Por que se fala OSS no jiu-jitsu?

Perguntado por: emata . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Em sentido geral, Oss representa expressões como "sim", "obrigado", "entendi", "desculpa", ou até mesmo um cumprimento a outra pessoa. Seu uso foi grandemente disseminado dentro das artes marciais, principalmente no jiu-jitsu brasileiro.

A prática de artes marciais requer um estilo de vida diferente, e aqui não cabe somente a disciplina, mas toda uma forma de pensar, agir e falar. Não importa quem você seja dentro do tatame, kouhai, senpai, ou sensei, todo mundo fala OSS para alguma coisa.

Oss ou Osu é uma expressão fonética criada pela Escola Naval Japonesa e é considerada polissêmica por ter inúmeros significados. Em sentido geral, Oss representa expressões como "sim", "obrigado", "entendi", "desculpa", ou até mesmo um cumprimento a outra pessoa.

Essa expressão, nasceu na Escola Naval Japonesa para ser uma resposta universal: “sim”, “por favor”, “obrigado”, “entendi”, “desculpe-me”… Ao invés de falar “hai”, “ok”, você fala “oss”. Dica de japonês, por Sanae Hirose (@sanae. hirose): “Oss” é um grito para dar força, coragem.

OSS é uma demonstração de respeito e é um termo levado muito a sério dentro do Jiu-Jitsu. Por isso, sempre que for se expressar usando esse termo, fale com vontade, em alto e bom tom, demonstrando respeito ao significado do termo, mas também à pessoa para quem você está falando.

Portanto, podemos dizer que todo professor, perante seu aluno, é um Sensei, já que possui conhecimento e experiência acumulada sobre a prática do Jiu-Jitsu. Porém, nem todo Sensei é um Mestre, pois, como explicamos, o título de mestre requer mais de 30 anos de experiência no Jiu-Jitsu, e a faixa coral preta e vermelha.

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA (OSs) O que são as Organizações Sociais da Cultura (OSs)? A figura institucional da Organização Social (OS) foi criada no Brasil em 1998, por meio da Lei Federal nº 9.637, com o intuito de viabilizar a execução de atividades não exclusivas do Estado por organizações da sociedade civil.

No entanto, a versão mais aceita e difundida é que o Jiu-Jitsu foi foi desenvolvido no Japão há mais de 3600 anos, e suas técnicas foram aprimoradas por samurais.

A diferença, contudo, é que enquanto o foco do jiu-jitsu é a imobilização e a finalização do adversário, o judô visa a derrubada do mesmo — de certa forma, pode-se dizer que na maior parte do tempo o judô se luta em pé e o jiu-jitsu deitado. Assim, cada uma dessas artes marciais tem objetivos próprios.

Mitsuyo Maeda

Quem trouxe o jiu-jítsu para o Brasil foi Mitsuyo Maeda, instrutor da escola japonesa Kodokan. Em 1904, ele deixou o Japão decidido a mostrar a arte marcial pelo mundo. 10 anos depois, Maeda chegou ao Brasil e fincou raízes em Belém, no Pará.

Não se deve dizer "oss" de forma relaxada, usando apenas a garganta, mas, como tudo no caratê, deve ser pronunciado usando o hara. Pronunciado durante o cumprimento, expressa respeito, simpatia e confiança no colega.

O que é BJJ:
BJJ é a sigla para Brazilian Jiu Jitsu, ou Jiu Jitsu Brasileiro. Jiu Jitsu pode ser uma arte marcial, um esporte de combate e uma luta de auto-defesa e concentra especialmente, luta de chão.

Osu significa paciência, respeito, admiração, humildade e apreciação. Para desenvolver um corpo e espírito forte é necessário submeter-se a um rigoroso treinamento do Karate Kyokushinkaikan. Isto é necessário, porque você precisa se esforçar até o seu ponto limite, não deixando desanimar-se.

A palavra OSS é vista hoje em dia como uma palavra coringa dentro das artes marciais, seja em uma resposta afirmativa para um amigo, ao entrar no tatame ou cumprimentar o parceiro antes do “rola”, OSS vai além de uma simples palavra.