Por que se fala português em Portugal?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

O português foi criado através do latim porque o território de Portugal e outros países da Europa foram invadidos pelo império romano alguns séculos antes de Cristo! Nós falamos português porque Portugal colonizou nossas terras. Nós também temos influência da língua indígena e africana.

O primeiro marco para o surgimento da língua portuguesa ocorre no século II a.C., em um período de guerra. Em 218 a. C., os romanos dominam a região da Península Ibérica — local que abrange Portugal, Espanha, um pedaço da França e outras áreas.

Fonética – Um idioma e diferentes sotaques
Os brasileiros pronunciam as vogais átonas e tônicas com mais clareza, em decorrência da sua fala lenta. Já em Portugal é comum pronunciarem de forma clara apenas as vogais tônicas. Contudo sabemos que no Brasil, dependendo da região, o sotaque muda também.

A gramática da língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis que existem, por ser repleta de regras e, também, exceções a essas regras. Isso torna a língua muito rebuscada e trabalhosa de se aprender em sua totalidade.

Usar “moça” ou “moço” para chamar alguém
Procure, ao invés disso, usar os tradicionais “com licença”, “me desculpe”, “bom dia”. O mesmo vale para a expressão usada quando não entendemos algo e queremos que a pessoa repita o que disse. O nosso primeiro impulso é dizer “Hã?”, “Oi?”, “Não entendi”.

O português de Portugal se parece muito mais com o português africano, por exemplo. Enquanto isso, o sotaque do português do Brasil é muito mais comum na América do Sul. Mesmo que o português seja uma língua difícil de se aprender no geral, a versão brasileira pode parecer mais fácil e mais informal.

Metade dos entrevistados concorda que o Brasil tem "mais importância no mundo" do que Portugal, 33% consideram Portugal mais importante e 8% julgam os dois países equivalentes.

61% dos brasileiros veem Portugal como um país com oportunidades de melhorar de vida, enquanto 5% dos portugueses enxergam o Brasil assim. Além disso, 6% dos brasileiros consideram as terras portuguesas um bom local para morar, enquanto 2% dos cidadãos portugueses consideram o Brasil um bom local para morar.

Por isso, o sotaque carioca é considerado o mais próximo do português de Portugal. A cidade do Rio de Janeiro foi sede da corte portuguesa entre os anos 1808 e 1821 e, deste período histórico, ainda restaram algumas características na fala.

Voltando para as origens, também é preciso saber por que o sotaque carioca é considerado o original do Brasil. A explicação está no fato de que o sotaque carioca é o que mais se aproxima do português lusitano, ou seja, do português oriundo de Portugal.

A Colonização foi o período em que o governo português instalou parte do seu reino no Brasil. A principal motivação foi a de proteger a terra recém-descoberta dos interesses de outros países. Além disso, havia a pretensão de civilizar, dominar e explorar o país.

Rapariga é, em Portugal, feminino de rapaz = mulher jovem, moça.

Aprenda alguns cumprimentos.
Quando chegar nos lugares: “Olá!” ("oh-la"); Para perguntar o nome de alguém: “Como se chama?” ("KO-m's'SHA-ma"); Para se apresentar: “Chamo-me…” ("SHA-mo may");

Significado de cacete: Em Portugal pão é chamado de cacete.

Os 5 idiomas mais fáceis de aprender

  • Inglês.
  • Francês.
  • Espanhol.
  • Italiano.

- Mas Português e Espanhol não é tudo a mesma coisa? - O Cristiano Ronaldo é o pior jogador do mundo. - O Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do mundo. - O café custa 2 euros.

Gajo/Gaja é o mesmo que rapaz/moça.

Os autocarros — como são chamados os ônibus em Portugal — são equipados com ar-condicionado, wi-fi e geralmente são bem confortáveis. Além disso, costumam ser espaçosos, evitando lotação e, em algumas cidades, como Porto e Lisboa, eles são elétricos ou a gás, gerando menos poluição ao meio ambiente.

O sotaque do carioca é considerado o sotaque oficial do Brasil - TV Senado.