Por que segunda-feira é o melhor dia da semana?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 6 votos

Segunda-feira, melhor dia da semana! Porque é o dia do recomeço, dia de traçar estratégias para ter uma semana com resultados superiores em relação à semana que passou.

segunda-feira

A segunda-feira é o 1° dia útil considerado o segundo dia da semana, seguindo o domingo e precedendo a terça-feira. Por ordenação de trabalho, lazer e pela norma ISO, a segunda-feira é considerada o primeiro dia da semana, sendo assim na maioria dos calendários em todo o mundo.

“Todos os dias eram “feria”, de descanso, porque era a Semana Santa. Então, a primeira-feira existia, mas recebeu o nome de “Dominus Dei”, ou “dia do Senhor” (em homenagem à ressurreição de Cristo), de onde deriva o domingo”, explica a professora. “Já o sábado vem de “shabbat”, dia de descanso dos judeus”, conclui.

Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.

Muitas pessoas definem a segunda-feira como o dia da preguiça, por conta do sentimento de cansaço que temos ao iniciar a semana. Afinal, retornamos do fim de semana sem vontade de trabalhar, estudar ou enfrentar a correria cotidiana.

O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).

Na tradição religiosa cristã, Domingo é o primeiro dia da semana que comemora a ressurreição de Cristo. Nos Evangelhos, Jesus morreu no dia de “preparação para o sábado (Lucas 23:54), ou seja, numa sexta-feira. Ele foi sepultado no final da tarde e lá permaneceu durante todo o sábado.

domingo

No Brasil e em Portugal, assim como na Grécia, no Japão, na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e em países anglo-saxões em geral, por fundamentação bíblica e etimológica, o domingo é considerado o primeiro dia da semana. Na liturgia cristã, assim como no judaísmo, também é considerado o primeiro dia da semana.

De acordo com a História, por exemplo, juntar sete dias e chamá-los de semana vem da Babilônia, na Mesopotâmia. Os povos dessa região resolveram homenagear sete componentes do Sistema Solar que eram conhecidos até então: a Lua, o Sol e os planetas Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno.

Entretanto, no Brasil, a norma NBR 5892:2019 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) considera que a semana começa no domingo. Outras nações também consideram o domingo como primeiro dia da semana.

Índice

  1. Deixe o celular (e o e-mail) no absoluto silêncio.
  2. Organize sua mesa de trabalho.
  3. Faça pausas regulares.
  4. Troque o local de trabalho com frequência.
  5. Ouça música.
  6. Aproveite a hora de almoço para passear.
  7. Plantas são mais que bem vindas.

Como ser mais feliz às segundas-feiras

  1. 1 – Vista algo que você goste. “Segundas podem ser animadas” ...
  2. 2 – Comece com seu café da manhã favorito. Começar seu dia “presenteando-se” com um belo café é uma ótima maneira de tolerar a segunda-feira de toda semana. ...
  3. 3 – Organize suas coisas um dia antes. ...
  4. 4 – Faça playlists animadas.

6 dicas para sua segunda-feira ser melhor

  1. Organize-se. ...
  2. Não adie tarefas. ...
  3. Não marque reuniões tensas. ...
  4. Faça atividades de lazer. ...
  5. Tome um bom café da manhã ...
  6. Se observe.

Quanto a sábado (que seria a «sétima»!) vem do latim «sabbatu-», proveniente, por seu turno, do hebraico «shabbath», 'descanso semanal'. O português é a única língua românica que usa a numeração ordinal para os dias da semana de segunda a sexta.

Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal.

Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Daquela época em diante, os seguidores de Jesus passaram a guardar o primeiro dia da semana como o Dia do Senhor.