª) Nos acentos gráficos:
c) A vogal tônica do hiato formado com ditongo decrescente perde o acento agudo: fei-u-ra, bai-u-ca, Bo-cai-u-va... Obs.: o acento agudo permanece se o hiato não é formado com ditongo decrescente: sa-ú-de, ga-ú-cho, con-te-ú-do, sa-í-da, pre-ju-í-zo...