Por que se usa XML?

Perguntado por: ecampos . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

A XML oferece suporte ao intercâmbio de informações entre sistemas de computador, como sites, bancos de dados e aplicações de terceiros. Regras predefinidas facilitam a transmissão de dados como arquivos XML em qualquer rede, pois o destinatário pode usar essas regras para ler os dados com precisão e eficiência.

O arquivo XML da NFe é uma linguagem de marcação que armazena todas as informações presentes no documento, entre elas, a assinatura digital que garante a validade jurídica da nota fiscal eletrônica. A nota fiscal também possui um documento auxiliar, o DANFE.

O JSON geralmente é a melhor opção para APIs, aplicativos móveis e armazenamento de dados, enquanto o XML é mais adequado para estruturas de documentos complexas que exigem a troca de dados.

A grande diferença entre HTML e XML é que o HTML descreve a aparência e a ações em uma página na rede enquanto o XML não descreve nem aparência e ações, mas sim o que cada trecho de dados é ou representa ! Em outras palavras, o XML descreve o conteúdo do documento !

É possível gerar XML de nota fiscal por meio de um emissor gratuito oferecido pela Sefaz ou prefeitura (caso seja uma nota fiscal de serviço). Ou através de um emissor integrado ao sistema do governo, como os softwares de gestão e as plataformas de contabilidade online.

O que é DANFE? O Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica – DANFE é a representação da Nota Fiscal eletrônica. Com os dados do DANFE, é possível acessar o XML da NF-e. Esse documento possibilita a consulta da NF-e nos servidores da SEFAZ, seja por meio do código de barras ou da chave de acesso.

Clique nos três pontinhos, no canto superior da tela, para abrir o menu "Mais Ações". Nele, você verá as opção de enviar XMLs por e-mail. Basta selecionar essa opção, inserir o e-mail do seu contador e enviar os arquivos diretamente para ele pelo SimplesVet.

A chave de acesso é uma parte fundamental do DANFE, já que fornece acesso ao XML de Nota Fiscal, que é o documento que realmente tem valor juridicamente. Ela possui 44 dígitos e deve ser impressa em onze blocos de quatro dígitos cada. Tem mais: a chave deve constar em todas as folhas do DANFE.

Basta converter o arquivo XML em PDF e baixar no seu computador. Já com a nossa plataforma de gestão fiscal e contábil você baixa XML em PDF automaticamente. Todo arquivo XML emitido contra seu CNPJ será puxado da Sefaz e prefeituras para a plataforma Arquivei. A nota aparecerá como XML e PDF para seu gerenciamento.

O JSON é um formato que armazena informações estruturadas e é principalmente usado para transferir dados entre um servidor e um cliente. O arquivo é basicamente uma alternativa simples e mais leve ao XML (Extensive Markup Language), que tem funções similares.

O que é arquivo XML NF-e
O arquivo XML da NF-e é o formato digital da nota fiscal eletrônica emitida nas vendas de produtos. A sigla significa “eXtensible Markup Language” em inglês, que é basicamente um formato de arquivo universal usado para criar documentos com dados organizados.

O JSON é um formato de dados leve e de fácil leitura utilizado para troca de informações entre sistemas computacionais. Ele é frequentemente usado para transmitir dados entre um servidor e um cliente em aplicações web e móveis, embora também seja utilizado em diversos outros contextos.

Sumário

  • Tipos simples. Tipos Atômicos. Listas. Uniões.
  • Tipos Complexos. Elementos abstratos.

As CSSs (Cascating Style Sheets) foram desenvolvidas para trabalhar com HTML, mas podem ser usadas com XML. Usando CSS podese especificar como os elementos (tags) XML serão formatados pelo browser.

Um arquivo XML possui duas características principais: marcadores e conteúdo. Geralmente, as sequências de caracteres que começam com <e terminam com >ou começam com &e terminam com ;são chamadas de "marcadores".

Esse é o modo mais simples e direto de abrir o XML, já que o Excel é uma das primeiras opções que o computador oferece quando você tentar abrir o arquivo apenas clicando em seu ícone. Com o Excel aberto, clique em “abrir” e localize o seu arquivo XML.

Após acessar a consulta da NF-e, no fim da página estará escrito a mensagem “Download do documento”. Ao clicar nela, o arquivo a ser baixado já estará em formato XML. Neste momento, a página exigirá o “certificado de cliente”, que nada mais é do que o certificado digital que deve estar instalado no navegador.

XML precisa ser armazenado, Danfe não
Legalmente, os arquivos XML devem ser guardados por cinco anos, enquanto os Danfes não precisam de armazenamento. Como componente auxiliar e simples representação visual de uma operação, o Danfe não tem valor fiscal.

Continuar lendo O que é XML no Excel?